quarta-feira, 16 de setembro de 2020

3° BIMESTRE - 6° B - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - PROFESSORA DEBORA - 16/09

Bom dia!

ATENÇÃO! PRÓXIMA AULA JÁ ESTAREMOS NO CLASSROOM , SOMENTE!


Observação: não copiar textos! 

No caderno:

DATA:

TEMA:

RESPONDER:

1.

2.

NIVELAMENTO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Leia o texto e responda às questões de 01 a 05.

A bolsa amarela - Lygia Bojunga Nunes

[...]

Eu estava tão ligada na carta do André que nem tinha visto o meu irmão atrás de

mim lendo também. Ele me arrancou a carta:

─ Quem é o André?

─ Ninguém. O André é inventado.

Ele me olhou com aquela cara desconfiada que eu conheço tão bem.

─ Já vai começar, é?

─ Palavra de honra. Eu tenho mania de juntar nome que eu gosto, sabe? E eu gosto um bocado de André. Aí, quando foi no outro dia, eu estava sem ninguém para bater papo e então inventei um garoto pro nome. Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim. Aí comecei a escrever pra ele.

─ Escuta aqui: por que é que você acha que eu vou acreditar nessa história?

─ Porque é verdade, ué.

─ Ele é teu namorado? É aluno da escola?

─ Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo.

Meu irmão fez cara de gozação:

─ E por que é que você inventou um amigo em vez de uma amiga?

─ Porque eu acho muito melhor ser homem do que mulher.

─ Ele me olhou bem sério. De repente riu:

─ No duro?

─ É sim. Vocês podem um monte de coisas que a gente não pode. Olha lá na escola, quando a gente tem de escolher um chefe pras brincadeiras, ele sempre é um garoto. Que nem chefe de família: é sempre o homem também.

Se eu quero jogar uma pelada, que é o tipo de jogo que eu gosto, todo mundo faz pouco de mim e diz que é coisa pra homem, se eu quero soltar pipa, dizem logo a mesma coisa. É só a gente bobear que fica burra: todo mundo tá sempre dizendo que vocês é que têm que meter as caras no estudo, que vocês é que vão ser chefe de família, que vocês é que vão ter responsabilidade, que ─ puxa vida! ─ vocês é que vão ter tudo. Até pra resolver casamento ─ então eu não vejo? ─ a gente fica esperando vocês decidirem. A gente tá sempre esperando vocês resolverem as coisas pra gente. Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina.

Meu irmão nem ligou. Mas também por que é que ele ia ligar? Eu tava dizendo que ser homem é bom... Aí eu pensei que ele ia curtir conversar comigo, mas ele virou e disse:

─ Então me conta: quem é o André?

─ Quase caí pra trás:

─ Mas eu já contei!

─ Conta melhor. Eu não tô acreditando que essa transa toda é só pra ter um papo.

─ Bom, só-só não.

─ Ah!...

─ O quê?

─ Conta.

─ É o seguinte: eu resolvi ser escritora, sabe? E escritora tem que viver inventando gente, endereço, telefone, casa, rua, um mundo de coisas. Então eu inventei o André. Pra já ir treinando. Só isso.

[...]

NUNES, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela. Il. Marie Louise Nery. 12. ed. Rio de Janeiro: Agir. p.15-17. (Coleção “4 Ventos”). (adaptado).


Questão 01

MP026 - Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto (conto, crônica, trecho de romance, notícia).

A menina não tinha ninguém com quem conversar. Então, inventou

(A) uma discussão com o irmão.

(B) um namorado mais velho que ela.

(C) um livro em que publica suas histórias.

(D) um garoto para trocar correspondência.


JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________


Questão 02

MP022 - Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo)

em um texto (crônica, conto, trecho de romance).

O texto narra

(A) um diálogo entre irmãos que têm ideias parecidas sobre escrever cartas.

(B) a percepção dos dois irmãos de como tudo é mais fácil para as meninas.

(C) uma conversa que mostra a difícil convivência entre o menino e sua irmã.

(D) o discurso do menino tentando convencer a irmã a parar de escrever.


JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________


Questão 03

MP029 - Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo) em funcionamento em um texto (trechos de romance, conto, crônica, notícia).

Em “Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim”, as palavras em destaque caracterizam substantivos e são exemplos de

(A) adjetivos.

(B) artigos.

(C) pronomes.

(D) verbos.


JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________

Questão 04

MP024 – Localizar informação explícita em textos (conto, crônica, trecho de romance, notícia).

Quando a narradora diz “Vocês podem um monte de coisas [...]”, ela se refere aos

(A) chefes.

(B) homens.

(C) escritores.

(D) professores.


Questão 05

MP030 - Reconhecer o uso da pontuação, (travessão, aspas, dois-pontos, exclamação ou interrogação) em um texto (trechos de romance, conto, crônica, notícia).

Em “─ Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai

escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo”, o travessão foi usado

para indicar a

(A) separação de frase.

(B) fala da personagem.

(C) separação de parágrafo.

(D) explicação de algo.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________


MATEMÁTICA

Questão 01

MP01 - Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional.

O número que pode ser decomposto como 7x100.000 + 5x1.000 + 3x100 + 3x10 + 9 é:

(A) 703.513

(B) 703.339

(C) 705.399

(D) 705.339

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________

Questão 02

MP01 - Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional.

Assinale o número no qual o algarismo 6 tem o valor de 6.000 unidades.

(A) 61.254

(B) 46.413

(C) 22.615

(D) 12.066

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________

Questão 03

MP03 - Resolver expressões numéricas.

Qual o resultado da expressão 6 x 4 − 18 + 12 ÷ 6

(A) 23

(B) 19

(C) 8

(D) 3

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________

Questão 04

MP05 - Identificar padrões de crescimento ou decrescimento de uma sequência numérica.

Os termos que completam corretamente a sequência abaixo são, respectivamente:

(A) 24 e 12

(B) 22 e 10

(C) 22 e 6

(D) 20 e 6

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________

DÚVIDAS? ESTOU NO WHATS

BONS ESTUDOS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...