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1.
2.
NIVELAMENTO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Leia o texto e responda às questões de 01 a 05.
A bolsa amarela - Lygia Bojunga Nunes
[...]
Eu estava tão ligada na carta do André que nem tinha visto o meu irmão atrás de
mim lendo também. Ele me arrancou a carta:
─ Quem é o André?
─ Ninguém. O André é inventado.
Ele me olhou com aquela cara desconfiada que eu conheço tão bem.
─ Já vai começar, é?
─ Palavra de honra. Eu tenho mania de juntar nome que eu gosto, sabe? E eu gosto um bocado de André. Aí, quando foi no outro dia, eu estava sem ninguém para bater papo e então inventei um garoto pro nome. Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim. Aí comecei a escrever pra ele.
─ Escuta aqui: por que é que você acha que eu vou acreditar nessa história?
─ Porque é verdade, ué.
─ Ele é teu namorado? É aluno da escola?
─ Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo.
Meu irmão fez cara de gozação:
─ E por que é que você inventou um amigo em vez de uma amiga?
─ Porque eu acho muito melhor ser homem do que mulher.
─ Ele me olhou bem sério. De repente riu:
─ No duro?
─ É sim. Vocês podem um monte de coisas que a gente não pode. Olha lá na escola, quando a gente tem de escolher um chefe pras brincadeiras, ele sempre é um garoto. Que nem chefe de família: é sempre o homem também.
Se eu quero jogar uma pelada, que é o tipo de jogo que eu gosto, todo mundo faz pouco de mim e diz que é coisa pra homem, se eu quero soltar pipa, dizem logo a mesma coisa. É só a gente bobear que fica burra: todo mundo tá sempre dizendo que vocês é que têm que meter as caras no estudo, que vocês é que vão ser chefe de família, que vocês é que vão ter responsabilidade, que ─ puxa vida! ─ vocês é que vão ter tudo. Até pra resolver casamento ─ então eu não vejo? ─ a gente fica esperando vocês decidirem. A gente tá sempre esperando vocês resolverem as coisas pra gente. Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina.
Meu irmão nem ligou. Mas também por que é que ele ia ligar? Eu tava dizendo que ser homem é bom... Aí eu pensei que ele ia curtir conversar comigo, mas ele virou e disse:
─ Então me conta: quem é o André?
─ Quase caí pra trás:
─ Mas eu já contei!
─ Conta melhor. Eu não tô acreditando que essa transa toda é só pra ter um papo.
─ Bom, só-só não.
─ Ah!...
─ O quê?
─ Conta.
─ É o seguinte: eu resolvi ser escritora, sabe? E escritora tem que viver inventando gente, endereço, telefone, casa, rua, um mundo de coisas. Então eu inventei o André. Pra já ir treinando. Só isso.
[...]
NUNES, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela. Il. Marie Louise Nery. 12. ed. Rio de Janeiro: Agir. p.15-17. (Coleção “4 Ventos”). (adaptado).
Questão 01
MP026 - Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto (conto, crônica, trecho de romance, notícia).
A menina não tinha ninguém com quem conversar. Então, inventou
(A) uma discussão com o irmão.
(B) um namorado mais velho que ela.
(C) um livro em que publica suas histórias.
(D) um garoto para trocar correspondência.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 02
MP022 - Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo)
em um texto (crônica, conto, trecho de romance).
O texto narra
(A) um diálogo entre irmãos que têm ideias parecidas sobre escrever cartas.
(B) a percepção dos dois irmãos de como tudo é mais fácil para as meninas.
(C) uma conversa que mostra a difícil convivência entre o menino e sua irmã.
(D) o discurso do menino tentando convencer a irmã a parar de escrever.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 03
MP029 - Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo) em funcionamento em um texto (trechos de romance, conto, crônica, notícia).
Em “Um garoto legal: dois anos mais velho que eu, cabelo e olho preto, e pensando assim igual a mim”, as palavras em destaque caracterizam substantivos e são exemplos de
(A) adjetivos.
(B) artigos.
(C) pronomes.
(D) verbos.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 04
MP024 – Localizar informação explícita em textos (conto, crônica, trecho de romance, notícia).
Quando a narradora diz “Vocês podem um monte de coisas [...]”, ela se refere aos
(A) chefes.
(B) homens.
(C) escritores.
(D) professores.
Questão 05
MP030 - Reconhecer o uso da pontuação, (travessão, aspas, dois-pontos, exclamação ou interrogação) em um texto (trechos de romance, conto, crônica, notícia).
Em “─ Que é que há? tô dizendo que ele é inventado. Invento onde é que ele vai
escrever, invento o que é que ele vai dizer, invento tudo”, o travessão foi usado
para indicar a
(A) separação de frase.
(B) fala da personagem.
(C) separação de parágrafo.
(D) explicação de algo.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
MATEMÁTICA
Questão 01
MP01 - Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional.
O número que pode ser decomposto como 7x100.000 + 5x1.000 + 3x100 + 3x10 + 9 é:
(A) 703.513
(B) 703.339
(C) 705.399
(D) 705.339
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 02
MP01 - Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional.
Assinale o número no qual o algarismo 6 tem o valor de 6.000 unidades.
(A) 61.254
(B) 46.413
(C) 22.615
(D) 12.066
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 03
MP03 - Resolver expressões numéricas.
Qual o resultado da expressão 6 x 4 − 18 + 12 ÷ 6
(A) 23
(B) 19
(C) 8
(D) 3
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
Questão 04
MP05 - Identificar padrões de crescimento ou decrescimento de uma sequência numérica.
Os termos que completam corretamente a sequência abaixo são, respectivamente:
(A) 24 e 12
(B) 22 e 10
(C) 22 e 6
(D) 20 e 6
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: _______________
DÚVIDAS? ESTOU NO WHATS
BONS ESTUDOS!
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