BOM DIA!
LEMBRE-SE: NÃO COPIAR TEXTOS, SOMENTE LEITURA E RESPOSTAS NO CADERNO.
DATA, TEMA E QUESTÕES.
NA AULA DE ONTEM VOCÊ APRENDEU SOBRE O MARCADOR TEMPORAL.
VAMOS RELEMBRAR O TRECHO DO TEXTO SABOR DA INFÂNCIA?
AS PALAVRAS EM DESTAQUE COMO HOJE (ADVÉRBIO DE TEMPO) E CHEGOU ONDE?
(NA CASA).
VOCÊS JÁ APRENDERAM QUE SUBSTANTIVOS SÃO PALAVRAS QUE DÃO NOMES A PESSOAS, COISAS, ETC
Flexão dos Advérbios
Os advérbios são consideradas palavras invariáveis pois não sofrem flexão de número (singular e plural) e gênero (masculino, feminino); porém, são flexionadas nos graus comparativo e superlativo.
Grau Comparativo
No Grau Comparativo, o advérbio pode caracterizar relações de igualdade, inferioridade ou superioridade.
- Igualdade: formado por "tão + advérbio + quanto" (como), por exemplo: Joaquim é tão baixo quanto Pedro.
- Inferioridade: formado por "menos + advérbio + que" (do que), por exemplo: Joana é menos alta que Sílvia.
- Superioridade:
- analítico: formado por "mais + advérbio + que" (do que), por exemplo: Ana é mais alta que Carolina.
- sintético: formado por "melhor ou pior que" (do que), por exemplo: Paula tirou nota melhor que Júlia na prova.
Grau Superlativo
No Grau Superlativo, o advérbio pode ser:
- Analítico: quando acompanhado de outro advérbio, por exemplo: Isabel fala muito baixo.
- Sintético: quando é formado por sufixos, por exemplo: Isabel fala baixíssimo.
Classificação dos Advérbios
De acordo com a circunstância que os advérbios exprimem nas frases, eles podem ser:
OBSERVE QUE A PALAVRA HOJE SE CLASSIFICA COMO:
Advérbio de Tempo
Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente.
Exemplos:
- Ontem estivemos numa reunião de trabalho.
- Sempre estamos juntos.
Disponível em:
<http://www.opopular.com.br>.
Questão 1 – Na passagem “Você é
sério demais, Hagar...”, funciona como advérbio o termo:
( ) “é”
( ) “sério”
( ) “demais”
Questão 2 – O advérbio, identificado na questão
anterior, intensifica o sentido de:
( ) um adjetivo
( ) um verbo
( ) um advérbio
Questão 3 – A parte em destaque desempenha a função de
advérbio em:
( ) “Precisa levar a vida com mais leveza.”
( ) “Vou tentar, doutor.”
( ) “Então, perca uns 30 quilos.”
Nas questões 4 e 5, assinale a circunstância
expressa pelo advérbio sublinhado:
Questão 4 – “Não há uma única vez [...]”
( ) tempo
( ) afirmação
( ) negação
Questão 5 – “[...] que eu venha aqui sem que
você fale da questão do meu peso?!”
( ) intensidade
( ) lugar
( ) posse
ESTA AULA TAMBÉM ESTÁ NO CLASSROOM.
TERMINOU? POSTE SUA ATIVIDADE
DÚVIDAS? ESTOU NO PRIVADO
OBS.REFERÊNCIA E FONTE: PLANO DE AULA PCG/PCA
BONS ESTUDOS E BOM FINAL DE SEMANA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário