terça-feira, 20 de outubro de 2020

20/10 - 6 A, B e C - CIÊNCIAS - PRO CIDA SARILHO

Bom dia, galerinha dos sextos anos:

Tudo bem com vocês?


Hoje vamos corrigir as atividades da aula passada, 14/10. Após a correção vou postar a atividade de hoje!!

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:

Página 9 - Atividade 1 - A Saúde dos Olhos

1) Resposta: Pessoal.

Precisamos consultar um especialista (oftalmologista), para saber se é preciso o uso de lentes corretivas(óculos).

2) Resposta: Pessoal.

Corrigir o grau de visão, quando necessário.

Página 10 - Atividade 2 - Tipos comuns de defeitos de visão. 

Podemos dizer que um dos sentidos mais importantes que temos é a visão. Graças a ela podemos ver o mundo a nossa volta. Podemos ver o filme que está em cartaz no cinema, podemos ver as cores dos objetos, etc. Algumas pessoas não possuem uma boa visão, ou seja, apresentam alguns “defeitos” que podem trazer certo desconforto. Geralmente, como forma de corrigir alguns defeitos na visão, as pessoas fazem uso de óculos.

É importante salientar que devemos realizar exames rotineiros no consultório oftalmológico, a fim de preservar uma boa visão. Exames de visão devem ser feitos em todas as etapas de nossas vidas, pois o diagnóstico antecipado de doenças oculares ajuda a evitar futuros problemas de visão. Abaixo vamos conhecer os principais defeitos da visão, que são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e apresbiopia.

Miopia

miopia é um defeito que não permite a visão nítida de um objeto ao longe, porque, estando os músculos ciliares relaxados, o foco imagem do olho está antes da retina. Dessa forma, a imagem de um objeto distante forma-se antes da retina. O olho míope apresenta uma excessiva convergência ou um alongamento na direção do eixo anteroposterior, o que leva a um encurtamento da faixa de visão. Sendo assim, o míope apresenta dificuldade para enxergar ao longe, porém, enxerga muito bem a curtas distâncias. A miopia pode ser corrigida fazendo uso de lentes divergentes.

Hipermetropia

hipermetropia é um defeito oposto à miopia, caracterizando-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída, em relação ao olho normal. Em consequência, se o olho não estiver realizando esforço de acomodação, o foco imagem estará depois da retina. Para que o hipermetrope possa enxergar nitidamente objetos próximos a ele, deve-se aumentar a convergência de seu olho, o que se consegue com o uso de lentes convergentes ou com cirurgias que modificam a curvatura da córnea, deixando-a mais convergente.

Presbiopia ou vista cansada

Com o passar dos anos, o cristalino perde a capacidade de acomodação, de modo que suas faces não adquirem a curvatura necessária que permita a visão de objetos próximos. Isso significa que o ponto próximo se afasta do olho e, portanto, a pessoa presbíope não enxerga bem de perto. Da mesma maneira que a hipermetropia, a correção é feita com o uso de lentes convergentes.

Astigmatismo

O astigmatismo consiste em uma imperfeição do olho (córnea) cujo raio de curvatura varia conforme a secção considerada. Por isso a luz sofre refrações diferentes nas diferentes secções. Consequentemente, a imagem que se forma na retina do olho astigmático apresenta deformações. A correção para o astigmatismo é feita usando lentes cilíndricas, que podem ser convergentes ou divergentes.

MIOPIA


HIPERMETROPIA

ASTIGMATISMO



ESQUEMA DO OLHO HUMANO

PÁGINA 11 - TIPOS DE LENTES

As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado. As principais características desses dispositivos são a transparência e a superfície esférica.

De acordo com a curvatura apresentada, as lentes esféricas podem ser classificadas como:

Lentes convergentes, ou positivas: quando a parte do centro é mais espessa que as bordas. Elas podem ser de três tipos:

  • Lentes biconvexas: apresentam duas partes convexas;

  • Lentes plano-convexas: possuem um lado plano e outro convexo;

  • Lentes côncavo-convexas: com um lado côncavo e o outro convexo.

Lentes divergentes, ou negativas: se o centro é mais fino que as bordas. Podem ser classificadas como:

  • Lentes bicôncavas: caso apresentem as duas faces côncavas;

  • Lentes plano-côncavas: quando apresentam um lado plano e o outro côncavo;

  • Lentes convexo-côncavas: com um lado convexo e outro côncavo.

A figura a seguir mostra o formato de cada um desses tipos de lente:



ATIVIDADES DE HOJE:

Caderno do Aluno Vol. 3 parte 2 - páginas

11 e 12 

Atividade 3 - Sistematizando os conhecimentos.

Atividade 4 - Pesquisa. (Faça a pesquisa no seu livro didático, ou Internet, assista vídeos explicativos para melhor entendimento, e se tiver dúvidas, me chamem no privado).

Bom trabalho!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...