MODIFICANDO A METODOLOGIA PROPOSTA NO CADERNO DO ALUNO.
PESQUISE O QUE SÃO COMPETÊNCIAS.
LER A MISSÃO 2 DO CADERNO DO ALUNO.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA-BNCC
1. Compreender a língua
como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus
usuários e da comunidade a que pertencem.
2. Apropriar-se da
linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos
de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de
participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares)
e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
3. Ler, escutar e produzir
textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de
atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e
continuar aprendendo.
4.Compreender o fenômeno
da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades
linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
5. Empregar, nas interações
sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa,
ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
6.Analisar informações,
argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de
comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos
discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
7.Reconhecer o texto como
lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos,
interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento,
pesquisa, trabalho etc.).
9. Envolver-se em práticas de leitura literária
que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando
a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso
às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial
transformador e humanizador da experiência com a literatura.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
ATIVIDADE
ESCOLHER DUAS COMPETÊNCIAS RELACIONADAS ACIMA, COPIÁ-AS E DEPOIS ESCREVER COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDEU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário