RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
COLOCAR TÍTULO E DATA.
COLOCAR TÍTULO E DATA.
Leia o texto e responda à questão 1.
Bidu está fazendo aniversário
Bidu, o cachorrinho azul criado por Mauricio de Sousa, apareceu pela primeira vez em 1959, nas páginas da Folha.
Para comemorar o aniversário de quatro anos da personagem, a "Folhinha” republicou as primeiras tirinhas de Bidu na edição de 29 de dezembro de 1963.
Leia o texto publicado na época, quando a Turma da Mônica ainda estava longe de nascer.
*
Bidu, artista principal da primeira série vitoriosa de histórias em quadrinhos brasileiras para jornais, está completando, neste mês, 4 anos de vida.
Ele nasceu aqui mesmo, na FOLHA, quando seu criador, o Mauricio, ainda era repórter policial. Depois, as historietas do Mauricio começaram a ter tal aceitação que ele largou da reportagem e desde então vem se dedicando somente à historieta.
E criou os mais famosos personagens de histórias em quadrinhos já nascidos por essas bandas. Entre eles o Cebolinha, o Raposão, o Piteco, os meninos roceiros Hiro e Zé, o Horácio e alguns outros. [...]
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/02/1226427-bidu-nasceu-embaixo-de-caixa-veja-as-primeiras-tirinhas-do-personagem.shtml>. Texto adaptado. Acesso em: 7 jul. 2016.
A finalidade principal do texto é:
Leia o texto e responda à questão 02.
Alexandre Beck. Folhinha, 09/04/2016. Disponível em: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/27431-tiras-de-armandinho#foto-560646. Acesso em: 4 mar. 2016.
O humor da tira está relacionado com:
Leia o texto e responda à questão 3.
Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira50.htm>. Acesso em: 20 fev. 2013.
Observa-se na tirinha que:?
Leia o texto e responda à questão 4.
Como funciona o hormônio do crescimento?
Ao estimular a multiplicação de células, esse hormônio ajuda a alongar nossos ossos e aumentar nossa massa muscular, fazendo-nos maiores e mais fortes.
Todos nós, apesar de não nos lembrarmos muito bem, já fomos muito, muito pequenos. Com o passar do tempo, os braços alongam, as pernas espicham, a cabeça aumenta... Estamos crescendo! Você sabe como isso é possível?
ilustração: Maurício Veneza
Em parte, o crescimento do corpo se deve à ação do hormônio somatotrópico ou hormônio do crescimento (conhecido pela sigla GH, em inglês, Growth Hormone). Produzimos o GH na hipófise, uma glândula bem pequena que fica na parte de baixo do nosso cérebro. Ele entra na corrente sanguínea e estimula a multiplicação das células. Com isso, órgãos e músculos crescem pela ação desse hormônio.
Dois dos principais efeitos do hormônio do crescimento são o alongamento dos ossos e o aumento da massa muscular. É isso mesmo: além de fazer a gente crescer, esse hormônio faz a gente ficar mais forte!
Mas nem todas as crianças crescem da mesma maneira. Por volta dos dez anos de idade, se a criança ainda não atingiu o crescimento esperado, os médicos endocrinologistas (repita esse nome bem rápido agora!) avaliam se é necessário fornecer uma dose adicional do hormônio. Quem não produz hormônio do crescimento suficientemente pode desenvolver o nanismo, com tendência a ficar pequeno para sempre. Já o excesso pode fazer a pessoa crescer demais e parecer um gigante.
O hormônio do crescimento, porém, não é o único responsável no processo de crescimento, existem outros fatores envolvidos. Por isso, o uso do hormônio sempre deve ser acompanhado por um médico especialista no assunto. Afinal de contas, em doses erradas, este hormônio pode trazer problemas sérios à saúde.
Elsimar Coutinho. Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, Universidade Federal da Bahia. Ciência Hoje das Crianças, ed. 267. Disponível em: <http://chc.org.br/como-funciona-o-hormonio-do-crescimento/>. Acesso em: 4 jun. 2016.
O hormônio do crescimento ocasiona:
Leia o texto e responda à questão 5.
O coração comido
Pam, pam, pam... As batidas insistentes abalavam a porta do meu modesto quarto. Pus o livro de orações em cima da mesinha bamba.
Ouvi gritos:
"Frei Adalbert! Frei Adalbert, abra! Abra depressa... Oh! Meu Deus!...”
Mal corri o ferrolho e entreabri a porta, uma mulher gorda, aflita, entrou no aposento. Seu rosto estava branco como um lençol. Puxou a manga do meu hábito, suplicando que fosse com ela. Percebendo a gravidade da situação, precipitei-me para fora do quarto. [...]
MASSARDIER, Giles. Contos e lendas da Europa medieval. 5. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 39-40.
GlossárioHábito: roupa usada por monges.
?O uso da expressão "Pam, pam, pam” no início do conto:
OLO DEIXA ALGUMA IMPRESSÃO NELE, UM RASTRO, coisa que não há no presente filme. No mais, é um dos melhores curtas de animação que vi nos últimos tempos. Sigam em frente, aprimorem-se, e o sucesso, com certeza, virá!?
Comentário 2
A história poderia ficar interessante se fosse mais colorida e com uma trilha sonora que tivesse mais a ver com a correria do calango pra pegar o grilo.
Disponível em: <http://portacurtas.org.br/comentarios/?name=calango>. Acesso em: 4 jun. 2016. (Adaptado.)
?GlossárioArte final: etapa de finalização de um projeto visual ou de arte, quando os esboços iniciais são todos concluídos.
Quanto aos dois comentários, é possível afirmar que:
Assim não dá as tiras não aparecem eu tento ir no link abaixo e não dá também..e os últimos textos nem estão completos lamantavel
ResponderExcluirProfessora as tirinhas não estão carregando, assim não dá pra responder...
ResponderExcluir