sexta-feira, 3 de abril de 2020

CIÊNCIAS - 9º ano - parte 4



9º ANO – Parte 4

REAÇÕES QUÍMICAS

Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.
A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.
uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma REAÇÃO QUÍMICA.

Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:
REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:

Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água
Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:
* Desprendimento de gás;
* Mudança de cor;
* Formação de precipitado;
* Aparecimento de chama ou luminosidade.

Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.

DALTON PARA AS LEIS PONDERAIS

No ano de 1803, o químico inglês John Dalton (1766-1844) desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da matéria, retomando a ideia dos filósofos Demócrito e Leucipo. Ele estabeleceu uma teoria que pode ser vista com mais detalhes no texto “Teoria atômica de Dalton”, mas resumidamente seus postulados eram:

1. Toda matéria é formada de minúsculas partículas esféricas e maciças denominadas átomos, que não podem ser criados nem destruídos. Cada substância é constituída de um único tipo de átomo;
2. Os elementos são formados por átomos isolados iguais, com mesma massa e tamanho, sendo eles indivisíveis;
3. A combinação de diferentes átomos numa proporção de números inteiros origina substâncias diferentes.
Os postulados de Dalton puderam, então, explicar as leis ponderais de Antoine Lavoisier e Joseph Louis Proust.

Postulada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), corresponde à Lei da Conservação das Massas.
Considerado o Pai da Química Moderna, segundo ele:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Conservação da Matéria proposta por Lavoisier postula que:
"A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação."

Para chegar nessas conclusões, Lavoisier utilizou balanças precisas envolvendo diversos elementos em recipientes fechados. As massas totais dos elementos não variavam antes (reagentes) e depois da reação (produtos), permanecendo constantes.
Note que se ele realizasse suas experiências num ambiente aberto haveria uma perda de massa, posto que a substância reagiria com o ar.
Nesse caso, se observarmos um ferro que com o passar do tempo reage com o ar (resultando na ferrugem), notamos a variação em sua massa inicial. Ou seja, ela torna-se maior após o contato entre eles uma vez que apresenta a massa do ferro e a massa do ar.
Isso explica que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas. Ou seja, se transformam em outras, de forma que esses elementos ainda permanecem, no entanto, de forma diferente, pois seus átomos são rearranjados.

As equações químicas são uma forma gráfica de observar essa transformação, por exemplo, na formação do gás carbônico:
C + O +O → CO2]

LEI DE PROUST

Ao lado da Lei da Conservação das Massas, o cientista francês Joseph Louis Proust (1754-1826) formulou em 1801 a “Lei das Proporções Constantes”.
Essas duas leis marcam o início da química moderna denominadas de “Leis Ponderais”. Assim, os cientistas focaram no estudo sobre as massas das substâncias envolvidas nas reações químicas.
De tal modo, a Lei das Proporções Constantes postula que:

"Uma substância composta é formada por substâncias mais simples sempre unidas na mesma proporção em massa".

Como exemplo dessa lei, podemos pensar:
3g de carbono (C) que se unem com 8g de oxigênio resultando em 11g de gás carbônico (CO2) ou;
6g de carbono (C) que se unem com 16 g de oxigênio, resultando em 22 g de gás carbônico (CO2).
Logo, temos a razão de 2 para todos eles (se multiplicarmos cada elemento pelo número 2). Ou seja, os números se modificaram, no entanto, a proporção entre eles é a mesma (3:8:11) e (6:16:22).

Fontes:
Consulta em 02/04/20


Questão – 1 – Qual a característica dos componentes foi o objeto de estudo nas 3 leis das reações químicas?

Questão – 2 – Escolha um dos cientistas mencionados e faça uma pesquisa sobre sua vida,

Questão – 3 –Você sabia que um bote inflável é ativado por uma reação química? Pesquise sobre o assunto.

Questão – 4 Segundo LAVOISIER, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Como você associaria o ciclo hidrológico à essa ideia?

Questão – 5 – Quais dessas proporções estariam de acordo com a Lei de Proust? Justifique.
         a)    (2:5:17) e (3:16:32)
         b)    (1:8:10) e (7:16:20)
         c)    (8:7:15) e (16:10:12)
         d) (3:4:19) e (6:8:38)
Justificativa:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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