terça-feira, 24 de março de 2020

Ciências/7º ano/Parte- 1


7º ano – Parte 1

Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas.
Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê.
Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir a escola, ao local de trabalho etc.
Máquinas simples
Sabemos que as máquinas variam das mais simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores.

Automóveis utilizam também recursos eletrônicos e elétricos, mas seu funcionamento se baseia principalmente em peças se deslocando: puxando, empurrando, girando etc.; enfim, são peças se movendo. Esse tipo de funcionamento, portanto, é do domínio da mecânica.
Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.
                                                 

Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.Maquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.

ALAVANCA
Imagine a seguinte situação: você precisa levantar um saco cheio de mantimentos.
A massa total do saco é 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e geralmente somente aquelas que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer da história, as pessoas muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e não contavam com máquinas para auxiliá-las.
Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.
                                                     

Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio.
Em pleno século III a.C. Arquimedes afirmou: “Dê-me uma alavanca que moverei o mundo”
Como você poderia, com auxílio de uma alavanca, levantar um saco de 120 kg, fazendo uma força equivalente à que faria para levantar um saco de 20kg de arroz? Em outras palavras, como levantar uma massa com peso seis vezes maior que outra, fazendo a mesma força que faria para levantar essa?
Simples! É só a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio (de P a A) ser seis vezes maior do que distância da massa até o ponto de apoio (de A a R).
Vamos denominar:
  • Força resistente – é a força que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o peso do saco de mantimentos.
·         Força potente – é a força que sustentará a resistência. No exemplo, é a força que fazemos.
Os Músculos e os ossos juntamente com as articulação formam alavancas que nos permitem executar atividades corriqueiras como por exemplo levantar objetos, andar e mastigar.
                                                              

Tipos de alavancas
INTER-FIXA:
É quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).
                             


INTER-PONTENTE:
É quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).

                               

INTER-RESISTENTE:
É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).
                                      

ROLDANAS E POLIAS
Você já observou pessoalmente, em programas esportivos ou em filmes, que nas academias de ginástica os aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em torno dos quais há um fio, em que estão presas as cargas? Para que servem?
Esses discos são denominados roldanas ou polias. São discos com um canal por meio do qual passa um fio ou corda, em que está presa uma carga.

Roldanas fixas
A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, como observamos na figura, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.
                                                  

Roldanas móveis
As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Observe na figura abaixo, como a roldana móvel pode facilitar o trabalho.
                                          

  • Com uma roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois (21).
  • Com duas roldanas móveis, a força necessária é dividida por quatro (22).
  • Com três, é dividida por oito (23), e assim sucessivamente.
Agora já sabemos a razão de haver tantas polias em uma sala de musculação. Elas tornaram viáveis o esforço que queremos realizar, em geral mudando de direção da força necessária para levantar os pesos, a fim de trabalhar a musculatura desejada.

PLANO INCLINADO
Imagine que você está carregando um monte de livros e tem de levá-los para uma sala localizada em um andar acima do andar em que está.
Para isso, você poderá optar por utilizar uma de duas rampas. A primeira é bem inclinada, e a outra tem inclinação suave.
Qual rampa você escolheria? Bem, se quisesse fazer menos esforço, provavelmente você não teria dúvidas em escolher a mais suave. Planos inclinados facilitam muito o levantamento de pesos. Quanto menor a inclinação, menor a força.
                                                              

O conceito de Trabalho
Imagine que você esteja levantando um livro ou empurrando uma mesa ou um carrinho de bebê. Em todas essas atividades está realizando trabalho. Também realiza trabalho quando produz um texto, atende o telefone ou lava as louças do almoço.

Entretanto, o conceito de Trabalho em Física é um pouco diferente do conceito que atribuímos a essa palavra em nosso cotidiano. Em física, diz-se que um trabalho foi realizado quando uma força foi usada para deslocar um corpo. Nesse caso, o trabalho é proporcional à força que desloca o corpo e ao deslocamento produzido por ela, ou seja, quanto maior a força, maior será o trabalho, e quanto maior o deslocamento, também maior será o trabalho.
O conceito do Trabalho, em física, foi criado em plena Revolução Industrial, quando a humanidade iniciou a produção de máquinas mais complexas, que permitiram o desenvolvimento industrial de algumas nações do planeta.

Questão – 1  O que são máquinas simples? Relacione exemplos de Máquinas simples básicas.
___________ _________________________________________________________________
Questão – 2  Explique resumidamente o funcionamento de uma alavanca e Dê cinco exemplos de aplicações de alavancas.
____________________________________________________________________________

Questão -3  Dê um exemplo de Ponto de apoio.
______________________________________________________________________________
Questão – 4  Preencha os espaços.
 a) As máquinas simples apresentam dois tipos de força que são: a força _____________________ a força_________________________.
 b) As máquinas simples facilitam a realização de um__________________________.
c) As máquinas simples fundamentais são:_______________________________ , ________________________e __________________________________.

Questão – 5  Pesquisa – O parafuso de Arquimedes. Colete informações sobre essa máquina simples projetada por Arquimedes.

Questão – 6  Pesquisa –Quem foi Arquimedes?
]
Questão – 7  Diferencie uma máquina simples de uma máquina complexa.


14 comentários:

  1. Respostas
    1. Não. o texto é para consulta. As atividades devem ser realizadas no caderno.

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  2. Respostas
    1. Não. o texto é para consulta. As atividades devem ser realizadas no caderno.

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  3. Pra quê tudo isso de lição veí eu tava dormindo

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  4. Não entendi a 5 e para escrever o que e

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  5. Vai ter lição todos os dias para copiar????

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  6. Boa Tarde Me chamo Andresa Oliveira mãe do Kayke Oliveira sou do 7-c Não sabia que estava tendo atividades pelo blog e fui comunicada hoje ao retirar o material na escola.
    Solicito por favor orientação para que o Kayke possa colocar a matéria em dia pelo blog estou tendo dificuldade de localizar o que já passado
    Segue meu e-mail andresasoliveira2@gmail.com

    Dede já agradeço

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