7º ano – Parte 1
Em
nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com
máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas.
Usamos
um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros
em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em
carrinhos de bebê.
Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada
vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir a
escola, ao local de trabalho etc.
Máquinas simples
Sabemos que as máquinas variam das mais simples as
mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos
eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de
máquina complexa são os computadores.
Automóveis utilizam
também recursos eletrônicos e elétricos, mas seu funcionamento se baseia
principalmente em peças se deslocando: puxando, empurrando, girando etc.;
enfim, são peças se movendo. Esse tipo de funcionamento, portanto, é do domínio
da mecânica.
Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos
iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana
simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço
físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo,
fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas
as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.
Denominaremos de máquinas simples às que modificam e
transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas,
martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça
e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.Maquinas simples são
aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum
movimento.
ALAVANCA
Imagine
a seguinte situação: você precisa levantar um saco cheio de mantimentos.
A massa
total do saco é 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e geralmente somente aquelas
que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer da história, as pessoas
muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e não contavam com
máquinas para auxiliá-las.
Há mais de 22
séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um
método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu
as alavancas.
Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno
de um ponto de apoio.
Em pleno século III
a.C. Arquimedes afirmou: “Dê-me uma alavanca que moverei o mundo”
Como você poderia,
com auxílio de uma alavanca, levantar um saco de 120 kg, fazendo uma força
equivalente à que faria para levantar um saco de 20kg de arroz? Em outras
palavras, como levantar uma massa com peso seis vezes maior que outra, fazendo
a mesma força que faria para levantar essa?
Simples! É só
a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto
de apoio (de P a A) ser seis vezes maior do que distância da massa até o ponto
de apoio (de A a R).
Vamos denominar:
- Força
resistente – é a força que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o
peso do saco de mantimentos.
·
Força
potente – é a força que sustentará a resistência. No exemplo, é a força
que fazemos.
Os Músculos e
os ossos juntamente com as articulação formam alavancas que nos permitem
executar atividades corriqueiras como por exemplo levantar objetos, andar e
mastigar.
Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1648&evento=4-consulta em 19/03/20
Tipos de alavancas
INTER-FIXA:
É quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação
da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).
INTER-PONTENTE:
É quando a aplicação da força potente (P) está
entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).
INTER-RESISTENTE:
É quando a aplicação da força resistente (R) está
entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).
ROLDANAS
E POLIAS
Você já
observou pessoalmente, em programas esportivos ou em filmes, que nas academias
de ginástica os aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em torno
dos quais há um fio, em que estão presas as cargas? Para que servem?
Esses discos são denominados roldanas ou polias.
São discos com um canal por meio do qual passa um fio
ou corda, em que está presa uma carga.
Roldanas fixas
A roldana fixa facilita a realização de um esforço
por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, como observamos
na figura, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada
pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o
que facilita o trabalho.
Roldanas móveis
As
roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um
corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Observe na figura abaixo, como a roldana móvel pode
facilitar o trabalho.
- Com uma
roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por
dois (21).
- Com duas
roldanas móveis, a força necessária é dividida por quatro (22).
- Com três, é
dividida por oito (23), e assim
sucessivamente.
Agora já sabemos a razão de haver tantas polias em
uma sala de musculação. Elas tornaram viáveis o esforço que queremos realizar,
em geral mudando de direção da força necessária para levantar os pesos, a fim
de trabalhar a musculatura desejada.
PLANO INCLINADO
Imagine
que você está carregando um monte de livros e tem de levá-los para uma sala
localizada em um andar acima do andar em que está.
Para
isso, você poderá optar por utilizar uma de duas rampas. A primeira é bem
inclinada, e a outra tem inclinação suave.
Qual
rampa você escolheria? Bem, se quisesse fazer menos esforço, provavelmente você
não teria dúvidas em escolher a mais suave. Planos inclinados facilitam muito o
levantamento de pesos. Quanto menor a inclinação, menor a força.
O conceito de Trabalho
Imagine que você esteja levantando um livro ou empurrando uma mesa ou um carrinho de bebê. Em todas essas atividades
está realizando trabalho. Também realiza trabalho quando produz um texto,
atende o telefone ou lava as louças do almoço.
Entretanto, o
conceito de Trabalho em Física é um pouco diferente do conceito que atribuímos
a essa palavra em nosso cotidiano. Em física, diz-se que um trabalho foi
realizado quando uma força foi usada para deslocar um corpo. Nesse caso, o
trabalho é proporcional à força que desloca o corpo e ao deslocamento produzido
por ela, ou seja, quanto maior a força, maior será o trabalho,
e quanto maior o deslocamento, também maior será o trabalho.
O conceito do
Trabalho, em física, foi criado em plena Revolução Industrial, quando a
humanidade iniciou a produção de máquinas mais complexas, que permitiram o
desenvolvimento industrial de algumas nações do planeta.
Questão – 1 O
que são máquinas simples? Relacione exemplos de Máquinas simples básicas.
___________ _________________________________________________________________
Questão – 2 Explique resumidamente o funcionamento de uma
alavanca e Dê cinco exemplos de aplicações de alavancas.
____________________________________________________________________________
Questão -3 Dê um exemplo de Ponto de apoio.
______________________________________________________________________________
Questão – 4 Preencha os espaços.
a) As máquinas simples apresentam dois tipos
de força que são: a força _____________________ a força_________________________.
b) As máquinas simples facilitam a realização
de um__________________________.
c) As
máquinas simples fundamentais são:_______________________________ , ________________________e
__________________________________.
Questão – 5 Pesquisa – O parafuso de Arquimedes. Colete
informações sobre essa máquina simples projetada por Arquimedes.
Questão – 6 Pesquisa –Quem foi Arquimedes?
]
Questão –
7 Diferencie uma máquina simples de uma
máquina complexa.
Caralho quanta lição
ResponderExcluirPorraaaaaaaaa
ResponderExcluirÉ para copiar o texto
ResponderExcluirNão. o texto é para consulta. As atividades devem ser realizadas no caderno.
ExcluirE pra copiar o texto??
ResponderExcluirNão. o texto é para consulta. As atividades devem ser realizadas no caderno.
ExcluirPra quê tudo isso de lição veí eu tava dormindo
ResponderExcluirWAKE UP!!!!!
Excluiressa crianças de hoje kk
ResponderExcluirNão entendi a 5 e para escrever o que e
ResponderExcluirSó tem ciências?
ResponderExcluirVai ter lição todos os dias para copiar????
ResponderExcluirBoa Tarde Me chamo Andresa Oliveira mãe do Kayke Oliveira sou do 7-c Não sabia que estava tendo atividades pelo blog e fui comunicada hoje ao retirar o material na escola.
ResponderExcluirSolicito por favor orientação para que o Kayke possa colocar a matéria em dia pelo blog estou tendo dificuldade de localizar o que já passado
Segue meu e-mail andresasoliveira2@gmail.com
Dede já agradeço
Prof meio dificin hein...
ResponderExcluir