9º ANO – Parte 1
Revisão
MACROSCÓPICO, SUBMICROSCÓPICO E REPRESENTACIONAL
Na Química pode-se estudar a matéria sob o ponto de vista
macroscópico, ao observar um copo de água por exemplo, podemos observar que seu
conteúdo está no estado líquido, não tem cor nem cheiro. Quando estudamos a
composição da água, acessamos o nível submicroscópico, o nível molecular,
podemos então compreender os tipos de moléculas e como se organizam, podemos
saber também os átomos que compões a molécula de água. Na linguagem química, em
nível global os símbolos, letras, números e cores são os mesmos e compõe o
nível representacional ou simbólico, fórmula da água H2O.
Quando nos referimos à água, a
ideia que nos vem de imediato à mente é a de um líquido fresco e incolor.
Quando nos referimos ao ferro, imaginamos um sólido duro. Já o ar nos remete à
ideia de matéria no estado gasoso.
Toda matéria que existe na
natureza se apresenta em uma dessas formas - sólida, líquida ou gasosa. É o que
chamamos de estados físicos da matéria.
No estado sólido, as moléculas de água estão bem "presas" umas às outras e se movem muito pouco: elas ficam "balançando", vibrando, mas sem se afastarem muito umas das outras. Não é fácil variar a forma e o volume de um objeto sólido, como a madeira de uma porta ou o plástico de que é feito uma caneta, por exemplo.
No estado gasoso a matéria está muito expandida e, muitas vezes, não podemos percebê-la visualmente. Os corpos no estado gasoso não possuem volume nem forma próprios e também adotam a forma do recipiente que os contém. No estado gasoso, as moléculas se movem mais livremente que no estado líquido, estão muito mais distantes umas das outras que no estado sólido ou líquido, e se movimentam em todas as direções. Frequentemente há colisões entre elas, que se chocam também com a parede do recipiente em que estão. É como se fossem abelhas presas em uma caixa, e voando em todas as direções.
Em
resumo: no estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas.
No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas
dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até
se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como
ebulição). Consequentemente, no estado gasoso (vapor) as moléculas vibram
fortemente e de forma desordenada.
INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA
MUDANÇA DE FASE
É possível observar a
influência da pressão na mudança de fase. O aumentando da pressão sobre
substâncias que tem seu volume expandido quando aquecidas corresponde a um
aumento em suas temperaturas de fusão e ebulição.
Experimentalmente, observa-se que a mudança de pressão exercida
sobre uma substância implica na mudança de temperatura de fusão e ebulição.
Nesses estudos é
possível observar:
1. Influência da Pressão na Fusão
A maioria das
substâncias, ao receber calor durante o processo de fusão (passagem da fase
sólida para líquida), tem seu volume aumentado. Isso ocorre porque ao receber
calor, aumenta-se o grau de agitação térmica das partículas que compõem o
corpo, expandindo assim seu volume. Porém, algumas substâncias apresentam
comportamento contrário durante o processo de fusão, ao receberem calor para
passar da fase sólida para a líquida tem seu volume diminuído. Como substâncias
que apresentam esse comportamento inverso pode-se destacar a água, o bismuto de
ferro e o antimônio.
Verifica-se que ao
sofrerem um aumento de pressão, as substâncias que têm seu volume aumentado na
fusão também têm sua temperatura de fusão aumentada; e as que têm o volume
reduzido, têm a temperatura de fusão diminuída.
Outra característica
desse comportamento inverso da água é o aumento de volume na solidificação
(passagem da fase líquida para a sólida), o que explica o fato de uma garrafa
fechada e cheia da água romper quando colocada no congelador.
2. Influência da Pressão na Ebulição
Na ebulição (passagem
da fase líquida para gasosa), ao receber calor, o líquido tem seu volume
aumentado. Como para uma determinada pressão cada substância tem a sua
temperatura de ebulição (a água entra em ebulição sob pressão de 1 atm a uma
temperatura de 100º C), ao aumentarmos a pressão sobre um líquido provocaremos
um aumento em sua temperatura de ebulição, assim se torna mais difícil de a
substância passar do estado líquido para o gasoso.
Isso é usado nas
panelas de pressão, nela os vapores formados em virtude do aquecimento da água
não conseguem escapar de seu interior e assim pressionam a superfície da água.
Como vimos acima, um aumento da pressão, acarreta em um aumento na temperatura
de ebulição e dessa maneira a água suporta temperaturas superiores a 100 ºC,
fazendo com que os alimentos sejam cozidos de maneira mais rápida do que em uma
panela comum.
A pressão atmosférica varia
de acordo com a localidade. Ao nível do mar, onde a pressão é 1 atm, a
temperatura de fusão da água é de 0 ºC e a de ebulição a 100ºC.
SOLUTOS E TEMPERATURA DE FUSÃO
DE SOLUÇÕES AQUOSAS
Soluções – mistura de duas ou
mais substâncias – Homogênea.
Soluto – parte que é
dissolvida – presente em quantidade menor na solução.
Solvente – que dissolve o
soluto – presente em maior quantidade na solução.
A quantidade de soluto define
a concentração da solução.
Solvente universal – ÁGUA –
Capaz de dissolver diversas substâncias. É importante para a vida, está
presente em diversas reações químicas que ocorrem em meio líquido nos seres
vivos.
POR
QUE SE COLOCA SAL NO GELO PARA ESFRIAR MAIS RÁPIDO A CERVEJA EM LATA?
Ao adicionar sal ao
gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação
entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos
cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.
Normalmente, quando se faz um churrasco,
algumas pessoas gostam de ter como acompanhamento uma cerveja bem gelada. Para
acelerar seu resfriamento é colocado sal no gelo ao redor da bebida. Isto faz
com que o gelo derreta e a salmoura fique a uma temperatura inferior a que
estava quando havia apenas o gelo.
Para entender exatamente por que
isso acontece, vamos analisar o que faz uma substância passar do estado líquido
para o sólido. Para que isso ocorra, as moléculas precisam perder energia
cinética; e existem alguns fatores que influenciam nesta liberação. Entre estes
está o tipo de forças intermoleculares de cada substância. Quanto menores ou mais fracas forem as forças de atração das moléculas,
menor será o ponto de congelamento.
Assim, o ponto de solidificação
(temperatura de congelamento) da água é 0°C no nível do mar, no entanto, ao se
adicionar algum composto não volátil (como o sal), as moléculas deste atraem
fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de
gelo e, consequentemente, diminuindo seu ponto de congelamento. Para questão de
comparação, numa solução com 10% de sal, o ponto de
congelamento cairá para -6°C e com 20%, para -16°C.
Desse modo, experimentalmente fica
comprovado que a adição de um soluto não volátil a um solvente dá origem
a uma solução que tem o ponto de solidificação menor que o
solvente puro. Este é o objeto de estudo da Crioscopia ou Criometria.
Este mesmo princípio é usado em regiões
onde neva muito. Para derreter o gelo das estradas, o departamento responsável
espalha sal nas ruas. Também para evitar que a água do radiador dos automóveis
congele são colocados aditivos que funcionam como anticongelante. O mais comum
é o etilenoglicol (C6H6O2).
É
por isso também que a água dos oceanos, que contém diversos solutos não
voláteis como o sal (Cloreto de Sódio), permanece líquida, apesar de a
temperatura nestas regiões ser inferior a 0°C.
PLASMA
– OUTRO ESTADO DA MATÉRIA
O plasma é o quarto estado da
matéria, sendo um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons,
com distribuição quase neutra e comportamento coletivo.
Em nosso cotidiano é muito comum vermos
substâncias nos chamados três estados (de agregação ou físicos) da matéria, que
são: sólido, líquido e gasoso. Porém,
existe um quarto estado físico da matéria, que não
é tão comum aqui na Terra, mas que por incrível que pareça, acredita-se
que 99% de
tudo que existe no universo esteja nesse quarto estado, chamado de plasma.
Para se formar o plasma, é necessário que
a matéria no estado gasoso seja aquecida a temperaturas elevadíssimas, como
ocorre, por exemplo, no núcleo das estrelas, como o do nosso Sol, em que
existem certas regiões de sua superfície que estão em aproximadamente 84.000ºC.
O plasma está a uma temperatura de
aproximadamente 84 mil ºC em determinadas regiões da superfície do sol
Essa alta temperatura faz com que as
moléculas do gás se rompam, formando átomos livres, que, por sua vez, perdem e
ganham elétrons, gerando íons. Assim, podemos dizer que o plasma é formado por um conjunto quente e denso
de átomos livres, elétrons e íons, em uma distribuição quase neutra (números de
partículas positivas e negativas é praticamente igual), que possuem
comportamento coletivo.
Alguns
poderiam dizer que o plasma, na verdade, não é um quarto estado da matéria,
mas, visto ser um gás ionizado, está no estado gasoso. É bem verdade que assim
como os gases, o plasma não tem forma e volume definidos, assumindo a forma e o
volume do recipiente que o contém. Entretanto, o plasma possui outras
propriedades que realmente o distinguem dos demais estados de agregação.
Por exemplo, visto que possui partículas
carregadas, o plasma é um condutor elétrico, respondendo
fortemente a campos eletromagnéticos e formando estruturas, tais como
filamentos, raios e camadas duplas; sendo que isso não ocorre com os gases.
É interessante, também, que o plasma não
só reage, mas também gera campos magnéticos. Isso
ocorre porque se forma uma corrente elétrica em seu interior, graças aos seus
elétrons livres, e, pela Lei de Ampère, forma-se um campo eletromagnético. Os
elétrons também se movimentam de forma circular de acordo com o campo magnético
do plasma, e com a temperatura bastante elevada, esse movimento pode causar a
emissão de ondas eletromagnéticas. Um exemplo que podemos observar desses
campos magnéticos extremamente intensos é a formação das colunas de convecção
de calor do Sol, que dão origem a manchas solares, ventos solares etc.
Aqui na Terra, o plasma só ocorre em
situações especiais. A primeira ocasião em que ele foi descrito foi na criação
da Ampola de Crookes, desenvolvida pelo físico inglês Willian
Crookes (1832-1919) na década de 1850, também chamada de tubo de raios catódicos. Trata-se de um tubo de vidro,
preenchido por gases à baixa pressão, e que possui eletrodos, isto é, um polo
negativo (cátodo) e um positivo (ânodo), ligados a um gerador.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/plasmaoutro-estado-materia.htm
- consulta em 23/03/20
Questão -
1 - O ponto de fusão do ferro é
igual a 1530 ºC e o ponto de ebulição é de 2 450ºC. Baseado nisso, qual será o
estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
a. 25
ºC:_______________________________________________
b. 130
ºC:______________________________________________
c. 1 459
ºC:_____________________________________________
d. 2 235
ºC:_____________________________________________
e. 3 002
ºC:_____________________________________________
Questão -
2 - Para combater traças e
baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o
passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma
mudança de estado físico chamada
de:__________________________________________________
Questão -
3 - O que diferencia um fenômeno
físico de um fenômeno químico?
___________________________________________________________________________
Questão -
4 - Analise as seguintes
situações:
I – Uma
pedra de naftalina deixada no armário;
II – Uma vasilha de água deixada no
freezer;
III- Uma vasilha de água deixada no fogo;
IV – O derretimento de um
pedaço de chumbo quando aquecido; A alternativa correta que identifica os
fenômenos é:
a) I.
Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II.
Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação;
III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I.
Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II.
Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
Questão -
5 - Assinale falso (F) ou
verdadeiro (V) em cada afirmativa.
( ) A água pode evaporar a uma temperatura
menor do que 100°C.
( ) A sensação de frio ocasionada pela
evaporação da água sobre a pele deve-se à absorção de energia da pele pelo
líquido. ( ) A velocidade de
evaporação da água não depende da pressão externa.
Questão -
6 - Em lugares que nevam, joga-se
sal na neve para facilitar o deslocamento de pessoas e automóveis. Por qual o
motivo esse procedimento é realizado?
________________________________________________________________________________
Questão - 7 - O
ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições
climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão
dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa
dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos
arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do
líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a
atmosfera.
A
transformação mencionada no texto é a
_____________________________________________
Questão - 8
- Mário estava com muita sede e encheu
um copo com água bem gelada. Antes de beber observou que o copo ficou todo
“suado” por fora, ou seja, cheio de pequenas gotículas de água na superfície
externa do copo.
É CORRETO afirmar que tal fenômeno é explicado:
a) pela sublimação da água existente no
copo.
b) pela
porosidade do copo que permitiu que parte da água gelada passasse para o lado
de fora do copo.
c) pela
vaporização da água do copo para fora do copo.
d) pelas
correntes de convecção formada em função do aquecimento da água gelada pelo
meio ambiente.
e) pela condensação dos vapores de água da
atmosfera em contato com o copo gelado.
Questão -
9 - Pesquisa - Auroras Austral e
Boreal.
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