terça-feira, 31 de março de 2020

PROFESSORA DEBORA - 6° C - HABILIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE POEMA.

Leia, com muita atenção, este poema:
Herói e anti-herói | Blog de Esportes

http://www.gedore.com.br/blog/superprofissionais-os-super-herois-do-mundo-corporativo/

O herói

Judas Isgorogota
“_ Papai, o que é um herói?
Eu pergunto porque tenho grande vontade de ser herói  também ...

Será que posso ser herói sem entrar numa guerra?
Será que posso ser herói sem odiar os homens
E sem matar alguém?”

O homem que já sofrera as mais fundas angústias
E as mais feias misérias
Trabalhando a aridez de uma terra infecunda
Para que não faltasse o pão no pequenino lar;

O homem que as mais humildes ilusões perdera
No seu cotidiano e ingrato labutar;
Aquele homem, ao ouvir a pergunta do filho:
_ “Papai, o que é um herói?”
Nada soube dizer, nada pôde explicar...

Tomou de uma peneira

E cantando saiu, outra vez a semear!
Questões:
1) Preencha o quadro abaixo com informações relativas à estrutura do poema.
Título e Autor:
Número de estrofes:
Número de versos:
 2) Qual dúvida inquietava o garoto, personagem do poema?
3) Na visão do autor, o que é ser herói?    
4) Foram utilizados diferentes adjetivos para caracterizar a dura vida do pai do garoto. Identifique a que cada um deles se refere:
a) fundas:
b) feias:
c) infecunda:
d) pequenino:
5) Procure no dicionário o significado do verbete:
COTIDIANO:
LABUTAR:
6) Na sua visão, quem é um herói? Desenhe e coloque o nome deste herói.
site: acessaber Por Denyse Lage Fonseca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...