ESCOLA: PROFESSOR CARLOS PASQUALE DATA:
26/03 /2020
PROF:LEANDRO LIVI DE CASTRO TURMAS:8°A,B E C/9°A
DEVOLUTIVA OU CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO POR MEIO DO COMENTÁRIO DO DOCENTE.
ESSA ATIVIDADE FOI POSTADA NO BLOG DO CARLOS
PASQUALE NO DIA 24/03/2020.
RECOMENDAMOS QUE OS ALUNOS REGISTREM O TEXTO
E AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
APÓS DOIS DIAS, O DOCENTE ACHOU NECESSÁRIO
POSTAR A CORREÇÃO PARA ESCLARCER POSSÍVEIS DÚVIDAS POR PARTE DOS ALUNOS.
Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal:
Tudo a Ver
"A acessibilidade é um direito, não um
privilégio", William Loughborough
Como
definir "acessibilidade"?
O dicionário nos diz que
"acessibilidade" é um substantivo que denota a qualidade de ser
acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo
a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando
este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e
designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão
mais frequentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava
subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto
as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito
negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e
obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia.
Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz
brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
Legenda:
cadeirante, à esquerda do desenho, olha perplexo para a palavra "NÃO”, que
se ergue à sua frente como uma barreira enorme e ameaçadora.
RESPONDA ÀS PERGUNTAS A PARTIR DO TEXTO:
As
respostas devem ser:
- legíveis
- à caneta
- completas
1. A
partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por
acessibilidade?
RESPOSTA PESSOAL. O SUJEITO DEVE OBSERVAR
A EXPRESSÃO DO CADEIRANTE, POIS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL INDUZ O LEITOR A ELABORAR
SUA OPINIÃO, COLOCANDO-SE DE FORMA CRÍTICA E SOLIDÁRIA.
2. Segundo
o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e
edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que
autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
RESPOSTA: O EDUCANDO DEVE REFLETIR
À RESPEITO DOS TERMOS ENTRE ASPAS, ELABORANDO UM ENCUNCIADO QUE TRABALHE SEU PENSAMENTO
CRÍTICO, DESPERTANDO SEU SENTIMENTO DE EMPATIA. AS BARREIRAS NÃO SÃO SOMENTE
ARQUITETÔNICAS, MAS TAMBÉM A FORMA COMO ENXERGAMOS NOSSOS SEMELHANTES QUANDO
EMITIMOS NOSSAS OPINIÕES E JULGAMENTOS.
3. O
autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na
construção de sentido nesta parte do texto?
RESPOSTA: AS REGRAS GRAMATICAIS ESCLARECEM QUE O USO DOS PARÊNTESES É UM
RECURSO QUE TEM A FINALIDADE DE EXPLICAR UMA CIRCUNSTÂNCIA MENCIONADA
INCIDENTEMENTE, UMA REFLEXÃO OU UM COMENTÁRIO À MARGEM DO QUE SE AFIRMA.
4. Você
acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral?
Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente
sobre sua percepção disso.
RESPOTA: ESPERA-SE QUE O EDUCANDO
ANALISE AS CONDIÇÕES ARQUITETÔNICAS DE SUA CIDADE. APÓS ESSA OBSERVAÇÃO, O
SUJEITO DEVE SE POSICIONAR CRITICAMENTE DIANTE DESSA SITUAÇÃO, BUSCANDO TRABALHAR
O PRINCÍPIO DE EMPATIA.
5. Na
ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na
verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?
RESPOSTA: O ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO, GRAFADO COM LETRAS MAIUSCULAS, MOSTRA
O QUANTO É DIFÍCIL A VIDA DO CADEIRANTE QUANTO ÀS QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE E À
VISÃO PRECONCEITUOSA QUE SOFRE POR PARTE DE SEUS SEMELHANTES EM DIVERSOS ASPECTOS
DE SUA VIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário