quinta-feira, 26 de março de 2020

CORREÇÃO DE ATIVIDADE DO DIA 24\03





ESCOLA: PROFESSOR CARLOS PASQUALE                       DATA: 26/03 /2020          

PROF:LEANDRO LIVI DE CASTRO                                          TURMAS:8°A,B E C/9°A

DEVOLUTIVA OU CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO POR MEIO DO COMENTÁRIO DO DOCENTE.
ESSA ATIVIDADE FOI POSTADA NO BLOG DO CARLOS PASQUALE NO DIA 24/03/2020.
RECOMENDAMOS QUE OS ALUNOS REGISTREM O TEXTO E AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
APÓS DOIS DIAS, O DOCENTE ACHOU NECESSÁRIO POSTAR A CORREÇÃO PARA ESCLARCER POSSÍVEIS DÚVIDAS POR PARTE DOS ALUNOS.

Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver
"A acessibilidade é um direito, não um privilégio", William Loughborough


Como definir "acessibilidade"?

 


O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.


















Legenda: cadeirante, à esquerda do desenho, olha perplexo para a palavra "NÃO”, que se ergue à sua frente como uma barreira enorme e ameaçadora.


RESPONDA ÀS PERGUNTAS A PARTIR DO TEXTO:

As respostas devem ser:
-  legíveis
-  à caneta
-  completas


1.  A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
RESPOSTA PESSOAL. O SUJEITO DEVE OBSERVAR A EXPRESSÃO DO CADEIRANTE, POIS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL INDUZ O LEITOR A ELABORAR SUA OPINIÃO, COLOCANDO-SE DE FORMA CRÍTICA E SOLIDÁRIA.
              


2.  Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
RESPOSTA: O EDUCANDO DEVE REFLETIR À RESPEITO DOS TERMOS ENTRE ASPAS, ELABORANDO UM ENCUNCIADO QUE TRABALHE SEU PENSAMENTO CRÍTICO, DESPERTANDO SEU SENTIMENTO DE EMPATIA. AS BARREIRAS NÃO SÃO SOMENTE ARQUITETÔNICAS, MAS TAMBÉM A FORMA COMO ENXERGAMOS NOSSOS SEMELHANTES QUANDO EMITIMOS NOSSAS OPINIÕES E JULGAMENTOS.




3.  O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?
RESPOSTA: AS REGRAS GRAMATICAIS  ESCLARECEM QUE O USO DOS PARÊNTESES É UM RECURSO QUE TEM A FINALIDADE DE EXPLICAR UMA CIRCUNSTÂNCIA MENCIONADA INCIDENTEMENTE, UMA REFLEXÃO OU UM COMENTÁRIO À MARGEM DO QUE SE AFIRMA.

             



4.  Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.
RESPOTA: ESPERA-SE QUE O EDUCANDO ANALISE AS CONDIÇÕES ARQUITETÔNICAS DE SUA CIDADE. APÓS ESSA OBSERVAÇÃO, O SUJEITO DEVE SE POSICIONAR CRITICAMENTE DIANTE DESSA SITUAÇÃO, BUSCANDO TRABALHAR O PRINCÍPIO DE EMPATIA.




5.  Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?

RESPOSTA: O ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO, GRAFADO COM LETRAS MAIUSCULAS, MOSTRA O QUANTO É DIFÍCIL A VIDA DO CADEIRANTE QUANTO ÀS QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE E À VISÃO PRECONCEITUOSA QUE SOFRE POR PARTE DE SEUS SEMELHANTES EM DIVERSOS ASPECTOS DE SUA VIDA.



BOA ATIVIDADE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...