quarta-feira, 25 de março de 2020

Atividade de Interpretação de texto e fruição estética destinada aos 8 A B e C 9 A

Leia o poema e responda as perguntas

Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente 
É um contentamento descontente 
É dor que desatina sem doer 

É um não querer mais que bem querer 
É solitário andar por entre a gente 
É nunca contentar-se de contente 
É cuidar que se ganha em se perder 

É querer estar preso por vontade 
É servir a quem vence o vencedor 
É ter com que nos mata lealdade 

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade, 
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? 

1 Que tipo de composição poética apresenta o poema acima? 

2 Relacione as palavras que rimam entre si no poema. 

3 Que obra épica imortalizou Luís Vaz de Camões?

4 Que tipo de figura há no verso:
Amor é fogo que arde sem se ver ;

A Metonímia 
B Metáfora 
C Perifrase

5 Destaque do poema palavras ou expressões que se opõem quanto ao sentido. 

6 Como é chamada a figura de linguagem em que as palavras se opõem quanto ao sentido? 

7 Forme palavras de sentido oposto (antíteses) por meio de prefixos:
A Contentamento :
B Lealdade :
C Amizade:
D Humano:

8 No poema predomina a linguagem denotativa ou conotativa? Explique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...