terça-feira, 24 de março de 2020


ATIVIDADE 8 E 9 ANOS


ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver
"A acessibilidade é um direito, não um privilégio", William Loughborough
Como definir "acessibilidade"?
O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que denota a
qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a
que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando
este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e
designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais
frequentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a
pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto
familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um
lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam
disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de
Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
Legenda: cadeirante, à esquerda do desenho, olha perplexo para a palavra "NÃO”, que se
ergue à sua frente como uma barreira enorme e ameaçadora.
( Retirado de http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade. 




RESPONDA ÀS PERGUNTAS A PARTIR DO TEXTO:
As respostas devem ser:
- legíveis
- à caneta
- completas

1. A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por
acessibilidade?

2. Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e
edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que
autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?

3. O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na
construção de sentido nesta parte do texto?

4. Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de
determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva
ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.

5. Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na
verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?


BOA ATIVIDADE!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...