segunda-feira, 23 de março de 2020

PROFESSORA DEBORA - LÍNGUA PORTUGUESA - 7° A, B, C - LER , RESPONDER E JUSTIFICAR

LER , RESPONDER E JUSTIFICAR                ---      23 DE MARÇO DE 2020

Leia o texto e responda às questões 01 e 02.
Trem-Bala Ana Carolina Vilela Da Costa

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós É saber se sentir infinito Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar Então, fazer valer a pena cada verso Daquele poema sobre acreditar Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações E assim ter amigos contigo em todas as situações A gente não pode ter tudo Qual seria a graça do mundo se fosse assim? Por isso, eu prefiro sorrisos E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás Segura teu filho no colo Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui Que a vida é trem-bala, parceiro E a gente é só passageiro prestes a partir [...] Disponível em . Acesso em: 18 de novembro de 2017. 
 
Questão 01
Uma das mensagens da letra da música é: (A) Devemos valorizar o que o seu dinheiro é capaz de comprar. (B) Aproveitar os momentos simples que a vida nos proporciona. (C) Batalhar para chegar ao topo do mundo e comemorar a vitória. (D) Acreditar que nesse mundo é possível ter tudo o que queremos.

Questão 02

O significado que se aproxima do verso “Que a vida é trem-bala [...]” é: (A) A vida passa a uma velocidade elevada. (B) A vida necessita ser vivida com muito cuidado. (C) O trem-bala faz com que a vida fique para trás. (D) O trem-bala leva as pessoas para o topo do mundo.

Leia o texto e responda às questões 03 e 04.

Modos de dizer Mário Bachelet

Uma vez um rei sonhou que todos os seus dentes lhe foram caindo da boca, um após outro, até não ficar nenhum. Era no tempo em que havia magos e adivinhos. O rei mandou chamar um deles, referiu-lhe o sonho e pediu-lhe que o decifrasse. O adivinho levou a mão à testa, pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse: – Saiba, Vossa Majestade, que a significação do seu sonho é a seguinte: está para lhe suceder uma grande infelicidade. Todos os seus parentes, a rainha, os seus filhos, netos, irmãos, todos vão morrer sem ficar um só ante os olhos de Vossa Majestade. O rei entrou em cólera1 , ficou muito irritado e, chamando os guardas do 1 Cólera: fúria, violência, indignação.
 palácio, mandou decepar 2 a cabeça do adivinho que lhe profetizara coisas tão tristes. Estava o rei muito acabrunhado 3 com o vaticínio 4 , quando se aproximou um cortesão e lhe aconselhou que consultasse outro adivinho, porque a interpretação do primeiro podia estar errada e não devia Sua Majestade se afligir em vão. O rei adotou o conselho, mandou chamar outro mago e lhe narrou o mesmo sonho, pedindo que o decifrasse. O adivinho levou a mão à testa, pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse: – Saiba, Vossa Majestade, que o seu sonho significa o seguinte: Vossa Majestade terá muitos anos de vida. Nenhum dos seus parentes lhe sobreviverá. Nem mesmo o mais moço e mais forte deles terá o desgosto de chorar a perda de Vossa Majestade. O rei, muito satisfeito, mandou encher o adivinho de presentes, deu-lhe muitas moedas de ouro, muitos diamantes, roupas de seda bordadas e um palácio para morar, nomeando-o adivinho oficial do reino. [...] BACHELET, Mário. Modos de dizer. In: Antologia Portuguesa. São Paulo: FDT. 1965, p. 75. (adaptado)

Questão 03

No texto “Modos de dizer”, quem inicia e continua contando a história do rei é o
(A) primeiro mago. (B) segundo mago. (C) cortesão. (D) narrador.
2 Decepar: amputar, cortar. 3 Acabrunhado: abatido, entristecido. 4 Vaticínio: profecia.

Questão 04

No texto “Modos de dizer”, um dos magos foi morto e o outro presenteado. Isso aconteceu porque (A) toda a família do rei iria morrer antes dele. (B) a interpretação do primeiro adivinho estava errada. (C) o segundo adivinho foi indicado por um cortesão do reino. (D) cada mago escolheu um jeito diferente de dar a notícia ao rei.


Leia o texto e responda à questão 05.

UM SUCESSO NOSTÁLGICO  MUNDIAL
 Rocío Ayuso Com Stranger Things, a Netflix conseguiu um de seus grandes triunfos6 . Embora a plataforma online não forneça dados de audiência, os resultados da medição que a Nielsen7 começou a fazer nos Estados Unidos a situam como uma das séries mais vistas da TV paga, com 15,8 milhões de espectadores para seu primeiro capítulo em apenas três dias. Um dos segredos do sucesso da série é sua aposta na nostalgia dos anos 80 e as homenagens à cultura daquela década. O outro é o grupo de crianças protagonistas. Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Finn Wolfhard e Millie Bobby Brown se transformaram nas estrelas mais cotadas da série, cantando rap nos Globos de Ouro8 , dançando nos prêmios Emmy9 e promovendo intensamente a segunda temporada da série, chegando a ofuscar a própria Winona Ryder, sua companheira na série. Disponível em: . Acesso em: 19 de novembro de 2017. (adaptado)
5 Nostálgico; que exprime ou sente saudade. 6 Triunfos: vitórias, conquistas. 7 Nielsen: empresa que executa e fornece informações de pesquisas de mercado. Semelhante ao que conhecemos no Brasil como IBOPE.

 Questão 05

 O sucesso de “Strangers Things” se deve à

 (A) divulgação intensa da segunda temporada da série pelas crianças protagonistas Gaten, Caleb, Noah, Finn e Millie. (B) aposta na nostalgia dos anos 80, às homenagens à cultura daquela década e ao o grupo de crianças protagonistas. (C) Netflix que conseguiu um de seus grandes triunfos, embora a plataforma online não forneça dados de audiência. (D) medição que a Nielsen começou a fazer nos Estados Unidos, o que situa a série como uma das mais vistas da TV paga.


LEIA O TEXTOresponda às questões 06, 07 e 08.

mosca Leon Eliachar A mosca saiu do açucareiro. Zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz. Pousou numa xícara. O homem espantou-a com a mão. Zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz. Parou perto de outra mosca. Conversaram! - Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz! - Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz? - Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzzzzzzz... - Zzzzzzzzzz zzzzzzzzz! - Zzzzzzzzz zzzz! - Z. E voltaram as duas. Zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz. O homem tornou a afastá-las. Zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz zz. Elas tornaram a voltar. Agora eram três. Zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz zzz.

homem se levantou e foi embora.
[...] ELIACHAR, Leon. O homem ao quadrado. São Paulo: Círculo do Livro, 1960, p 38


Questão 06

A expressão “O homem se levantou e foi embora” significa que ele (A) desistiu de espantar as moscas. (B) foi derrotado pela primeira mosca. (C) foi buscar reforço para espantar as moscas. (D) deixou o trio de moscas conversarem a sós.

 Questão 07 No texto, o diálogo direto estabelecido entre as moscas é identificado pela (A) repetição do som do “Z”. (B) utilização de travessões. (C) participação do homem. (D) insistência das moscas.


Questão 08 Na frase “O homem tornou a afastá-las”, o trecho grifado se refere às (A) conversas. (B) repetições. (C) três moscas. (D) duas moscas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...