BOM DIA!
AS PROFESSORAS DO CMSP ENSINARAM NOS DIAS 18 E 21 DE AGOSTO - " É PRECISO ESPERANÇAR I E II" E A CORREÇÃO DA AAP, 20/08.
OS TEXTOS O REFERENTE AO GÊNERO REPORTAGEM, RECONHECER A FINALIDADE DOS TEXTOS, ARGUMENTOS E PERSUADIR.
ESTES TEXTOS FORAM DO CADERNO DO ALUNO - VOLUME 3 - DE LÍNGUA PORTUGUESA.
QUEM DESEJAR REVER OS VÍDEOS DO CMSP - YOUTUBE NAS DATAS ACIMA.
TERMINOU O CADERNO DO ALUNO JÁ ENSINADOS NO CMSP, ENVIE NO MEU PRIVADO.
NA AULA DE HOJE VAMOS REVER ALGUMAS HABILIDADES ENSINADAS SOBRE REPORTAGEM.
LEIA:
Famílias
trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples
Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida
melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos
urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver
literalmente no meio do mato.
São pessoas que cursaram faculdade, desfrutavam de um
certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de
liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples
e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de
sobreviver.
Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do
primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente,
experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro
Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer
a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da
loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. [...]
O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não
demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR), onde residiu nos
últimos 11 anos, para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no
Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais. [...]
[...] Existe um esgotamento desse modelo de vida
urbano”, diz Marinaldo Pegoraro, sem sentir falta dos shoppings e feliz de poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos
pássaros.
Disponível em: <https://estilo.uol.com.br>.
Questão 1 – O
texto acima é do gênero:
a) crônica
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) conto
e) propaganda
Questão 2 – Identifique o assunto do texto:
Questão 3 – Assinale
o motivo que não leva as pessoas a se mudarem para o campo:
a) “[...] um certo
conforto na cidade [...]
b) “[...] a correria [...]”
c) “[...] falta de liberdade [...]”
d) “[...] o trânsito [...]”
e) “[...] o excesso de consumo.”
Questão 4 – O texto apresenta o objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo. Identifique-o:
Questão 5 – De
acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “O nascimento do Tomé
reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?
Questão 6 – No segmento “[...] para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira [...]”, a parte sublinhada exprime a noção de:
a) causa
b) lugar
c) direção
d) finalidade
e) meio
Questão 7 – No trecho “Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso [...]”, a conjunção em destaque
a) a comparação entre dois fatos.
b) a explicação de um fato.
c) a complementação de um fato.
d) a conclusão de um fato.
e) a oposição entre dois fatos.
Questão 8 – As aspas foram empregadas para indicar:
a) as citações científicas.
b) as falas dos entrevistados.
c) as passagens mais importantes do texto.
d) as partes escritas em linguagem informal.
e) as palavras de origem estrangeira.
Questão 9 - No trecho “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo"
a) Identifique o sujeito da oração.
b) Identifique o predicado.
c) Classifique o sujeito:
c1) simples
c2) composto
c3) oculto.
DÚVIDAS? - ME CHAME NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO.
BONS ESTUDOS.
FONTES: PLANO DE AULA - PCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário