terça-feira, 1 de setembro de 2020

8º ANO CIÊNCIAS INFECÇÕES BACTERIANAS

 

8º ANO

CIÊNCIAS

INFECÇÕES BACTERIANAS


PERDEU A AULA DE ONTEM?? ENTÃO SE LIGA: 



As infecções bacterianas são doenças que ocorrem quando as formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo. O prognóstico das infecções varia de leve a grave, dependendo muito do estado geral do hospedeiro. Embora as infecções bacterianas sejam uma das principais causas de morte na terceira idade, com destaque para a pneumonia, a maioria dos casos pode ser prevenido com a imunização, alguns cuidados gerais ou curadas com antibióticos. No entanto, a maioria das bactérias – que existem no solo, na água, no ar e mesmo no organismo de cada um de nós – são inofensivas e podem mesmo ser úteis.

Habitualmente, as infecções podem ser localizadas - limitada a uma pequena área – como uma ferida infectada, ou podem envolver um órgão interno, como uma infecção nos pulmões e, portanto, variar de gravidade. A principal complicação de uma infecção é a sua disseminação pelo organismo, com comprometimento de vários órgãos, sendo então denominada septicemia. A septicemia pode levar a um quadro de falência de diversos órgãos e à morte.

As bactérias são responsáveis por centenas doenças, algumas bem comuns como inflamações de garganta e ouvidos, outras mais raras como a tuberculose, a sífilis ou a cólera. Por isso os sintomas são variáveis mas geralmente incluem febre.

Será contudo, mais grave se o sistema imunológico estiver enfraquecido e originar as chamadas "infecções oportunistas".

A propagação das bactérias ocorre de diferentes formas e pode dar-se através de água ou de alimentos contaminados, através de contacto sexual, através do ar quando se espirra ou tosse, através do contacto com animais, através do toque pessoas infectadas ou mesmo a partir de uma parte do corpo, onde as bactérias estão inofensivas mas ao passar para outra parte causam doença. É o caso, por exemplo, da infecção urinária que ocorre a partir do intestino para o trato urinário.

Prevenção

 A vacinação é um dos métodos mais eficazes na prevenção das infecções bacterianas. Existem atualmente no Programa Nacional de Vacinação várias vacinas administradas na infância que previnem, por exemplo, o tétano, a tosse convulsa, difteria. Existem outras, fora do plano de vacinação obrigatório, que imunizam contra a cólera, a meningite, infecções pneumocócicas ou a febre tifóide.

Por outro lado, existem cuidados de higiene diários que devem ser tido em conta para evitar estas infecções. Por exemplo, lavar as mãos antes de preparar os alimentos, antes de comer, depois de usar o banheiro, tocar em animais ou de ter tido contato com pessoas infectadas, armazenar e cozinhar alimentos adequadamente para evitar intoxicações alimentares, evitar o consumo de carne crua ou mal cozinhada, lavar frutas e verduras antes de as consumir ou abster-se do contacto sexual sem o uso do preservativo

 

Exemplos de ISTs causadas por bactérias:

Cancro mole

Causado pela bactéria Haemophilus ducreyi, transmite-se pela relação sexual com uma pessoa infectada sem o uso da camisinha masculina ou feminina. Provoca feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus, que aparecem com frequência nos órgãos genitais. Podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha. Ao se observar qualquer sinal e sintoma de cancro mole, a recomendação é procurar um serviço de saúde. O tratamento deverá ser prescrito pelo profissional de saúde.

Gonorreia e infecção por Clamídia

São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Clamídia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Quando não tratadas, podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. A transmissão é sexual e o uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção. Os sintomas são: dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual.

A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas. Já os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos. Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. As parcerias sexuais devem ser tratadas, ainda que não apresentem sinais e sintomas.

Doença Inflamatória Pélvica

É uma síndrome clínica, que ocorre quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas, atingindo os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, e causando inflamações. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra IST, principalmente gonorreia e infecção por clamídia não tratadas; entretanto também pode ocorrer após algum procedimento médico local, como a inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU), biópsia na parte interna do útero, e curetagem.

Os sinais e sintomas mais frequentes são dor na parte baixa do abdômen e durante a relação sexual; dor abdominal e nas costas, além de febre, fadiga e vômitos. O uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção. Na presença de qualquer sinal ou sintoma de DIP, recomenda-se procurar imediatamente um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

ATIVIDADES

1 - Nem todas as doenças sexualmente transmissíveis possuem sintomas, sendo assim, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma IST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, e na principal forma de transmissão qual a alternativa que garante que o indivíduo não se contamine?

2 - As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diferentes agentes, tais como fungos, vírus, bactérias e protozoários.

Identifique quais são os agentes causadores nas doenças abaixo:

a) Aids....................__________________________

b) Tricomoníase.....___________________________

c) Hepatite.............___________________________

d) Candidíase........___________________________

e) Gonorreia..........___________________________

3 - Segundo o Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada e, geralmente, manifestam-se por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma informação incorreta a respeito das ISTs, e justifique a razão da sua escolha.

a) Toda IST apresenta sintomas característicos na região genital.

b) A gonorreia e a tricomoníase são exemplos de IST.

c) A camisinha é uma das melhores formas de se evitar o contágio por alguma IST.

d) Todos os tipos de relação sexual (oral, vaginal e anal) podem transmitir IST.

e) Algumas IST podem ser transmitidas durante a gravidez da mãe para o bebê.

4 - Tratamos bactérias com antibióticos, já os vírus não são afetados por esse medicamento. Qual é a razão? Devemos ou não utilizar antibióticos para uma infecção viral?

5 - Defina infecção "oportunista".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...