6º
ano -
CIÊNCIAS
transformação química
Correção
1) a foto
abaixo é um esquema simplificado da fotossíntese:
A) O número"II" indica um gás absorvido pela
planta durante a fotossíntese. Que gás é esse?
Gás Carbônico - CO2
B) O número "IV" indica um produto da
fotossíntese que pode ficar armazenado na planta ou ser usado como fonte de
energia. Qual é esse produto?
Açúcares (carboidratos) - C6H12O6
C) O número "III" indica um gás que é liberado
pelas plantas durante a fotossíntese. Qual é esse gás?
Gás oxigênio - O2
D) O número"I" indica uma substância que é
absorvida do solo pelas plantas e usada na fotossíntese. Qual é essa
substância?
Água - H2O
E) Qual é a fonte de energia usada pelas plantas nesse
processo de transformação química? Que substância de cor verde captura essa
energia?
A fonte de energia presente nesse processo, de
fotossíntese, é o sol. A substância que permite a absorção dessa energia
luminosa é a clorofila, onde estão as células que executam essa função, os
cloroplastos.
2) “Luz
do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em graça, em vida, em força, em luz.”
Que fenômeno biológico é descrito nestes
versos do compositor Caetano Veloso? Justifique sua resposta.
O fenômeno biológico é a
fotossíntese. Quando refere “que a folha traga e traduz”, entende-se que
absorveu e transformou. “Em verde novo/Em graça, em vida, em força, em luz”,
transformou em novas partes da planta, folhas novas e em energia química, o
carboidrato, que mantem a planta forte e viva.
3) Toda
reação química vai provocar mudança na matéria, geralmente em outra matéria.
Identifique quais são transformações química e as físicas abaixo:
Copo com vitamina C –
Transformação química - vai haver a
dissolução do tablete e liberação de gás formando produtos diferentes do inicial e não
é possível reverter o processo.
Cadeira do tronco de árvore –
Transformação física – não houve mudança, a madeira continua sendo madeira, o
produto final é o mesmo.
Metal enferrujado –
Transformação química - vai haver a mudança
do ferro em contato com a atmosfera com transformação e liberação
de matéria, formando produto diferente do inicial, a ferrugem e não é possível
reverter o processo.
Gelo derretendo – Transformação física
– não houve mudança, a água continua sendo água, o produto final é o mesmo. Ela
apenas mudou seu estado físico de sólido para líquido pelo processo de fusão
que já aprendemos em sala de aula.
Água em ebulição evaporando –
Transformação física – não houve mudança, a água continua sendo água, o produto
final é o mesmo. Ela apenas mudou seu estado físico de líquido para vapor pelo
processo de evaporação que já aprendemos em sala de aula.
4) Conforme
já vimos e já foi feito em sala com os estados físicos da matéria e
características e fenômenos da matéria(VOCÊ TEM EM SEU CADERNO), Um mapa mental
é um tipo de gráfico COM PALAVRAS CHAVES IMPORTANTES que organiza informações
de forma visual fácil.
Seu desafio é montar um mapa mental com: átomos, moléculas, substâncias, matéria, biótico,
abiótico, reação química, transformação da matéria, reagente e produto.
Nós construímos um mapa em sala
de aula partindo de matéria e outro com as mudanças de estado, gostaria que
enviassem as fotos dos mapas pare o nosso clube de ciências para eu ver como
fizeram.
Dúvidas e orientações das 7:30 às
11:00 e das 13:00 às 16:00hs
De segunda à sexta-feira no whatsApp:
9 7403 – 4163
Nenhum comentário:
Postar um comentário