quarta-feira, 27 de maio de 2020

CIÊNCIAS - 6º ano - CORREÇÃO DE ATIVIDADES - TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA


6º ano  -  CIÊNCIAS
transformação química
Correção

       1)   a foto abaixo é um esquema simplificado da fotossíntese:


A) O número"II" indica um gás absorvido pela planta durante a fotossíntese. Que gás é esse?
Gás Carbônico -  CO2
B) O número "IV" indica um produto da fotossíntese que pode ficar armazenado na planta ou ser usado como fonte de energia. Qual é esse produto?
Açúcares (carboidratos) - C6H12O6 
C) O número "III" indica um gás que é liberado pelas plantas durante a fotossíntese. Qual é esse gás?
 Gás oxigênio - O2
D) O número"I" indica uma substância que é absorvida do solo pelas plantas e usada na fotossíntese. Qual é essa substância?
Água -  H2O
E) Qual é a fonte de energia usada pelas plantas nesse processo de transformação química? Que substância de cor verde captura essa energia?
A fonte de energia presente nesse processo, de fotossíntese, é o sol. A substância que permite a absorção dessa energia luminosa é a clorofila, onde estão as células que executam essa função, os cloroplastos.

     2)   “Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em graça, em vida, em força, em luz.”
Que fenômeno biológico é descrito nestes versos do compositor Caetano Veloso? Justifique sua resposta.

O fenômeno biológico é a fotossíntese. Quando refere “que a folha traga e traduz”, entende-se que absorveu e transformou. “Em verde novo/Em graça, em vida, em força, em luz”, transformou em novas partes da planta, folhas novas e em energia química, o carboidrato, que mantem a planta forte e viva.

     3)   Toda reação química vai provocar mudança na matéria, geralmente em outra matéria. Identifique quais são transformações química e as físicas abaixo:

Copo com vitamina C – Transformação química -  vai haver a dissolução do tablete e liberação de gás  formando produtos diferentes do inicial e não é possível reverter o processo.


Cadeira do tronco de árvore – Transformação física – não houve mudança, a madeira continua sendo madeira, o produto final é o mesmo.

Metal enferrujado – Transformação química -  vai haver a mudança do ferro em contato com a atmosfera com transformação  e  liberação de matéria, formando produto diferente do inicial, a ferrugem e não é possível reverter o processo.


Gelo derretendo – Transformação física – não houve mudança, a água continua sendo água, o produto final é o mesmo. Ela apenas mudou seu estado físico de sólido para líquido pelo processo de fusão que já aprendemos em sala de aula.


Água em ebulição evaporando – Transformação física – não houve mudança, a água continua sendo água, o produto final é o mesmo. Ela apenas mudou seu estado físico de líquido para vapor pelo processo de evaporação que já aprendemos em sala de aula.


     4)   Conforme já vimos e já foi feito em sala com os estados físicos da matéria e características e fenômenos da matéria(VOCÊ TEM EM SEU CADERNO), Um mapa mental é um tipo de gráfico COM PALAVRAS CHAVES IMPORTANTES que organiza informações de forma visual fácil.
Seu desafio é montar um mapa mental com:  átomos, moléculas, substâncias, matéria, biótico, abiótico, reação química, transformação da matéria, reagente e produto.

Nós construímos um mapa em sala de aula partindo de matéria e outro com as mudanças de estado, gostaria que enviassem as fotos dos mapas pare o nosso clube de ciências para eu ver como fizeram.



Dúvidas e orientações das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00hs
De segunda à sexta-feira no whatsApp: 9 7403 – 4163


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...