ESTA SERÁ UMA SEMANA INTENSIVA DE ESTUDOS. REVISÃO DE HABILIDADES DO 1° BIMESTRE.
AS AULAS DA ESCOLA E CENTRO DE MÍDIAS ENSINARAM A VOCÊS SOBRE LEITURA DE GRÁFICOS, CRÔNICAS, CONTOS, PODCAST, REPORTAGEM, NOTÍCIAS, ENTREVISTA.
GRÁFICOS - O PROPÓSITO É COLOCAR INFORMAÇÕES EM PERCENTUAL, POR EXEMPLO.
CONTOS - É CONTAR AS HISTÓRIAS COM PERSONAGENS, ESPAÇO, TEMPO, NARRADOR, "ERA UMA VEZ...".
PODCAST - É UM TEXTO GRAVADO.
CRÔNICA - É UM TEXTO NARRATIVO CURTO, PRODUZIDO PARA JORNAIS, REVISTAS E TRATA DE ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO.
REPORTAGEM - ABORDA AS CAUSAS E DESDOBRAMENTOS DE FATOS, AO CONTRÁRIO DA NOTÍCIA. EX. JORNAL TELEVISIVO
NOTÍCIA - APRESENTA FATOS DE FORMA ÁGIL E IMEDIATA, SEM ADENTRAR NAS CAUSAS DO ACONTECIMENTO. EX. JORNAL DE PAPEL.
ENTREVISTA - É UMA CONVERSA ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS, O ENTREVISTADOR E O ENTREVISTADO ONDE PERGUNTAS SÃO FEITAS PELO ENTREVISTADOR E O ENTREVISTADO AS RESPONDE.
FIGURAS DE LINGUAGEM - PENSAMENTO
MUITO UTILIZADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, POR EXEMPLO.
NOS TEXTOS UTILIZAMOS ALGUMAS VARIANTES LINGUÍSTICAS:
AS VARIANTES DIFERENCIAM-SE DA NORMA-PADRÃO POR CONVENÇÕES SOCIAIS, MOMENTO HISTÓRICO, REGIÃO EM QUE O FALANTE SE INSERE.
DENOTATIVO: TUDO QUE ESTÁ NO DICIONÁRIO.
CONOTATIVO: USO DA PALAVRA COM SENTIDO DIFERENTE DO ORIGINAL
A MINHA GATA É CINZA
GATA = ANIMAL
A MINHA AMIGA É UMA GATA
GATA = BONITA
Essas variantes são percebidas por dois fatores:
- Sotaque: fenômeno fonético (fonológico) em que pessoas de uma determinada região pronunciam certas palavras ou fonemas de forma particular. São exemplos a forma como os goianos pronunciam o R ou os cariocas pronunciam o S.
- Regionalismo: fenômeno ligado ao léxico (vocabulário) que consiste na existência de palavras ou expressões típicas de determinada região.
Em Goiás, por exemplo, normalmente se diz “mandioca”; no Sul, “aipim”; no Nordeste, “macaxeira”.
PODE SER TAMBÉM POR GRUPOS SOCIAIS(TRABALHO) E GÍRIAS(MANO)
VOCÊS RECEBERAM O CADERNO DO ALUNO APRENDER SEMPRE NA ESCOLA ( APOSTILA).
PREENCHER NA PRÓPRIA APOSTILA.
PÁGINA 1 - TEXTO CONDO É DE CUME.
PÁGINA 2 - MESSENGER
PÁGINA 3 - FORMIGAR E MEU DIÁRIO
PÁGINA 4 - TIRINHA
PÁGINA 5 E 6 - TIRA 1,2,3
PÁGINA 7 - VEJA-EPOCA
EXPLIQUE COMO VOCÊ LERIA ESTE GRÁFICO?
BONS ESTUDOS!!!
Prof sou a mãe do Pedro Henryque Galvão Marques do 7A e nao tem essas paginas no caderno do aluno.
ResponderExcluir