7º ANO – CIÊNCIAS – PARA
ALUNOS DA SALA DE RECURSO
(PAPAIS, MAMÃES, IRMÃOS PODEM AJUDAR,
PRINCIPALMENTE NA LEITURA)
MÁQUINAS SIMPLES
Vamos pensar...Na época das cavernas, quando o
ser humano não tinha recursos tecnológicos como temos hoje, era muito mais difícil
realizar uma tarefa pois as ferramentas não existem desde sempre.
As máquinas nasceram das necessidades de
realizar as atividades com menor esforço e em menos tempo.
Criamos as máquinas simples para auxiliar e
facilitar a nossa vida.
Mas...quais são as máquinas simples? E por quê
elas são importantes?
Aí estão elas, na parte de cima: ALAVANCA,
ROLDANA E RAMPA INCLINADA.
Na parte de baixo: CUNHA, RODA, PARAFUSO.
Mas onde elas estão na nossa vida?
Vamos falar sobre a alavanca!!!
As alavancas são máquinas que podem ampliar
nossa força. Ou seja, é um recurso, algo que podemos usar para deixar uma
tarefa mais fácil, mais leve.
Várias tarefas que exigiriam de nós muita força,
podem ser realizadas com uma força menor quando utilizamos uma alavanca.
Como ela funciona?
Uma alavanca tem uma barra que vamos chamar de
braço, um ponto de apoio. O braço se divide em lado da força POTENTE (F1) e
braço da força RESISTENTE (F2).
A gangorra é um sistema de alavanca!!! A tábua
é o nosso braço, do lado da menina está sendo realizada a FORÇA POTENTE, do
lado do menino está a FORÇA RESISTENTE e no meio da gangorra está o nosso PONTO
DE APOIO.
Como funciona?????
A menina iniciou o movimento, faz força para
baixo, elevando o menino, ao mesmo tempo, o próprio peso do menino provoca uma
força que vai no sentido contrário a força da menina.
IMPORTANTE: Podemos adaptar o ponto de apoio
conforme nossa necessidade, quanto mais perto da menina (FORÇA POTENTE) estiver
o PONTO DE APOIO, mais difícil será levantar o menino (FORÇA RESISTENTE). E
quanto mais longe da menina e perto do menino torna-se mais fácil levantar o
menino, isso acontece pois quanto maior o lado da tábua da menina, o próprio
sistema de alavanca aumenta uma pequena força da menina.
Observe que mudando o ponto de apoio o homem
move a rocha com facilidade.
Exemplo de alavancas em casa:
Exemplo de alavancas no corpo humano:
Pólo = ponto de apoio
Atividades
1) - Vamos pensar...
Imagine que um homem da pré-história saiu com
seu filho para ensiná-lo a caçar. Entretanto, houve um pequeno tremor de terra
e seu filho caiu dentro de um buraco e não conseguia subir. Para piorar, uma
pedra rolou até a abertura do buraco, de forma que o pai não conseguia entrar
no buraco. Próximo a eles havia apenas algumas pedras, cipós e troncos de
árvores secas.“
Você já sabe do que a alavanca bem utilizada é
capaz, desenhe em seu caderno como você resolveria o problema do pai e do
filho.
2) – Você conhece o desenho animado Papa Léguas? O
coiote está sempre tentando capturar a ave e para isso usa muitas máquinas
simples.
Observe
a cena:
Escreva em seu caderno:
A. Qual o objetivo do nosso amiguinho coiote?
B. A rocha grande, apoiada por um graveto,
representa a FORÇA POTENTE, FORÇA RESISTENTE OU PONTO DE APOIO?
C. O coiote está em pé numa tábua que está sobre
uma rocha. Essa rocha menor representa FORÇA POTENTE, FORÇA RESISTENTE OU PONTO
DE APOIO?
D. E o coiote representa o que? FORÇA POTENTE,
FORÇA RESISTENTE OU PONTO DE APOIO?
3) Experiência, muito tempo atrás, uma arma de
guerra era a CATAPULTA, ela lançava sobre o inimigo objetos de grande tamanho.
Parecida com essa do coiote:
Seu desafio é construir uma catapulta com o que
você tiver em casa e tentar registrar como fez, se não puder fotografar, represente
sua ideia num desenho em seu caderno!
Exemplo: pode usar a régua ou algo parecido
como tábua, uma borracha como ponto de apoio, uma bolinha de papel como força
resistente e sua mão como força potente. Vamos lá, tente!!!
Bibliografia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1648&evento=4
Nenhum comentário:
Postar um comentário