segunda-feira, 11 de maio de 2020

9º ANO -CIÊNCIAS - PARA ALUNOS DA SALA DE RECURSOS



 
9º ANO – CIÊNCIAS    PARA ALUNOS DA SALA DE RECURSO

(PAPAIS, MAMÃES, IRMÃOS PODEM AJUDAR, PRINCIPALMENTE NA LEITURA)



ÁTOMO

Temos que entender que na ciência, ideias novas surgem modificando as anteriores, porém, dependem das primeiras ideias, ou seja de trabalhos de cientistas anteriores, assim aconteceu para evoluir em tudo que sabemos sobre o átomo hoje.
Há muito tempo atrás, os gregos acreditaram que se dividíssemos algo em partes cada vez menores...chegaria um momento em que não seria mais possível dividir.



Para essa menor parte foi dado o nome de átomo. E neste primeiro momento pensou-se que não haveria como dividir essa partícula mínima.
A - não
TOMO - divisão

Dalton(1808) propôs o primeiro modelo atômico da história. Mas como era esse modelo?
Imagine uma bolinha bem consistente, como uma bola de sinuca, maciça e esférica.
A tecnologia da época não permitiu um avanço nos estudos de modelo atômico mas serviu de base para outros cientistas.
Nessa época Dalton definiu o átomo como, indivisível, indestrutível e a menor parte da matéria.

J. J. THOMSOM – 1848

As investigações sobre o átomo continuaram ao longo da história científica. Thomson, chegou à conclusão que o átomo de fato era redondo, porém não era maciço, e fez a comparação de sua estrutura com um pudim de passas. Ele percebeu a presença de pequenas partículas negativas, os elétrons, além de outras positivas que balanceavam a estrutura tornando-a neutra.
A partir de Thomson, a ideia do átomo indivisível, acabou.
Ele comparou ao pudim de passas, pois era uma sobremesa comum da época, nos dias de hoje, poderíamos comparar os elétrons com gotas de chocolate em um cookie.




Rutherford

No início do século 20, a teoria de Thomson começou a ser questionada. Surgia a radioatividade, um fenômeno que não se encaixava no modelo do pudim de passas.
Experimentos com uma lâmina de ouro, Rutherford concluiu que o átomo não era uma estrutura inteira, ele teria um núcleo positivo pequeno com camadas de elétron negativas que o circulavam.
Foi conhecido como sistema planetário. Imagine uma bolinha de tênis no meio de um campo de futebol. A bolinha é o núcleo positivo e o campo a eletrosfera.

Como era de se esperar, cientistas começaram a questionar o modelo de Rutherford, dúvidas ligadas principalmente ao movimento dos elétrons. NIELS BOHR levantou a questão que era, COMO OS ELÉTRONS PERMANECIAM EM ÓRBITA? (“flutuando em volta do núcleo”)

Isso resultou num modelo mais atual, o modelo de RUTHERFORD-BOHR. Bohr associou ao modelo de Rutherford a teoria proposta por Max Plank.

ELE AFIRMOU QUE AS ÓRBITAS DA ELETROSFERA ERAM DOTADAS DE UM NÍVEL DE ENERGIA, POR ISSO OS ELÉTRONS PERMANECEM GIRANDO AO REDOR DO NÚCLEO, IMPEDINDO QUE PAREM E CAIAM.

O átomo apresenta 7 níveis ou camadas de energia que recebem o nome de: K, L, M, N, O, P e Q.

Existem atualizações dos modelos atômicos mas, veremos até aqui.

ATIVIDADES
1)   Dalton em 1808, elaborou o primeiro modelo científico do átomo.Este modelo foi comparado a:

a)      
b)
c)
  d)
 

2)   A tecnologia avança e tudo se moderniza, sempre valorizando e aprimorando o que foi descoberto anteriormente. Por exemplo um bolo de aniversário:


              

O tempo todo, na ciência ou no cotidiano surgem pessoas que querem melhorar algo, para o funcionamento ou a aparência. Converse com sua família e escreva em seu caderno mais 5 exemplos que são usados hoje, mas que foram melhorados ao longo dos anos.

3)   Desenhe em seu caderno, cada um dos modelos atômicos com os nomes dos cientistas que os desenvolveram.



Créditos das imagens – google Imagens.

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