Para melhor comunicação com todos vocês estou passando o Facebook Marcia Bastos, aonde vou adicionar todos os alunos do 7 ano ,afim de esclarecer as dúvidas sobre as aulas transmitidas no aplicativo e também das atividades apresentadas.OK.
Vocês também podem deixar as dúvidas nos comentários do blog aonde também responderei .OK.
TEMA DE HOJE : FRAÇÃO / RAZÃO /NÚMEROS DECIMAIS /PORCENTAGEM.
FRAÇÃO: CONCEITO: é a divisão de um todo em partes. Lembremos da pizza de calabresa que estava inteira(todo) e foi dividida em 8 partes na pizzaria.
Portanto fração é uma divisão.
RAZÃO ; CONCEITO: razão em matemática é o resultado de uma divisão. Assim temos o exemplo:
Em uma sala de aula com 30 estudantes, temos 12 meninos e 18 meninas. Podemos dizer que a sala de aula está dividida em meninos e meninas, mas qual é a razão:
meninos 12 meninas 18
¨¨¨¨¨ ¨¨¨¨¨¨
total 30 total 30
NÚMEROS DECIMAIS : São números chamados de racionais, que possuem uma parte inteira e outra parte que pode ser dividida por 10,por 100,por 1000.
Exemplo: R$ 12,55 (doze reais e cinquenta e cinco centavos). O nosso dinheiro possui uma parte inteira que é antes da vírgula e após a vírgula temos a parte decimal no caso décimos e centésimos.
PORCENTAGEM : Como a própria palavra diz por cem ou seja divisão por cem partes seu símbolo é %. Este conteúdo é muito utilizado para calculo de juros, descontos, acréscimos, decréscimos,e em outros segmentos de análise de dados.
No caso do exemplo acima : vimos que a sala de aula foi dividida em meninos e meninas e queremos fazer uma análise desses números:
meninos : 12 de um total de 30 podemos transformar em um número decimal dividindo 12 por 30:
12 : 30 = 0,4 encontramos um número decimal.
Se quisermos transformar em porcentagem basta multiplicar por 100 % que teremos 40% .
Podemos concluir que 40% dos alunos são meninos.
Agora meninas: 18 de um total de 30 podemos transformar em um número decimal dividindo 18 por 30 . Desta forma 18 : 30 = 0,6 encontramos um número decimal.
Se quisermos transformar em porcentagem basta multiplicar por 100% que teremos 60 %
Podemos concluir que 60 % dos alunos são meninas.
CONCLUSÃO: FRAÇÃO /RAZÃO/ NÚMEROS DECIMAIS /PORCENTAGENS são cálculos interligados ou seja um dá origem ao outro,
Exercícios:
1 º Uma doceria vende diariamente 500 doces; 150 são cocadas, 100 são beijinhos , 50 são olho de sogra e 200 são brigadeiros. Qual é a porcentagem que representa cada doce no total de vendas?
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