segunda-feira, 18 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 7 ° ANOS - 18-05-2020


Na aula do dia 14 da semana passada no centro de mídias os professores iniciaram falando sobre gênero textual crônica e textos que fazem parte do nosso cotidiano.


Explicaram também sobre MARCADOR TEMPORAL. O que significa?

Este termo está em nossas vidas o tempo todo e não percebemos.

Observe a frase:
“Ontem fui à escola”, esta frase não é comum para você?
Ontem – é um marcador de tempo passado.
“Esta semana estudei muito” , esta semana também marca o tempo de uma semana.

Na língua portuguesa, os marcadores temporais, são aqueles utilizados na escrita para apresentar expressões que fornecem ao leitor a noção de tempo ou passagem do tempo.
Deste modo, alguns exemplos são:
Os substantivos indicando os meses ou uma data;  (Mês passado fui ao médico)
Os verbos que indicam uma ação no tempo;  ( Ontem eu fui ao parque)
E por fim, os advérbios de tempo, como "amanhã", por exemplo. (Amanhã eu trabalho)

OBSERVE ESTA QUESTÃO COM MARCADORES TEMPORAIS RETIRADOS DE UM TEXTO E QUAL VOCÊ RESPONDERIA.

AS EXPRESSÕES " HÁ DIAS", " NO DIA SEGUINTE", " VINTE E QUATRO HORAS DEPOIS", " À NOITE", "PELA MANHÃ" MARCAM NO TEXTO A PASSAGEM
(A) do cheiro forte.
(B) da hora do jantar.
(C) da vida de Giselinha.
(D) do tempo na história.

A CORRETA É A D já que as expressões indicam a passagem do tempo na história e que a mesma encontra-se em uma sequência temporal.


 IMAGINE QUE VOCÊ IRÁ FAZER UMA AVALIAÇÃO, LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

LEIA
O silêncio do Rouxinol
[...] Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança. Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu. Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio. O rouxinol disse a Salomão: – Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu- me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar. Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade. CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.

 1. O fato que gera o conflito na história é o pássaro
a) possuir uma voz excepcional.
 b) ter emudecido.
c) ser um rouxinol.
d) encantar a vizinhança.

2. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
a) de vez em quando.
 b) durante muito tempo.
c) pousado em um fio.
d) sem cobrar por isso.

 3. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem
a) não entender a tradução.
 b) ficar desesperado.
c) libertar o rouxinol.
 d) silenciar o rouxinol.

 4. O trecho do texto que contém uma opinião é
Obs: (§= parágrafo)
a) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”(1°§)
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”... (3°§)
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5° §)
d) “E lhe devolveu a liberdade.”(6°§)                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...