BOM DIA!
ORIENTAÇÃO!
NÃO COPIAR TEXTO!
NO CADERNO
DATA:
TEMA:
COLOCA O NÚMERO DA ATIVIDADE E
SOMENTE RESPOSTAS.
A AULA DE ORIENTAÇÃO DE ESTADO TRABALHA O NIVELAMENTO DOS ALUNOS. O QUE É ISSO?
ALGUNS ALUNOS TEM DIFICULDADES DE LEITURA, PORTANTO, SEMPRE TRABALHAREMOS COM TEXTOS PARA TREINAR VOCABULÁRIOS, INTERPRETAÇÃO, GRAMÁTICA, SITUAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS.
A AULA DE HOJE VAMOS RETOMAR ALGUMAS HABILIDADES FRÁGEIS.
LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO AO ENUNCIADO, O QUE É PRECISO ENTENDER?
Leia os textos e responda as questões:
O vendedor de pérolas - Denyse Cantuária
Era um menino de cabelos arrepiados pelo vento marinho e
olhos acesos a procurar novidades em tudo. Usava roupas encardidas de tanto
passar as mãos nelas, enquanto os pés, chatos como salamandras, andavam pelo
lamaçal do cais do porto.
A ilha onde ele morava tinha caminhos feitos com toras de
madeira empilhadas e amarradas por cordas, impedindo a vontade da natureza de
escorrer terra adentro. Uma espécie de parede construída para observar e
receber os barcos que chegavam.
Miraldo ouvia sempre a mesma lenga-lenga dos trabalhadores
do lugar:
- Oh menino! Tu tens pés que mais parecem nadadeiras de
tubarão de tanto andar descalço nesses lamaceiros de escamas de peixe e sal.
Anda a procurar um sapato, vai!
O que o garoto retrucava:
- Como comprarei sapatos? O pouco que ganho com as moedas
recebidas em troca das sacolas carregadas até os carros nem compram um peixe
grande para alimentar meus irmãos!
Dito isto, ganhava dos homens do cais alguns peixes pequenos
a serem levados para a família. Enquanto o dinheiro para os sapatos tão
desejados... nunca chegava!
CANTUÁRIA, Denyse. O vendedor de pérolas. São Paulo: Noovha
América, 2010. p. 5-6.
Questão 01
HABILIDADE: Localizar informação explícita em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance, não verbal).
Para conseguir moedas, Miraldo
(A) caminhava pelo lamaçal do cais do porto.
(B) conversava com os trabalhadores do local.
(C) andava sem sapatos e com roupas encardidas.
(D) carregava sacolas de compras até os carros.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________
Leia os textos I e II e responda às questões 02 e 03.
Texto I
A inveja dos nomes - Orígenes
Lessa
Vira-lata sou. Cão sem dono. Esta condição de cão sem dono
foi um dos complexos da minha vida longo tempo. Sem dono e sem nome.
Filho de pai desconhecido [...] cresci ao acaso das ruas.
Não me lembro muito da primeira infância. Pela contagem dos homens devo ter
doze ou quatorze anos, sou quase um velho. Pelo menos foi isso o que ouvi, não
faz muito, de dois caras que me observavam com ar de entendidos. Um deles
dizia:
- Esse bicho é velho pra cachorro!
Olhei com desprezo os dois infelizes. Idade não se mede pelo
tempo vivido [...], mas pelo desgaste deixado. Eu sou o mesmo que era há não
sei quanto tempo. A mesma disposição, a mesma alegria, a mesma coragem na luta
pela comida difícil, a mesma rapidez no revólver uma lata do que os homens
chamam de lixo [...]. Tenho a mesma ligeireza no fugir ao fantasma das
carrocinhas 1que têm levado tantos dos nossos irmãos para destinos incertos. A
mesma
capacidade de evitar os colegas atacados pela raiva, que eu
tão cedo aprendi, nos dias longínquos da inexperiência, quando ainda me
agoniava por não ter nome nem dono.
[...]
LESSA, Orígenes. A Inveja dos nomes. In Confissões de um
Vira-Lata. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. p. 20-21.
Texto II
Questão 02
HABILIDADE: Estabelecer relações entre textos verbais (conto, fábula, crônica, trecho de romance) e/ou textos não verbais.
Os Textos I e II têm em comum
(A) a curiosidade que carrocinhas provocam em cães e gatos.
(B) o medo que os cachorros de rua possuem de carrocinhas.
(C) a quantidade de cães vira-latas que vivem soltos nas
ruas.
(D) o jeito dos cães mostrarem que não gostam de humanos.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________
Questão 03
HABILIDADE:Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).
Releia o Texto I “A inveja dos nomes”. A história fala sobre
um cachorro que
(A) morava nas ruas.
(B) procurava um dono.
(C) foi capturado pela carrocinha.
(D) adquiriu a doença da raiva.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________
Leia os Textos I e II
e responda à questão 04
Os Textos I e II têm
em comum
Questão 04
HABILIDADE: Estabelecer relações entre textos verbais (conto, fábula, crônica, trecho de romance) e/ou textos não verbais.
(A) as flechas do
Cupido, o deus do amor.
(B) as personagens
fugindo das flechadas.
(C) os lugares em que
as personagens estão.
(D) os corações
vermelhos na ponta das setas.
Leia o texto e responda à questão 05.
O Caracol e a Pitanga
- Millôr Fernandes
Há dois dias o
caracol galgava2 lentamente o tronco da pitangueira3 , subindo e parando,
parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar
quase filosófico.
De repente, enquanto
ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco, apressadamente,
no seu passo fustigado4 e ágil, uma formiga maluca, dessas que vão e vêm mais
rápidas que coelho de desenho animado.
Parou um instantinho,
olhou zombeteira5o caracol e disse:
- Volta, volta,
volta! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.
- Vou indo, vou indo
- respondeu calmamente o caracol.
- Quando eu chegar lá
em cima vai ser tempo de pitanga.
FERNANDES. Millôr.
Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1967. p. 67. (adaptado)
Questão 05
HABILIDADE: Localizar informação explícita em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance, não verbal).
O caracol subia o
tronco da pitangueira
(A) apressadamente.
(B) lentamente.
(C) zombeteiro.
(D) fustigado.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________
glossário
2 - Galgava: subia,
escalava.
3 - Pitangueira:
árvore que dá pitangas (pequenas frutas vermelhas).
4 - Fustigado:
castigado, cansado.
5 - Zombeteira:
aquela que zomba, tira sarro.
MATEMÁTICA
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES PROBLEMA.
OBSERVE QUE OPERAÇÃO SERÁ NECESSÁRIO (+-*/), JUSTIFICANDO A RESPOSTA.
Questão 01
MP02 - Resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas.
Marina e Kátia resolveram produzir e vender doces. O custo dos produtos
utilizados para a produção de 50 doces foi de R$ 70,00. Elas conseguiram vender
todos os doces produzidos e arrecadaram R$ 170,00 no total da venda. Quanto
elas ganharam na venda de cada doce após retirar o gasto com os produtos?
(A) R$ 1,40
(B) R$ 1,70
(C) R$ 2,00
(D) R$ 3,00
JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________
Questão 02
MP02 - Resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas.
Alfredo dá aulas particulares 5 dias na semana, 4 horas por dia. Normalmente
gasta R$ 17,00 por dia no seu transporte, e cobra R$ 32,00 por aula de 1 hora.
Supondo que numa semana Alfredo deu aulas em todos os dias e horários,
quanto ele arrecadou descontando o valor gasto com o transporte?
(A) R$ 555,00
(B) R$ 572,00
(C) R$ 623,00
(D) R$ 640,00
JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário