quarta-feira, 9 de setembro de 2020

3º BIMESTRE - 6° B - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - PROFESSORA DEBORA - 09/09

 BOM DIA!

ORIENTAÇÃO!

NÃO COPIAR TEXTO!

NO CADERNO

DATA:

TEMA:

COLOCA O NÚMERO DA ATIVIDADE E 

SOMENTE RESPOSTAS.

A AULA DE ORIENTAÇÃO DE ESTADO TRABALHA O NIVELAMENTO DOS ALUNOS. O QUE É ISSO?

ALGUNS ALUNOS TEM DIFICULDADES DE LEITURA, PORTANTO, SEMPRE TRABALHAREMOS COM TEXTOS PARA TREINAR VOCABULÁRIOS, INTERPRETAÇÃO, GRAMÁTICA, SITUAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS.

A AULA DE HOJE VAMOS RETOMAR ALGUMAS HABILIDADES FRÁGEIS.

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO AO ENUNCIADO, O QUE É PRECISO ENTENDER?

Leia os textos e responda as questões:

O vendedor de pérolas - Denyse Cantuária

Era um menino de cabelos arrepiados pelo vento marinho e olhos acesos a procurar novidades em tudo. Usava roupas encardidas de tanto passar as mãos nelas, enquanto os pés, chatos como salamandras, andavam pelo lamaçal do cais do porto.

A ilha onde ele morava tinha caminhos feitos com toras de madeira empilhadas e amarradas por cordas, impedindo a vontade da natureza de escorrer terra adentro. Uma espécie de parede construída para observar e receber os barcos que chegavam.

Miraldo ouvia sempre a mesma lenga-lenga dos trabalhadores do lugar:

- Oh menino! Tu tens pés que mais parecem nadadeiras de tubarão de tanto andar descalço nesses lamaceiros de escamas de peixe e sal. Anda a procurar um sapato, vai!

O que o garoto retrucava:

- Como comprarei sapatos? O pouco que ganho com as moedas recebidas em troca das sacolas carregadas até os carros nem compram um peixe grande para alimentar meus irmãos!

Dito isto, ganhava dos homens do cais alguns peixes pequenos a serem levados para a família. Enquanto o dinheiro para os sapatos tão desejados... nunca chegava!

CANTUÁRIA, Denyse. O vendedor de pérolas. São Paulo: Noovha América, 2010. p. 5-6.

Questão 01

HABILIDADE: Localizar informação explícita em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance, não verbal).

Para conseguir moedas, Miraldo

(A) caminhava pelo lamaçal do cais do porto.

(B) conversava com os trabalhadores do local.

(C) andava sem sapatos e com roupas encardidas.

(D) carregava sacolas de compras até os carros.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________


Leia os textos I e II e responda às questões 02 e 03.

Texto I

A inveja dos nomes - Orígenes Lessa

Vira-lata sou. Cão sem dono. Esta condição de cão sem dono foi um dos complexos da minha vida longo tempo. Sem dono e sem nome.

Filho de pai desconhecido [...] cresci ao acaso das ruas. Não me lembro muito da primeira infância. Pela contagem dos homens devo ter doze ou quatorze anos, sou quase um velho. Pelo menos foi isso o que ouvi, não faz muito, de dois caras que me observavam com ar de entendidos. Um deles dizia:

- Esse bicho é velho pra cachorro!

Olhei com desprezo os dois infelizes. Idade não se mede pelo tempo vivido [...], mas pelo desgaste deixado. Eu sou o mesmo que era há não sei quanto tempo. A mesma disposição, a mesma alegria, a mesma coragem na luta pela comida difícil, a mesma rapidez no revólver uma lata do que os homens chamam de lixo [...]. Tenho a mesma ligeireza no fugir ao fantasma das carrocinhas 1que têm levado tantos dos nossos irmãos para destinos incertos. A mesma

capacidade de evitar os colegas atacados pela raiva, que eu tão cedo aprendi, nos dias longínquos da inexperiência, quando ainda me agoniava por não ter nome nem dono.

[...]

LESSA, Orígenes. A Inveja dos nomes. In Confissões de um Vira-Lata. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. p. 20-21.

Texto II


Questão 02

HABILIDADE: Estabelecer relações entre textos verbais (conto, fábula, crônica, trecho de romance) e/ou textos não verbais.

Os Textos I e II têm em comum

(A) a curiosidade que carrocinhas provocam em cães e gatos.

(B) o medo que os cachorros de rua possuem de carrocinhas.

(C) a quantidade de cães vira-latas que vivem soltos nas ruas.

(D) o jeito dos cães mostrarem que não gostam de humanos.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________

Questão 03

HABILIDADE:Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Releia o Texto I “A inveja dos nomes”. A história fala sobre um cachorro que

(A) morava nas ruas.

(B) procurava um dono.

(C) foi capturado pela carrocinha.

(D) adquiriu a doença da raiva.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________


Leia os Textos I e II e responda à questão 04

Os Textos I e II têm em comum




Questão 04

HABILIDADE: Estabelecer relações entre textos verbais (conto, fábula, crônica, trecho de romance) e/ou textos não verbais.

(A) as flechas do Cupido, o deus do amor.

(B) as personagens fugindo das flechadas.

(C) os lugares em que as personagens estão.

(D) os corações vermelhos na ponta das setas.

 JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________


Leia o texto e responda à questão 05.

O Caracol e a Pitanga - Millôr Fernandes

Há dois dias o caracol galgava2 lentamente o tronco da pitangueira3 , subindo e parando, parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico.

De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado4 e ágil, uma formiga maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho animado.

Parou um instantinho, olhou zombeteira5o caracol e disse:

- Volta, volta, volta! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.

- Vou indo, vou indo - respondeu calmamente o caracol.

- Quando eu chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.

FERNANDES. Millôr. Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1967. p. 67. (adaptado)

Questão 05

HABILIDADE: Localizar informação explícita em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance, não verbal).

O caracol subia o tronco da pitangueira

(A) apressadamente.

(B) lentamente.

(C) zombeteiro.

(D) fustigado.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:__________________________________________

glossário

2 - Galgava: subia, escalava.

3 - Pitangueira: árvore que dá pitangas (pequenas frutas vermelhas).

4 - Fustigado: castigado, cansado.

5 - Zombeteira: aquela que zomba, tira sarro.


MATEMÁTICA

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES PROBLEMA.

OBSERVE QUE OPERAÇÃO SERÁ NECESSÁRIO (+-*/), JUSTIFICANDO A RESPOSTA.

Questão 01

MP02 - Resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas.

Marina e Kátia resolveram produzir e vender doces. O custo dos produtos

utilizados para a produção de 50 doces foi de R$ 70,00. Elas conseguiram vender

todos os doces produzidos e arrecadaram R$ 170,00 no total da venda. Quanto

elas ganharam na venda de cada doce após retirar o gasto com os produtos?

(A) R$ 1,40

(B) R$ 1,70

(C) R$ 2,00

(D) R$ 3,00

JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________

Questão 02

MP02 - Resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas.

Alfredo dá aulas particulares 5 dias na semana, 4 horas por dia. Normalmente

gasta R$ 17,00 por dia no seu transporte, e cobra R$ 32,00 por aula de 1 hora.

Supondo que numa semana Alfredo deu aulas em todos os dias e horários,

quanto ele arrecadou descontando o valor gasto com o transporte?

(A) R$ 555,00

(B) R$ 572,00

(C) R$ 623,00

(D) R$ 640,00

JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________

Questão 03

MP06 - Resolver problemas envolvendo divisor comum.

Uma costureira dispõe de dois recortes de tecidos com comprimentos de 120 cm
e 100cm respectivamente. Ela deseja montar um tapete de retalhos com esses
tecidos de modo que, todos os retalhos tenham o mesmo comprimento.
Qual deve ser o maior comprimento de cada retalho, que ela deverá cortar, para
que não sobre pedaço de nenhum dos tecidos?

(A) 10 cm
(B) 20 cm
(C) 40 cm
(D) 50 cm

JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________

Questão 04

MP06 - Resolver problemas envolvendo divisor comum.

Um comerciante comprou um lote de cabos e quer colocá-los à venda em
pedaços, o maior possível, com o mesmo comprimento e sem haver perdas.
Sabendo que, os cabos têm comprimento de 96m, 60m e 84m, qual a medida
dos pedaços a serem oferecidos aos clientes?

(A) 2 m
(B) 6 m
(C) 12 m
(D) 36 m

JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________

Questão 05

MP05 - Identificar padrões de crescimento ou decrescimento de uma
sequência numérica.

Observe a sequência numérica a seguir:

5  ===>10===> 15 ===> 20 ===> 25 ===> 30

Podemos dizer que nessa sequência os termos são múltiplos de:
(A) 35
(B) 30
(C) 6
(D) 5

JUSTIFIQUE A RESPOSTA:___________________________


DÚVIDAS? - CHAME NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO

BONS ESTUDOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...