segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividades de Matemática 9 º ano prof. Marcia

BEM VINDOS AS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA EM ACOMPANHAMENTO COM O CENTRO DE MÍDIAS  DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Queridos alunos junto às aulas  pelo aplicativo, estou passando à vocês exercícios complementares para fixação dos temas abordados. Caso haja duvidas , deixe comentários que irei esclarecer .Bons estudos.

TEMA: GRANDEZAS DIRETA E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS. :

1 º Esta tabela,relaciona o número de pintores com o tempo necessário para eles pintarem um edifício:


            ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
            Número de pintores                |     Tempo em dias
            ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
                  10                                      |              9                                    
            ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
                  20                                      |              4,5
            ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
                  30                                      |               3
            ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
 
a) Quando o número de pintores passa de 10 para 20, o tempo e a quantidade de pintores variam na mesma razão ou em razões inversas?

b) Quando o número de pintores passa de 10 para 30 , o tempo e a quantidade de pintores variam na mesma razão ou variam em razões inversas?

c)  O número de pintores é direta ou inversamente proporcional ao tempo?

2 º ) Neste exercício , suponha que todas as pessoas tenham apenas notas de  R$ 10,00 .

a) Alice tem o dobro de notas de Bruna. Terá também o dobro de dinheiro?

b) Bruna tem o triplo de notas de Carla .Terá também o triplo de dinheiro ?

c ) Nessa situação , a quantia que cada pessoa tem é direta ou inversamente proporcional ao número de notas?

3 º )  Vamos dividir um bolo inteiro entre pessoas presentes. Todos receberão quantidades iguais.

a)  Havendo 5 pessoas , que fração de bolo cada uma receberá?

b) Havendo 15 pessoas , que fração do bolo cada uma receberá ?

c ) Nessa situação , o número de pessoas e a quantidade de bolo que cada uma recebe são grandezas direta ou inversamente proporcionais.?

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