quinta-feira, 14 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 6° C - 14-05

BOA TARDE!!! BOA SEMANA!!!

NA AULA ANTERIOR O CENTRO DE MÍDIA  LEU E EXPLICOU SOBRE A  FÁBULA " O VENTO E O SOL".

DEPOIS EU COLOQUEI O CONCEITO DE FÁBULA, ALGUMAS QUESTÕES DO CADERNO DO ALUNO PARA RESPONDER E VOCÊS PESQUISAREM O NOME DA FÁBULA E A MORAL CONFORME O DESENHO.

A AULA DE HOJE AS PROFESSORAS RETOMARAM O TEMA FÁBULA E O TEXTO  NA PÁGINA 16 DO CADERNO DO ALUNO, TAMBÉM RESPONDEU COM VOCÊS AS QUESTÕES DE 1 A 5, DAS PÁGINAS 16 E 17 DO CADERNO DO ALUNO, CERTO?

SE NECESSÁRIO LEIA O SIGNIFICADO DE FÁBULA NA AULA ANTERIOR.

SABEMOS QUE ESTE GÊNERO TEM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS COMO: MORAL, DAR FALA A ANIMAIS E COISAS, ETC

LEIA ESTA FÁBULA




1. QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESTA FÁBULA?
2. IDENTIFIQUE O ESPAÇO QUE ACONTECE A HISTÓRIA?
EXEMPLO: PODE SER NA SALA DE AULA, TEATRO, JARDIM...

3. A história “O pastor e o lobo” acontece porque:
(     ) os homens acreditaram na mentira do pastor.
(     ) o pastor estava cuidando das suas ovelhas no campo.
(     ) o pastor queria se divertir, inventando o ataque do lobo.
4.  Grife um verbo que exprime ação do pastor neste fragmento:
“O pastor teve de se esconder em cima de uma moita de espinhos... […]”
Neste fragmento “– Um lobo! Socorro! Socorro! Ninguém veio socorrê-lo", o pastor solicita :
(     ) “Ajuda”.
(     ) “Corram”.
(     ) “Obedeçam”.
5. Na passagem  “[…] “O pastor teve de se esconder em cima de uma moita de espinhos, enquanto o lobo devorava todas as suas ovelhas , o narrador da história conta:
(     ) uma alternativa do pastor.
(     ) uma dúvida do pastor
(     ) uma obrigação do pastor.
6. Procure no dicionário o significado da palavra monótona.
7. Qual é a moral do texto?
8. O que você faria no lugar do pastor?
9. A professora do centro de mídias explicou sobre a figura de linguagem personificação ou prosopopeia , página 17 do caderno do aluno.
Relembre:
Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais.
Exemplo:
A árvore pede socorro!!!! 
Eu te pergunto, árvore fala?
10. A que personagem no texto foi atribuído esta característica de personificação? 
11. Identifique em outra fábula personagens que falam?
12.  Identifique qual é o  objetivo do texto:
(     ) noticiar um fato.
(     ) propor um debate.
(     ) dar um ensinamento.

Bons estudos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...