sexta-feira, 8 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 6° C - CMSP - AULA ÀS 7:30 HORAS - 08-05

BOA TARDE!! BOA AULA!!!

OBS: QUANDO SAÍMOS DA AULA NA ESCOLA PARA AULA NO CELULAR(BLOG, CMSP), EU EXPLIQUEI SOBRE ALGUMAS PÁGINAS DA APOSTILA E SOLICITEI PARA FAZER, COLOQUEI TAMBÉM NO BLOG. SE VOCÊ JÁ FEZ ESTAS TAREFAS NA APOSTILA OU CADERNO, FAÇA SOMENTE UMA REVISÃO.


PROCUREI DETALHAR A AULA DE HOJE NO CMSP!!!

TEMA: CONTO E FÁBULA

A PROFESSORA DO CENTRO DE MÍDIAS INICIOU A AULA FALANDO DAS HABILIDADES QUE SERIAM APRESENTADAS.

CONTO "CONTO OU NÃO CONTO" DAS PÁGINAS 9 A 11 DO CADERNO DO ALUNO.

FEZ AS SEGUINTES PERGUNTAS E VOCÊ PODE RESPONDER NO CADERNO

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

1. O QUE O TÍTULO DO CONTO NOS SUGERE?
2. COMO PODE SER INTERPRETADA A PALAVRA"CONTO" NO TÍTULO? ELA VEM DO VERBO "CONTAR" OU DO SUBSTANTIVO "CONTO"?
3. VOCÊ ACHA QUE A HISTÓRIA QUE VOCÊ VAI OUVIR ACONTECEU DE VERDADE? POR QUE?

EM SEGUIDA A PROFESSORA LEU  O CONTO "CONTO OU NÃO CONTO" DAS PÁGINAS 9 A 11 DO CADERNO DO ALUNO.

VAMOS RELEMBRAS A DEFINIÇÃO DO CONTO

O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

AGORA VOCÊ VAI RESPONDER AS QUESTÕES DO CADERNO DO ALUNO PÁGINA 11 EXERCÍCIO 1 (A, B), CONFORME SOLICITAÇÃO DA AULA.

VAMOS LEMBRAR A DEFINIÇÃO DOS NARRADORES

narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.

narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. 
narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. 

LEIA O ITEM LEMBRE-SE DA PÁGINA 11 QUE FOI EXPLICADO SOBRE FOCO NARRATIVO (PRIMEIRA (EU, NÓS) OU TERCEIRA ( ELE, ELA, ELES) PESSOA.

AGORA VOCÊ VAI RESPONDER O EXERCÍCIO 2 DAS PÁGINAS 11 E 12 SOLICITADOS NA AULA DO CENTRO DE MÍDIAS.

RELEMBRANDO DISCURSO DIRETO E INDIRETO APRESENTADO NO TEXTO E ESTÁ NA QUESTÃO C PÁGINA 12.

LEIA O LEMBRE-SE DA PÁGINA 12

NO TEXTO O DISCURSO DIRETO ESTÁ MARCADO PELO (TRAVESSÃO)

"- NA VERDADE NÃO."

E O INDIRETO

" ELA DIZIA QUE NÓS TEMOS UMA BOCA E DOIS OUVIDOS..."


   A PROFESSORA COLOCOU UMA TABELA  E PEDIU PARA COPIAR COM   MARCADOR DE TEMPO (NAQUELES DIAS, NAQUELA TARDE) E ESPAÇO (EM SUA CASA) NA QUESTÃO 4 DA PÁGINA 12 E 13.

A PROFESSORA EXPLICOU O TEMPO QUE PASSA A AÇÃO DO VERBO NO CONTO.

EXERCÍCIOS 5 E 6 DA PÁGINA 13.

ATIVIDADE 3 - CONTO OU HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)


PEGAR AS FALAR DO CONTO E TRANSFORMAR EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS NAS PÁGINAS 14 E 15 DO CADERNO DO ALUNO E RESPONDER AS QUESTÕES A ATÉ D.

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto.

CARACTERÍSTICAS

  • Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias.
  • Possui elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho.
  • Sequência de imagens que montam uma cena.
A PROFESSORA EXPLICOU SOBRE ONOMATOPÉIA, MAS PEDIU PARA O PROFESSOR DA TURMA EXPLICAR
: É A FIGURA DE LINGUAGEM QUE CONSISTE NO USO DA PALAVRA QUE IMITAM SOM OU RUÍDO.

SOM DA ABELHA: ZZZZZZZZZZZZZZZ

LINGUAGEM VERBAL - ESCRITA
LINGUAGEM NÃO VERBAL - DESENHOS.


A ATIVIDADE 4  DA PÁGINA 15 FICARÁ PARA SEMANA QUE VEM!!!!
ELA JÁ EXPLICOU, MAS VOU REPARTIR.


FAÇAM COM ATENÇÃO!!!!


BOM FINAL DE SEMANA!!!!

PROFESSORA DEBORA






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...