27/07/2020- Língua
Portuguesa- Prof: LILIAN MONTEIRO
6 ANO A e B
Bom dia 6 ANO A e B.
A semana do dia 27/07 a 31/07 é dedicada aos
estudos intensivos (SEI).
É muito importante vocês lembrarem dos estudos do 2
bimestre.
Leiam os textos com muita atenção mais de uma vez,
após a leitura respondam as questões de Leitura e Interpretação no caderno de Português.
Atividade 1- Leitura do Texto: As pérolas
As pérolas
Dentro do
pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para
Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de
doceira não dava para isto.. Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas –
disse Renata, confiante. E ativou a fabricação de doces, para esvaziar mais
pacotes de açúcar. Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam
demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra
pérola? Renata deixou de ser doceira
qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce.
Envelheceu.
A menina
que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar um
pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola.
A mãe não quis devolvê-la a Renata, e disse: “Quem sabe se não
aparecerão outras, e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar
arroz-doce toda semana. (Carlos Drummond de Andrade)
1. Após ler atentamente o texto e responda às
questões a seguir:
a)“Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma
pérola.”
( ) por acaso ( )
porque procurou
b).Com que finalidade Renata esvaziou mais pacotes
de açúcar?
c).Depois disso os clientes de Renata começaram a
reclamar e a devolver as encomendas. Por quê?
d) Que verbo no texto a indica que Renata passou a
vida inteira esperando outra pérola?
( )
encontrou (
) fazia
( ) envelheceu (
) desejou
e).O texto poderia ter outro final se a freguesa
soubesse que Renata tinha encontrado uma pérola no meio do açúcar?
Atividade2
Façam a leitura do Quebra cabeça abaixo e escrevam o texto no caderno seguindo as pistas.
*Lembrem-se o texto tem que ter sentido.
finalmente
o menino o pode encontrar
|
em algum
lugar onde, esbaforido
|
que de
tão longe estupefato estourara: pum!
|
De tanto
correr, um menino acabou
|
o fôlego
descera correndo a ladeira
|
e depois
se enfiara dentro de um pneu
|
Depois de
sacudir a crina do cavalo,
|
e voltar
para casa devagar, devagar.
|
atirando
o fôlego pra lugar nenhum.
|
e subira
no mastro pra agitar a bandeira
|
De lugar
nenhum o fôlego caíra
|
por
perder o fôlego e saiu a procurá-lo.
|
PISTAS:
1.Sou o início do poema.
2.Tenho 3 verbos.
3.Possuo sete palavras.
4.Começo com um artigo e termino com um
substantivo.
5.Inicio com uma conjunção.
6.Termino com um substantivo que tem só uma sílaba.
7.Tenho a única onomatopeia.
8.Acabo com um pronome.
9.Finalizo com um verbo em que há um hiato.
10.Tenho um adjetivo com cinco sílabas.
11.Possuo um pronome que substitui a palavra
“fôlego”.
12. Repito um advérbio.
Bons estudos.
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