segunda-feira, 27 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO A e B PROF. LILIAN MONTEIRO


27/07/2020- Língua Portuguesa- Prof: LILIAN MONTEIRO 
6 ANO A e B

Bom dia 6 ANO A e B.
A semana do dia 27/07 a 31/07 é dedicada aos estudos intensivos (SEI). 
É muito importante vocês lembrarem dos estudos do 2 bimestre.
Leiam os textos com muita atenção mais de uma vez, após a leitura respondam as questões de Leitura e Interpretação no caderno de Português.

Atividade 1- Leitura do Texto: As pérolas

                          As pérolas
   Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava para isto.. Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas – disse Renata, confiante. E ativou a fabricação de doces, para esvaziar mais pacotes de açúcar. Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra pérola?  Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce.
   Envelheceu.
    A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar um pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola.  A mãe não quis devolvê-la a Renata, e disse: “Quem sabe se não aparecerão outras, e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana. (Carlos Drummond de Andrade)


1. Após ler atentamente o texto e responda às questões a seguir:
a)“Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola.”
 (   ) por acaso                               (    )  porque procurou
b).Com que finalidade Renata esvaziou mais pacotes de açúcar?
c).Depois disso os clientes de Renata começaram a reclamar e a devolver as encomendas. Por quê?
d) Que verbo no texto a indica que Renata passou a vida inteira esperando outra pérola?
(   ) encontrou                            (   )   fazia                  
 (   ) envelheceu                         (   )  desejou
e).O texto poderia ter outro final se a freguesa soubesse que Renata tinha encontrado uma pérola no meio do açúcar?

Atividade2
Façam a leitura do Quebra cabeça abaixo e escrevam o texto no caderno seguindo as pistas.
*Lembrem-se o texto tem que ter sentido. 


finalmente o menino o pode encontrar

em algum lugar onde, esbaforido

que de tão longe estupefato estourara: pum!

De tanto correr, um menino acabou

o fôlego descera correndo a ladeira

e depois se enfiara dentro de um pneu

Depois de sacudir a crina do cavalo,

e voltar para casa devagar, devagar.

atirando o fôlego pra lugar nenhum.

e subira no mastro pra agitar a bandeira

De lugar nenhum o fôlego caíra

por perder o fôlego e saiu a procurá-lo.


PISTAS:

1.Sou o início do poema.
2.Tenho 3 verbos.
3.Possuo sete palavras.
4.Começo com um artigo e termino com um substantivo.
5.Inicio com uma conjunção.
6.Termino com um substantivo que tem só uma sílaba.
7.Tenho a única onomatopeia.
8.Acabo com um pronome.
9.Finalizo com um verbo em que há um hiato.
10.Tenho um adjetivo com cinco sílabas.
11.Possuo um pronome que substitui a palavra “fôlego”.
12. Repito um advérbio.

Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...