8º ANO
CIÊNCIAS
Correções
(10/07) CONHECENDO OS SISTEMAS NERVOSO E ENDÓCRINO
1
- Quais partes compõe o SNC, Sistema Nervoso Central?
ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
2
- Qual o nome da célula que forma nosso sistema nervoso?
NEURÔNIO
3
- O sistema nervoso é dividido em duas partes, quais são elas?
(SNC) SISTEMA NERVOSO CENTRAL E (SNP) SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
4
- O que é reação luta-fuga? O que a desencadeia? Qual hormônio está envolvido
no processo?
NOSSO SISTEMA PERCEBE UM PERIGO E PRODUZ RESPOSTAS QUE VISAM
AUMENTAR A PROBABILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA NUMA SITUAÇÃO VISTA COMO PERIGOSA.BASICAMENTE
LUTAR OU FUGIR, MAS PODEM OCORRER VARIAÇÕES, ALGUMAS PESSOAS REAGEM NUMA CRISE
DE ANSIEDADE COM AGITAÇÃO, OUTRAS COM PARALISIA (“CONGELAM”), ENQUANTO OUTRAS
REAGEM COM UMA SENSAÇÃO DE AMOLECIMENTO E SENSAÇÃO DE QUASE DESMAIO. É
DESENCADEADA PRINCIPALMENTE PELA LIBERAÇÃO DO HORMÔNIO ADRENALINA.
5
- O que é um neurotransmissor?
NEUROTRANSMISSOR É UM MENSAGEIRO QUÍMICO QUE TRANSPORTA,
ESTIMULA E EQUILIBRA OS SINAIS ENTRE OS NEURÔNIOS, OU CÉLULAS NERVOSAS E OUTRAS
CÉLULAS DO CORPO.
6
- A ociticina é considerado o hormônio do amor...explique a razão e dê exemplos
de momentos do cotidiano em que é liberada. HORMÔNIO
PRODUZIDO PELO HIPOTÁLAMO E LIBERADO A PARTIR DA NEURO-HIPÓFISE NA CORRENTE
SANGUÍNEA. SÃO ENCONTRADOS RECEPTORES DE OCITOCINA EM CÉLULAS DE TODO O
CORPO.
ESSE HORMÔNIO EXERCE IMPORTANTES FUNÇÕES NO ORGANISMO E NAS
SENSAÇÕES DE PRAZER E AFETO. POR ESSE MOTIVO, TAMBÉM É CONHECIDO COMO
O “HORMÔNIO DO AMOR”.
JUNTO COM A DOPAMINA, A SEROTONINA E A ENDORFINA, A OCITOCINA
FAZ PARTE DO GRUPO CHAMADO DE “NEUROTRANSMISSORES DA FELICIDADE”. ELES POSSUEM
A FUNÇÃO DE AUMENTAR AS SENSAÇÕES DE BEM-ESTAR E DIMINUIR ESTRESSE, ANSIEDADE E
MELHORAR QUADROS DEPRESSIVOS.
-DURANTE A AMAMENTAÇÃO AUMENTA O VÍNCULO ENTRE MÃE E FILHO, MELHORA
AS RELAÇÕES SOCIAIS, ESTUDOS DEMONSTRAM QUE OCORRE LIBERAÇÃO DE OCITOCINA ATÉ
NA TROCA DE OLHARES ENTRE UM HUMANO E SEU CÃO, DAÍ A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR.
7
- O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de
sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por
vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as
questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia
e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a
glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência
das sensações citadas no texto.
a) SUPRA-RENAL E ADRENALINA.
b) Tireóide e adrenalina.
c) Tireóide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina
a) SUPRA-RENAL E ADRENALINA.
b) Tireóide e adrenalina.
c) Tireóide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina
8 - Leia o texto abaixo e responda as
questões:
a)
Alguém
já teve sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais
situações?
RESPOSTA PESSOAL
b)
O
que vocês acreditam que pode desencadear estas sensações em nosso
organismo?
NOSSO
SISTEMA PERCEBE UM PERIGO E PRODUZ RESPOSTAS QUE VISAM AUMENTAR A PROBABILIDADE
DE SOBREVIVÊNCIA NUMA SITUAÇÃO VISTA COMO PERIGOSA
c)
João
achou interessante o fato de após algum tempo seu organismo voltar ao que ele
considerava “normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após
eventos como o da história? Por quê? Como isso acontece?
QUANDO SUA SEGURANÇA NÃO ESTÁ MAIS EM RISCO O NOSSO CÉREBRO
ENTENDE QUE A SUPOSTA AMEAÇA PASSOU E INTERROMPE A RESPOSTA AO ESTRESSE
RETORNANDO O ORGANISMO AO EQUILÍBRIO.
(14/07) Mudanças da puberdade
1
- A adolescência é uma fase de transição. – Explique com suas palavras.
2
– O que é a puberdade? Quando ocorre seu início?
PUBERDADE É O PROCESSO QUE CONDUZ O CORPO HUMANO À
MATURIDADE SEXUAL, TORNANDO O INDIVÍDUO CAPAZ DE SE REPRODUZIR, É MARCADA COMO
UM PERÍODO DE INTENSAS MUDANÇAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS.
MENINAS – PODE OCORRER DOS 8 AOS 13 ANOS (APROXIMADAMENTE)
MENINOS – PODE OCORRER DOS 9 AOS 14 ANOS (APROXIMADAMENTE)
3
- Os hormônios, que vimos no sistema endócrino, provocam as mudanças na
puberdade.
-
Quais hormônios agem nas meninas e onde são produzidos?
ESTÍMULOS EMITIDOS PELO HIPOTÁLAMO LIBERAM FATORES HORMONAIS
GONADOTRÓFICOS, COM AÇÃO NA HIPÓFISE QUE LIBERA FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO
ESTIMULANTE) E LH (HORMÔNIO LUTEINIZANTE), ATUANDO SOBRE AS GÔNADAS.
NOS OVÁRIOS, O FSH INICIA O AMADURECIMENTO DAS CÉLULAS FOLICULARES, ESTIMULANDO A SECREÇÃO DE ESTRÓGENO QUE PROSSEGUIRÁ COM O DESENVOLVIMENTO DO FOLÍCULO. O LH PROMOVE AINDA MAIS A SECREÇÃO DE ESTRÓGENO, INDUZIDO A OVULAÇÃO, ROMPENDO O FOLÍCULO E LIBERANDO O OVÓCITO PRIMÁRIO.
NOS OVÁRIOS, O FSH INICIA O AMADURECIMENTO DAS CÉLULAS FOLICULARES, ESTIMULANDO A SECREÇÃO DE ESTRÓGENO QUE PROSSEGUIRÁ COM O DESENVOLVIMENTO DO FOLÍCULO. O LH PROMOVE AINDA MAIS A SECREÇÃO DE ESTRÓGENO, INDUZIDO A OVULAÇÃO, ROMPENDO O FOLÍCULO E LIBERANDO O OVÓCITO PRIMÁRIO.
-
Quais hormônios agem nOs meninOs e onde são produzidos?
ESTÍMULOS EMITIDOS PELO HIPOTÁLAMO LIBERAM FATORES HORMONAIS
GONADOTRÓFICOS, COM AÇÃO NA HIPÓFISE QUE LIBERA FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO
ESTIMULANTE) E LH (HORMÔNIO LUTEINIZANTE), ATUANDO SOBRE AS GÔNADAS.
NOS TESTÍCULOS O FSH ESTIMULA AS CÉLULAS DOS TUBOS SEMINÍFEROS A DESENCADEAREM O PROCESSO DE DIVISÃO MEIÓTICA PARA PRODUÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES, ENQUANTO O LH ESTIMULA AS CÉLULAS INTERSTICIAIS NA PRODUÇÃO DE TESTOSTERONA AFIRMANDO OS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS.
NOS TESTÍCULOS O FSH ESTIMULA AS CÉLULAS DOS TUBOS SEMINÍFEROS A DESENCADEAREM O PROCESSO DE DIVISÃO MEIÓTICA PARA PRODUÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES, ENQUANTO O LH ESTIMULA AS CÉLULAS INTERSTICIAIS NA PRODUÇÃO DE TESTOSTERONA AFIRMANDO OS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS.
4
- Quais mudanças esses hormônios promovem nos sexos masculino e feminino?
ASPECTOS GERAIS: ACELERAÇÃO NO CRESCIMENTO ÓSSEO LINEAR, DESENVOLVIMENTO
DAS CARACTERÍSTICAS SEXUAIS SECUNDÁRIAS, INTENSIFICAÇÃO DA ATIVIDADE HORMONAL, AMADURECIMENTO
DOS TESTÍCULOS E OVÁRIOS, AQUISIÇÃO DA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO.
MENINOS - AUMENTO DO VOLUME DOS
TESTÍCULOS, QUE PASSA DE 3 PARA 4 ML, PODENDO CHEGAR AOS 25 ML NO FINAL DA
PUBERDADE;
CRESCIMENTO DO PÊNIS A PARTIR DA
METADE DA PUBERDADE. NESSE PERÍODO, PODE SURGIR A POLUÇÃO NOTURNA, OU SEJA, A
EJACULAÇÃO INVOLUNTÁRIA DURANTE O SONO;
PUBARCA MASCULINA (CRESCIMENTO
DOS PELOS PUBIANOS);
ALTERAÇÃO DA VOZ;
PRESENÇA DE ACNE (ESPINHAS);
CHEIRO DE SUOR;
AUMENTO DA OLEOSIDADE NO CABELO
E NA PELE.
MENINAS - O PRIMEIRO SINAL É O
APARECIMENTO DO BROTO MAMÁRIO (TELARCA), UM NÓDULO NA REGIÃO DA ARÉOLA DA MAMA,
UM POUCO DOLORIDO AO TOQUE;
SURGIMENTO DOS PELOS PUBIANOS
(PUBARCA);
CRESCIMENTO DE PELOS NAS AXILAS,
GERALMENTE UM ANO APÓS OS PUBIANOS;
CHEIRO DE SUOR;
OCORRÊNCIA DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO (MENARCA).
5
- Explique o que leva os meninos a desenvolverem maior definição e força
muscular do que as meninas.
A PRESENÇA DO HORMÔNIO TESTOSTERONA EM MAIOR QUANTIDADE
6
- Qual a definição de menarca?
PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário