sexta-feira, 24 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 24-07

BOM DIA! BOM FINAL DE SEMANA!


          A aula de hoje será o termino das correções, observem os erros e aproveitem para revisar os conteúdos.

As respostas que eu coloco são exemplos , mas vocês podem colocar com as suas palavras.


17 de Julho


QUADRO
PERSONAGENS – CIGARRA, FORMIGA, ESQUILO           
EXEMPLO:
A cigarra passou o verão cantando-tocando, enquanto a formiga juntava seus grãos.
COMPLICAÇÃO – DESENROLAR DA FÁBULA
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir comida.
DESFECHO É O FINAL DA FÁBULA
A formiga então perguntou a ela:
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
E a formiga respondeu:— Muito bem, pois agora dance!
MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.
1.   Você gostou da fábula? Por quê? RESPOSTA PESSOAL
2.   O que mais lhe chamou atenção na história? RESPOSTA PESSOAL
3.     Em que outras situações da vida real vemos situações parecidas com a vivida pela formiga? RESPOSTA PESSOAL
4.     Que sugestão você daria para as “cigarras” que você conhece? E para as “formigas”? RESPOSTA PESSOAL
As fábulas são finalizadas com uma moral. Qual a moral desta fábula? Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.”
5.     O tempo em que ocorrem os fatos narrados é determinado? Presente do indicativo
6.     O narrador participa da história? Que marcas linguísticas o fizeram chegar à resposta dessa questão? Não, é uma mulher que conta e não participa.
7.      Identifique no texto: a) a fala do narrador (quem está contando a fábula); b) a fala da Formiga; (“e o que você fez todo o verão) c) a fala da Cigarra (eu cantei)
8.     A Prosopopéia ou Personificação está presente na fábula. Retire do desenho uma fala que representa esta figura de linguagem. 
QUALQUER FALA DE ANIMAL, POIA A PROSOPOPÉIA É DAS FALA AOS ANIMAIS E OBJETOS.


TAREFA

Após o término da correção faça um relato das suas dúvidas.

VAMOS REVISAR A FÁBULA?

A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc. Por meio dessas características, as personagens movimentam-se e a história desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.
ESTRUTURA DA FÁBULA
  • no início, apresentamos as personagens e a situação;
  • depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação;
  • por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
As temáticas são variadas e ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia.
·         Exemplos
A lebre e a tartaruga
A rã e o touro
O leão e o rato

FAZ PARTE DA FÁBULA AS FIGURAS DE LINGUAGEM
ONOMATOPÉIA – FALAS AOS ANIMAIS

SENTIDO CONOTATIVO – SENTIDO FIGURADO


TAREFA

PESQUISE AS 3 FÁBULAS E ESCREVA A MORAL DA HISTÓRIA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...