A aula de hoje será o termino das correções, observem
os erros e aproveitem para revisar os conteúdos.
As respostas que eu coloco são exemplos , mas vocês podem
colocar com as suas palavras.
17 de Julho
QUADRO
PERSONAGENS – CIGARRA, FORMIGA, ESQUILO
EXEMPLO:
A
cigarra passou o verão cantando-tocando, enquanto a formiga juntava seus grãos.
COMPLICAÇÃO – DESENROLAR DA FÁBULA
Quando
chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir comida.
DESFECHO É O FINAL DA FÁBULA
A formiga então
perguntou a ela:
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
E a formiga respondeu:— Muito bem, pois agora dance!
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
E a formiga respondeu:— Muito bem, pois agora dance!
MORAL DA HISTÓRIA:
Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a
zombaria das formigas.
1. Você
gostou da fábula? Por quê? RESPOSTA PESSOAL
2. O
que mais lhe chamou atenção na história? RESPOSTA PESSOAL
3. Em
que outras situações da vida real vemos situações parecidas com a vivida pela
formiga? RESPOSTA PESSOAL
4. Que
sugestão você daria para as “cigarras” que você conhece? E para as “formigas”?
RESPOSTA
PESSOAL
As fábulas são
finalizadas com uma moral. Qual a moral desta fábula? Trabalhemos
para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das
formigas.”
5. O tempo em que
ocorrem os fatos narrados é determinado? Presente do indicativo
6. O narrador participa
da história? Que marcas linguísticas o fizeram chegar à resposta dessa questão? Não, é uma
mulher que conta e não participa.
7. Identifique no
texto: a) a fala do narrador (quem está contando a fábula); b) a fala da
Formiga; (“e o que você fez todo o verão) c) a fala da Cigarra (eu cantei)
8. A Prosopopéia ou
Personificação está presente na fábula. Retire do desenho uma fala que
representa esta figura de linguagem.
QUALQUER
FALA DE ANIMAL, POIA A PROSOPOPÉIA É DAS FALA AOS ANIMAIS E OBJETOS.
TAREFA
Após o término da correção faça um relato das suas
dúvidas.
VAMOS
REVISAR A FÁBULA?
A fábula é uma narrativa
de caráter ficcional e que usa a alegoria para
construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem
características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a
astúcia etc. Por meio dessas características, as personagens movimentam-se e a
história desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.
ESTRUTURA DA FÁBULA
- no início, apresentamos as personagens e a situação;
- depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam
em torno de uma situação;
- por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos
leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto
geralmente.
As temáticas são variadas e
ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a
força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia.
·
Exemplos
A lebre e a tartaruga
A rã e o touro
O leão e o rato
FAZ PARTE DA FÁBULA
AS FIGURAS DE LINGUAGEM
ONOMATOPÉIA – FALAS AOS
ANIMAIS
SENTIDO CONOTATIVO –
SENTIDO FIGURADO
TAREFA
PESQUISE AS 3 FÁBULAS
E ESCREVA A MORAL DA HISTÓRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário