terça-feira, 28 de julho de 2020

Práticas Experimental 9 ano A Prof. Lilian

28/07/2020 PRÁTICA EXPERIMENTAL 9 ANO A 

PROF. LILIAN MONTEIRO

Bom dia  9 ANO A

Estamos na semana de Estudos Intensivos (SEI).
Na aula de hoje vocês irão praticar a leitura e a interpretação de texto seguindo algumas dicas!

A leitura e interpretação de texto é muito importante no processo de aprendizagem em todas as disciplinas e muitas vezes vocês sabem o conteúdo, mas não conseguem interpretar os textos. Para melhorarem seus estudos é necessário seguirem algumas dicas no texto abaixo:

Dicas de Interpretação de texto
1. Leia todo o texto pausadamente
O primeiro contato com o texto é muito importante. Leia devagar e sem interromper a leitura.

2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado

Agora que você já sabe qual é o assunto, na segunda leitura você dará início a uma fase mais detalhada. Na existência de palavras desconhecidas, anote em um rascunho ou sublinhe no próprio texto.

3. Separe os parágrafos do texto e releia um a um fazendo o seu resumo

Separe o texto em parágrafos. À medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu.
A partir daí você está exercitando a sua capacidade em compreender a leitura.
Resuma aquilo que leu. Agregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.

4. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda

Ler pode ser uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas sobre ele e respondendo, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados.
Nesse momento você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para entender.

5. Questione a forma usada para escrever

Questione o motivo pelo qual o autor usou determinada forma para se expressar. Qual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo?
E a palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?

6. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor

Assinale as ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu.
No final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.

Atividade de Leitura e Interpretação do texto
1. Fazer a leitura dos textos
2. Agora faça a leitura do texto: Os Miseráveis e utilize as dicas de interpretação.
3. Escreva com suas palavras qual foi a sua interpretação do texto.
-Identifique os personagens e faça uma reflexão sobre a vida de cada um.



Os Miseráveis.

‎Vítor nasceu… no Jardim das Margaridas.
Erva daninha, nunca teve primavera.
Cresceu sem pai, sem mãe, sem norte, sem seta.
Pés no chão, nunca teve bicicleta.
Já Hugo, não nasceu, estreou.
Pele branquinha, nunca teve inverno.
Tinha pai, tinha mãe, caderno e fada madrinha.
Vítor virou ladrão, Hugo salafrário.
Um roubava pro pão, o outro, pra reforçar o salário.
Um usava capuz, o outro, gravata.
Um roubava na luz, o outro, em noite de serenata.
Um vivia de cativeiro, o outro, de negócio.
Um não tinha amigo: parceiro.
O outro, tinha sócio.
Retrato falado, Vítor tinha a cara na notícia,
enquanto Hugo fazia pose pra revista.
O da pólvora apodrece penitente, o da caneta
enriquece impunemente.
A um, só resta virar crente, o outro, é candidato a presidente.
Sérgio Vaz

                                                                         Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...