Prof: LILIAN MONTEIRO
Bom dia 6 ANO A e B.
Hoje é o último dia do 2 Bimestre. As
aulas continuam on-line e não sabemos quando iremos retornar. Tudo é muito novo
e nunca passamos por uma situação assim.
Sobre a fala de muitos que o ano
está perdido, eu como professora não concordo, não vejo como perdido pessoas
que se esforçam e se dedicam para aprender diante de todas as dificuldades. O
número de participação está longe do que eu espero, mas para quem está
realizando e participando deixo aqui o meu agradecimento e gratidão.
Quero agradeçer a todos os
responsáveis que estão auxiliando, que se dedicaram e mesmo com dificuldades
não desistiram.
No 3 Bimestre conto com a
participação de todos e ainda estou recebendo as lições.
Na aula de hoje continuamos com a semana dedicada aos estudos intensivos (SEI) 27/07 a 31/07.
Vamos rever o gênero
textual bilhete e carta. Leiam os textos e prestem atenção nas características e na
estrutura dos dois gêneros textuais e como é importante utilizar esses recursos
na sua comunicação do seu dia a dia. Enviem bilhetes para seus familiares,
podem enviar via watsapp para os que estão longe, para os que moram com você, podem
escrever no papel. Outra sugestão é escreverem uma carta. Me enviem as fotos na
semana que vem (Quinta-feira 06/07/2020)
Tenham todos um ótimo final de
semana.
Exercícios
Leia atentamente os textos abaixo e copiem o enunciado, questões e não esqueçam de organizarem o caderno por data *_*
Texto 1
Betânia, No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe.
Vamos sair Mais ou menos às
treze horas. Você quer vir com a gente?
Beijos, Lorenna. |
Texto 2
BILHETE Se tu me amas, ama-me baixinho Não o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim! Se me queres, enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda... (Mário Quintana) |
1) Como já é do seu conhecimento, o bilhete é uma mensagem curta enviada para alguém. Qual dos dois textos é verdadeiramente um bilhete? Justifique sua resposta.
2) Você deve ter observado que o texto 2, embora tenha o título de “bilhete”, não apresenta elementos fundamentais deste gênero. Que elementos são esses?
3) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 1? E do texto 2?
4) Vamos
praticar mais um pouco? Abaixo, você vai ler duas propostas para realização
de bilhetes. Elabore
dois bilhetes segundo as orientações:
A) Sábado é
dia de seu aniversário e você esqueceu de convidar uma colega de sua
classe. Faça
um bilhete convidando-a para sua festa. Diga onde, quando e que horas
vai ser. Use a
linguagem informal (linguagem do seu dia a dia), pois ela é sua amiga.
B) Você
gostaria de fazer um pedido para diretora da escola (pode ser algo para
utilizarmos quando retornarmos as aulas). Use a linguagem formal, pois vocês
não têm
intimidade.
Seja educado.
Leia o texto abaixo:
Uma história emocionante aconteceu
numa escola em Cruzília, no Sul de Minas Gerais. Como acontece todo ano, os
pais contribuem com R$ 3 para ajudar na lembrancinha de Páscoa das crianças que
não têm condições de comprar nada. O valor não é obrigatório e cada um
contribui com o que pode. Assim sendo, as crianças, entre 8 e 9 anos,
entregaram o que tinham para a professora do quarto ano. Foi então que ela
recebeu um bilhete com o recadinho de uma das alunas. O bilhete dizia: “Tia,
três reais são meus e os outros três são para alguma criança que não tiver
dinheiro para pagar”.
5) A criança conseguiu sensibilizar a professora com esse texto? Por quê?
6) A criança foi capaz de empregar características própria do gênero usado.
5) A criança conseguiu sensibilizar a professora com esse texto? Por quê?
6) A criança foi capaz de empregar características própria do gênero usado.
Identifique: destinatário, remetente,
a informação
e o
argumento
7) Leia a Carta abaixo e escreva uma carta para alguém que gosta ( pode ser um amigo, um familiar e não esqueçam de utilizar a estrutura do gênero textual carta)
7) Leia a Carta abaixo e escreva uma carta para alguém que gosta ( pode ser um amigo, um familiar e não esqueçam de utilizar a estrutura do gênero textual carta)
-Podem fazer a
leitura do livro (página 25 até a 33) com os exemplos e explicações já
estudados.
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário