sexta-feira, 31 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 31/07

BOM DIA!

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS!

O CMSP REVISOU NO DIA 28 DE JULHO TIPOLOGIA INJUNTIVA E HOJE VAMOS FALAR SOBRE O TEMA.

VIMOS ANTERIORMENTE MUITOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO: FÁBULA, CONTO, NOTÍCIA E MAIS.

NOS GÊNEROS TEXTUAIS, TEMOS OS TIPOS TEXTUAIS COMO:  texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

QUER REVER O VÍDEO NO YOUTUBE?



TEXTO DESCRITIVO - O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc, e se utilizam de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações no texto.

  1. Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor.
  2. Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.
  • Gêneros textuais descritivos: currículo e anúncio de classificados.
TEXTO INJUNTIVO O texto Injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo. 

  • Gêneros textuais injuntivos: carta aberta e texto prescritivo, regulamento, propaganda, receita culinária, bula de remédio e manual de instruções.
NOS TIPOS TEXTUAIS PODEMOS USAR VERBOS NO IMPERATIVO

 A ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).
EXEMPLO:
  • Pare com essa brincadeira.

ENTENDEU? VAMOS TREINAR?

TAREFA

LEIA O TEXTO:

Disponível em: adotação.blogspot.com.br.

Questão 1 – Identifique o gênero do texto e o objetivo a que se presta, tendo em vista a forma com que foi construído:

Questão 2 – “FAÇA UM ANIMAL FELIZ! ADOTE!”. O tom dessa sequência, criado pelo imperativo, é o de:
a) ordem
b) conselho
c) intuição
d) apelo

Questão 3 – Na parte de apresentação da “Lua”, nota-se a presença de sequências:
a) narrativas
b) descritivas
c) argumentativas
d) injuntivas 


LEIA A RECEITA

INGREDIENTES


1 Leite Condensado (lata ou caixinha) 

2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de chocolate granulado

MODO DE PREPARO:


1
Em uma panela, coloque o Leite MOÇA com o Chocolate em pó e a manteiga.
2
Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).
3
Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
4
Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
DICA:
- Símbolo da culinária brasileira, o Brigadeiro tradicional é enrolado e coberto com chocolate granulado.

Questões:
1. Identifique a finalidade comunicativa da receita e o público que se intenciona atingir: 
2. Releia este trecho, observando os verbos sublinhados. Identifique a ideia expressa por eles:

Misture bem e leve ao fogo baixo"
a) ordem
b) conselho
c) intuição
d) apelo

3. Pode-se afirmar que o gênero receita culinária compõe-se de sequência textuais dos tipos:
a) descritivo e argumentativo.
b) expositivo e injuntivo.
c) expositivo e narrativo.
d) descritivo e injuntivo.

4 .Releia a apresentação da receita do brigadeiro. Em seguida, cite os adjetivos utilizados para qualificá-lo e explique o objetivo da referida apresentação da receita.

DÚVIDAS? - ESTOU NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO
BONS ESTUDOS E EXCELENTE FINAL DE SEMANA!

PRÓXIMA SEMANA - 3° BIMESTRE










Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...