quarta-feira, 19 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 6° B - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - PROFESSORA DEBORA - 19/08

 BOM DIA!   

NA AULA DE HOJE VAMOS CONTINUAR A APRENDIZAGEM COM O TEMA FOLCLORE, LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

LEIA O TEXTO ABAIXO:

A vitória-régia


 Era uma noite de luar. As estrelas brilhavam no céu como diamantes. E a lua iluminava a terra com seus raios prateados. Um velho cacique contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo. Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza. Um dos curumins que o ouviam, perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:

— Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a lua. Não sabiam? A lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce à terra para se casar com uma índia. Aquela estrela que estão vendo é Nacaíra, a índia mais formosa da tribo dos Maués. A outra é Janã, a flor mais graciosa da tribo dos Aruaques. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu , há muitos anos, em nossa tribo.

Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá. Sabendo que a lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.

Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava admirando a lua com seus raios prateados. Às vezes, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a lua com seus braços. Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.

Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago. Viu nele, refletida, a imagem da lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.

Então a lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a lua ilumine sua corola rosada.

Sabem qual flor é essa? É a vitória-régia!

 SANTOS, Theobaldo Miranda. Lendas e mitos do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

VAMOS  ÀS QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

Questão 1 – Quem conta a lenda e por qual motivo o fez?

Questão 2 – A lenda tem por finalidade explicar o surgimento:

a) das estrelas

b) da lua

c) da tribo dos aruaques

d) da vitória-régia

 Questão 3 – Pode-se inferir sobre o gênero “lenda”, exceto:

a) Há o predomínio na lenda de sequências narrativas.

b) Explica-se o surgimento de algo à luz da ciência.

c) Trata-se de um texto que faz parte da tradição popular.

d) Utiliza-se uma linguagem mais poética na construção da história.

 Questão 4 – Relacione o ser à característica a ele atribuída:

1. Lua                                                                   ______ bravos

2. Cacique                                                            ______ bela

3. Índia Naiá                                                         ______ graciosa

4. Índia Nacaíra                                                    ______ velho

5. Jovens de nossa tribo                                      ______ bonita

6. Índia Janã                                                         ______ forte          

7. A flor vitória-régia                                             ______ formosa

 Questão 5 –  Identifique a ideia expressa, no contexto da lenda, pelas palavras sublinhadas a seguir:

a) “Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza”.

Exemplo:ideia expressa de adição.

b) “Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.”

c) “Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la”.

Questão 6 – Observe a obra da Tarsila do Amaral:

AMARAL, Tarsila. A Cuca. 1924. Óleo sobre a tela, 73 cm x 100 cm. Col. Museu de Grenoble (França)

a) A Cuca retratada parece assustadora?
b) Os outros bichinhos lembram seres reais ou da imaginação?

Leia as afirmações acerca dessa imagem:

I – Traz linguagem verbal e não verbal na sua composição.

II – Utiliza regionalismos nas imagens dos personagens.

III – Vale-se de linguagem não verbal.  

c) Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à pintura:

a) I

b) I e II

c) II e III

d) I e III

e) I, II e III

Justifique sua resposta:

d) Retire do texto 3 palavras-chave.


Dúvidas? me chame no whats

Terminou? envie no privado

Bons estudos!

Na próxima semana estaremos de férias. Descanse e quando retornar, coloque tudo em dia!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...