sexta-feira, 21 de agosto de 2020

9º ANO CIÊNCIAS Teorias Evolucionistas – CHARLES DARWIN

9º ANO

CIÊNCIAS

Teorias Evolucionistas – CHARLES DARWIN


Um pouco da história de vida de Charler Darwin...(1809-1882)

Desde pequeno Darwin demonstrou afinidade com as ciências naturais e não foi o primeiro em sua família a falar sobre evolução, ou seja, que os seres vivos podem sofres transformações ao longo do tempo, seu avô, Erasmus Darwin.

Ele pertencia a uma família tradicional inglesa, o pai era médico e almejava para o futuro de Charles também a medicina, que chegou a iniciar os estudos, porém, não era o que ele queria para si mesmo. Para reforçar o afastamento da medicina, historiadores referem que cirurgias experimentais realizadas na época, principalmente em crianças e sem anestesia, deixaram Darwin horrorizado.

Contou ao pai sobre a desistência da medicina quase um ano depois, foi então estudar para ser sacerdote, onde se influenciou e se aprofundou na área das ciências naturais.

Nessa época, além de ser esforçado nos estudos, e ele era, isso não bastava. Para se destacar também deveria ter recursos, os quais ele tinha, vinha de família abastada, e soube aproveitar essa condição. (Lembrando Mendel, que não possuía esse “poder”).

Charles Darwin fez parte de uma expedição num navio que anunciou que daria a volta ao mundo com objetivos cartográficos. Dentro do navio montou uma área de estudos com praticamente uma biblioteca bem variada. Nos dias de hoje, diríamos que ele foi como o cientista da expedição.

O navio chamava-se Beagle, registros da viagem relatam que a duração da expedição foi de aproximadamente 5 anos, (+- 3anos e 3 meses em terra, coletando dados e fazendo pesquisas) e 1 ano e 6 meses em movimento no mar).

A rota do Beagle começou na Inglaterra no dia 10 de fevereiro de 1831 e teve cerca de 20 paradas. Passou pelo Brasil - em Salvador e Rio de Janeiro -, depois foi para o Uruguai, Montevidéu, Argentina, Patagônia no Chile e Ilha Galápagos, que pertence ao Equador. Em seguida foi para o Haiti, passou pela Nova Zelândia, Austrália e África. Depois desse percurso, ele retornou à Bahia e seguiu para a Inglaterra. Nessa jornada Darwin viu que há muita diversidade de meio ambiente e que cada lugar tem suas características, tanto na vegetação, quanto na fauna e flora.




Quando o navio chegou ao Rio de Janeiro, outro naturalista do navio não quis mais seguir viagem, então Darwin, com apenas 22 anos, assumiu o cargo sozinho. Como isso, ele pode coletar amostras, pesquisar e conversar com as pessoas nativas para obter todas as informações sobre os locais que passava. Durante a viagem Darwin conseguiu coletar 1.529 espécies fósseis, 3.907 espécimes preservados e um diário de 770 páginas no qual registrava tudo que observava.

 À medida que coletava materiais, o naturalista já enviava à Inglaterra para seus amigos pesquisadores realizarem a identificação. Se encontrava um mamífero, mostrava para um especialista da área, se fosse uma planta enviava a outro.

Darwin se encantou com  as florestas atlânticas brasileiras e se assustou com o tratamento escravagista, um fato curioso relatado em sua biografia foi ao tentar coletar uma espécie de flor e tocar no escravo que remava o barco, esse automaticamente largou os remos, entrelaçou os dedos das mãos e abaixou a cabeça, Darwin, sem entender, ao procurar saber a atitude do escravo teve a explicação que ao ser tocado, um escravo devia se preparar para apanhar sem reagir, ou iria para o tronco ser açoitado. Ele repudiou esse condicionamento.

 

Conclusões da viajem:

Existem variações nas espécies.

- Ex: a própria espécie humana, cada lugar do mundo que aportavam, as características locais apresentavam-se diferentes. Todos os seres vivos apresentam variantes. Hoje, temos a internet, mas naquela época era novidade ter acesso a esse tipo de informação.

Muitos nascem e poucos sobrevivem.

- alguns animais tem muitos filhotes pois parte da prole está condenada a morrer cedo, então o investimento é em quantidade.

O tamanho das populações permanecem estáveis.

- mesmo com muitas mortes em algumas espécies, as populações se mantém constantes.

Existe “luta” pela sobrevivência.

- Percebeu a existência de disputa por recursos, espaço, alimentação, reprodução, enfim, o necessário para se manter vivo

O mais apto sobrevive.

Nem sempre é o mais forte, mas é aquele que apresenta uma característica onde vais sobreviver e passar essa característica para a sua prole.

Resultado - A persistência do mais apto (seleção natural), o indivíduo com características mais adaptadas ao meio, sobrevive.

Nas ilhas Galápagos:

Estudou várias espécies, vamos destacar os tentilhões


Observou que apresentavam bicos diferentes de acordo com a alimentação, isso mostrou que possuíam um ancestral comum com algumas variações em relação aos bicos.

 

ATENÇÃO!!!!! DARVIN NUNCA DISSE QUE O HOMEM VEIO DO MACACO!!!

DARVIN DEFENDEU A ANCESTRALIDADE COMUM.


Os pontos de encontro das linhas mostram onde estava o ancestral comum aos dois que divergiram, por exemplo, no ponto de encontro entre o chimpanzé e o homem, existiu um ancestral que por motivos diversos, durante milhões de anos, apresentou mudanças diferentes e para um ponto evoluiu até o ser humano e para o lado oposto, apresentou variações que culminaram no chimpanzé, mas não existe uma linha que ligue o chimpanzé diretamente ao homem.

 

O que Charles Darvin não soube explicar???

Como surgem as espécies?

Como são transmitidas as variações nas espécies?

 

 

 

 


Primeira edição do livro “A ORIGEM DAS ESPÉCIES”

Em 1859, Darwin escreveu o livro “A Origem das espécies”, em que explica como chegou à Teoria da Evolução. Cada local que poderia servir de exemplo foi detalhado no livro para evitar contestação. Quando foi lançado, em poucas horas todos os exemplares se esgotaram.

Outra frase nunca dita por Charles Darwin, ele nunca se declarou ateu, em sua biografia declarou: Deus, sua “Sobre meus pensamentos religiosos, a ninguém possa interessar senão a mim mesmo.” E ainda reforçou, “Não me parece haver nenhuma incompatibilidade entre a aceitação da teoria evolucionista e a crença em Deus”.

ATIVIDADES:

 

 

1 - A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e macacos:

a) são da mesma espécie.

b) adquiriram características durante a sua vida e transmitiram aos seus descendentes.

c) sofreram mutações que levaram à transformação da espécie.

d) possuem um ancestral comum.

e) apresentam o mesmo material genético.

 

2 - Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta

a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

 

 

3 - A IMAGEM ABAIXO EXPLICA AS TEORIAS DE CHARLES DARWIN? EXPLIQUE.


 

 

4 - Quais foram as conclusões da viajem no Beagle?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...