quinta-feira, 20 de agosto de 2020

20/08/2020- PORTUGUÊS 6 ANO A e B

20/08/2020- Língua Portuguesa-Prof: LILIAN MONTEIRO - 6 ANO A e B Boa tarde 6 ano A e B.


Na aula de hoje concluiremos o gênero textual: Teatro.
Agora vocês irão produzir na casa de vocês um teatro na caixa para contar a história.
Usem a criatividade. O intuito principal é vocês utilizarem materiais que tem em casa, recicláveis, caixa de sapato, papelão, etc…
Na semana que vem iremos ter uma semana de descanso e aguardo a devolutiva dessa atividade no dia 31/08/2020 (segunda-feira)


Agora vocês irão produzir na casa de vocês um teatro na caixa para contar a história.
Usem a criatividade. O intuito principal é vocês utilizarem materiais que tem em casa, recicláveis, caixa de sapato, papelão, etc…
Na semana que vem iremos ter uma semana de descanso e aguardo a devolutiva dessa atividade no dia 31/08/2020 (segunda-feira)Exercícios
1. Fazer a leitura do texto.
-Observem na caracterização de cada personagem e o espaço onde acontece a história (cenário).
-Mudem a voz de acordo com a fala do personagem e o narrador.

2-Produção de um teatro na caixa ou papelão.
-Utilizem as dicas e o vídeo da aula anterior para produção do teatro.
-Façam a encenação do texto utilizando os personagens produzidos por vocês.
-Podem utilizar palitos, criar os personagens com papel e pintar.
Vou deixar algumas imagens de exemplos.

3.Apresentação e envio.
Queria muito estar com vocês, mas mesmo distantes é possível nos comunicarmos através das tecnologias disponibilizadas não é mesmo?
-Enviem fotos, vídeos curtos (escolham uma cena da história).
-Irei receber as atividades no dia 31/08/2020.
-Vou postar as fotos dos teatros realizados por vocês aqui no blog.
-Caprichem!


Vou deixar o link disponível para fazerem a leitura do texto completo:


Para realizarem essa atividade vou deixar o link das aulas do dia 14 e 17 que são sobre o gênero textual teatro.


Continuação do texto:
8ª CENA:

Pedrinho: (acordando) O que foi isso?
Visconde: Acho que a mágica da Cuca se desfez. Estamos livres para encontrar o tesouro novamente, vamos.
Pedrinho: Vamos. (saem)

9ª CENA:

Emília: (aparecendo) Eu não disse que dava certo.
Narizinho: E deu. O que vamos fazer agora?
Emília: Vamos seguí-los de longe, para que possamos Ter certeza de que tudo vai dar certo.
Narizinho: Então vamos.

10ª CENA:

Dona Benta: A boneca Emília junto com a Narizinho foram, então, atrás de Visconde e Pedrinho. A Cuca mais o Saci chegaram onde estava guardado o grande tesouro. (Um grande coração pintado em forma de porta)
Cuca: Será que é aqui?
Saci: Deve ser, é tudo tão estranho.
Cuca: Vamos abrir então. Vá e abra a porta primeiro.
Saci: Eu não, vai você. É você quem é a mais poderosa aqui.
Cuca: Se você não abrir, o trato está desfeito. E pode esquecer a metade de tudo.
Saci: Mais isso não é justo.
Cuca: É justíssimo.
Saci: Eu vou, mas se alguma coisa acontecer comigo eu ... eu...
Cuca: Você não vai fazer nada. Certo.?
Saci: Então lá vou eu. (quando ele põe a mão na porta, explode algo e sai uma fumaça de dentro, e ele leva um grande choque) Ái. (salta longe)
Cuca: Você é muito mole. (Vai abrir a porta, fica grudada, e uma luz forte fica por trás dando efeito de choque.) Me tira daqui, me tira daqui. ( O saci puxa ela para trás e os dois caem)
Saci: Isso não vai dar certo. Acho que eu vou me embora.
Cuca: Não vai não, fica aqui. Quando os dois chegarem, se eles conseguirem abrir a porta e pegar o tesouro, nós tomaremos e fugimos daqui, certo.
Saci: Então vamos nos esconder. (saem)

11ª CENA:

Pedrinho: (entrando) Veja, chegamos.
Visconde: Que coisa maravilhosa. Isso é muito bonito, não é mesmo crianças?
Pedrinho: Eu também acho. Vamos abrir logo e voltar para casa, a dona Benta deve estar muito preocupada com a gente.
Visconde: As Honras são todas suas. Fique a vontade.
Pedrinho: (Abre então a porta, sai uma luz for lá de dentro, pedrinho encontra apenas um anel) Só tem esse anel aqui. Onde está o tesouro?
Visconde: O tesouro está dentro do seu coração. E você acaba de abri-lo para todos nós aqui. De agora em diante nessa história, você tem o poder de transformar as pessoas más em pessoas boas. Mas a principal missão é...
Emília: (entrando) Transformar a Cuca numa Crocodila boa.
Narizinho: E fazer com que a paz reine nesse sítio seja prá sempre.

12ª CENA:

Cuca: (entrando) Então quer dizer que vocês querem me transformar numa coisa boa, de bom coração? Nunca, ouviram? Isso nunca vai acontecer. E esse tesouro me pertence.(pega da mão de pedrinho). Agora serei muito poderosa.
Emília: Não será não. O desejo de Pedrinho já está gravado nos poderes deste anel.
Cuca: Não é possível, eu não consigo mais fazer maldades, o que está acontecendo comigo?
Visconde: De hoje em diante, nessa história, você será uma ótima crocodila. Amiga de todos, e só fará o bem.
Saci: E eu também?
Emília: Você nunca foi maldoso. Apenas brincalhão. Fará apenas brincadeiras boas de agora em diante.
Visconde: Parabéns Cuca. Você agora é uma das nossas.
Cuca: Eu não acredito numa coisa dessas. Eu boazinha. Só aqui nessa história mesmo.
Visconde: E todos nós deveríamos ser assim por toda a vida, e em todas as histórias. Porque só a bondade transforma corações.
Dona Benta: E assim termina essa história. Mais uma do Sítio do Pica pai amarelo.


FIM

Sugestões:
Personagens do sítio do pica-pau amarelo e teatro na caixa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...