14/08/2020- Língua
Portuguesa-
Prof: LILIAN MONTEIRO - 6 ANO A e B
Bom dia 6 ano A e B.
Na aula de hoje vocês
irão aprender sobre o gênero textual teatro
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles
produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia
ou prosa.
Você já deve ter assistido a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou em algum momento da sua vida,
não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia.
Quais são as características de um texto
teatral?
O texto teatral
assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se
constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre
ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência iniciada com a introdução,
complicação, climax e desfecho.
Exercícios
Agora façam a leitura
do texto abaixo, é um texto teatral conhecido e o episódio é: Busca ao Tesouro.
Leiam com atenção e
observem as características do gênero teatral.
Busca Ao Tesouro
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia!
(ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou
aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de
um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns
problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa
história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em
sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho,
acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê?
(acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a
boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca
Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir.
(deita-se)
Emília: Será que eu
vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom,
pra eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima
e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ai, doeu
sabia!
Emília: Você não
pediu?
Pedrinho: Pedi, mas
não precisava exagerar.
Emília: E então, está
preparado?
Pedrinho: Preparado
pra quê?
Emília: Preparado
para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro?
Que tesouro?
Emília: O que você
vai procurar.
Pedrinho: Mas é
necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você
foi o escolhido.
Pedrinho: Essa
história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus
superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho,
então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada
a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho,
descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba,
mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?
Visconde: (entrando)
Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?
Pedrinho: Não sei.
Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram
as pistas.
Visconde: Que tesouro
é esse?
Pedrinho: Não sei te
informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir
com você?
Pedrinho: Eu acho que
pode.
Visconde: Então vamos
por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como
que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis
que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo.
Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer
dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo
que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E
como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a
Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir,
preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O
que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um
grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não
podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu?
Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a
metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um
grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar
a minha aparência... Então eu vou.
(Monteiro Lobato)
Responda os
exercícios no caderno:
1. Você já assistiu
alguma peça de teatro? Deixe aqui seu comentário.
2. Que personagens
atuam nessas cenas no texto acima?
3. Qual era a grande
missão de Pedrinho?
4. Quem se oferece para
ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?
5. Por que Dona Cuca
também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la?
Por quê?
6. As frases entre
parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?
7. No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é
o efeito do ponto de exclamação?
8. Releia o texto e
identifique dois exemplos em que o ponto de interrogação indica que o
personagem espera a resposta para a sua pergunta?
9. Identifique no texto
e identifique um trecho em que o ponto de interrogação indica apenas uma
dúvida, um questionamento do personagem, sem esperar uma resposta do seu
interlocutor?
10. O que indicam as
reticências empregadas no texto?
Atividade 2
Agora vocês irão
fazer a leitura do texto de uma forma bem legal!
Identifique os
personagens e criem formas de representá-los, podem ser através de bonecos, (desenhados
e colados no lápis ou no palito, objetos que pode representá-los, usem a criatividade).
Agora faça a leitura do texto encenando com os personagens criados por vocês.
Na semana que vem iremos dar continuidade aos estudos sobre teatro e vocês irão criar personagens com materiais recicláveis *_*
Vou deixar o link abaixo do texto completo para leitura:
Agora faça a leitura do texto encenando com os personagens criados por vocês.
Na semana que vem iremos dar continuidade aos estudos sobre teatro e vocês irão criar personagens com materiais recicláveis *_*
Vou deixar o link abaixo do texto completo para leitura:
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário