sexta-feira, 14 de agosto de 2020

14/08/2020- PORTUGUÊS 6 ANO A e B


14/08/2020- Língua Portuguesa- 
Prof: LILIAN MONTEIRO - 6 ANO A e B


       Bom dia 6 ano A e B.

   Na aula de hoje vocês irão aprender sobre o gênero textual teatro
   O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa.
Você já deve ter assistido a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou em algum momento da sua vida, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia.
   
   Quais são as características de um texto teatral?
O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência iniciada com a introdução, complicação, climax e desfecho.




Exercícios
Agora façam a leitura do texto abaixo, é um texto teatral conhecido e o episódio é: Busca ao Tesouro. 
Leiam com atenção e observem as características do gênero teatral.

Busca Ao Tesouro

1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.

Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)

Pedrinho: Ai, doeu sabia!

Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.

Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado pra quê?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido.

Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

2ª CENA

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?

Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse?

Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

Pedrinho: Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?

Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?

Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
(Monteiro Lobato)


Responda os exercícios no caderno:
1. Você já assistiu alguma peça de teatro? Deixe aqui seu comentário.

2. Que personagens atuam nessas cenas no texto acima?

3. Qual era a grande missão de Pedrinho?

4. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?

5. Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?

6. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?

7.  No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de exclamação?

8. Releia o texto e identifique dois exemplos em que o ponto de interrogação indica que o personagem espera a resposta para a sua pergunta?

9. Identifique no texto e identifique um trecho em que o ponto de interrogação indica apenas uma dúvida, um questionamento do personagem, sem esperar uma resposta do seu interlocutor?

10. O que indicam as reticências empregadas no texto?

Atividade 2
Agora vocês irão fazer a leitura do texto de uma forma bem legal!
Identifique os personagens e criem formas de representá-los, podem ser através de bonecos, (desenhados e colados no lápis ou no palito, objetos que pode representá-los, usem a criatividade).
Agora faça a leitura do texto encenando com os personagens criados por vocês.
Na semana que vem iremos dar continuidade aos estudos sobre teatro e vocês irão criar personagens com materiais recicláveis *_*


Vou deixar o link abaixo do texto completo para leitura:

Bons estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...