BOM DIA! BOA SEMANA! BONS ESTUDOS!
ESTA É A SEMANA DO FOLCLORE, LEMBRAM?
VAMOS RELEMBRAR O QUE É?
LEIA O SIGNIFICADO DO FOLCLORE:
FOLCLORE
São as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração.
As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.
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É BEM CURTINHO!
O que é Leitura?
Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.
A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.
O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.
O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.
Para quem deseja ler com maior rapidez e absorver o máximo de conteúdo, a leitura dinâmica é um método recomendado. As diferentes técnicas de leitura incluem a leitura em blocos, ampliando o ângulo de visão, e não palavra por palavra.
No meio tecnológico, a leitura é o processo de descodificação de dados armazenados em um suporte, por exemplo, a leitura dos dados de um CD através do computador.
O registro das informações feitas por um instrumento de medida são também designadas por leitura, por exemplo, a leitura da água ou da luz.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
Erva-mate
Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para
acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver
o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos.
No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de
metal e criaram enfeites para as cuias.
O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia
imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar
e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de
todos os ervais do Rio Grande do Sul.
Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de
solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde
do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e
mantém todo mundo alegre.
URBIM, Carlos. “O negrinho do pastoreiro e outras lendas gaúchas”. Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.
RESPONDA NO CADERNO
Questão 1 – Quem conta a história acima?
a) um cacique
guarani.
b) Caá-yari,
única filha do cacique guarani.
c) Tupã.
d) o narrador-observador.
Questão 2 – Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?
Questão 3 – Diante da situação
de infelicidade, o cacique guarani
tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a) proibiu a filha de se casar.
b) decidiu que moraria com a sua filha.
c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d) aprendeu a cultivar a erva-mate.
a) “ouviu a
prece e mostrou para o índio um erval”.
b) “ensinou a
colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c) “nasceu a
erva-mate”.
d) “ensinou o
cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.
Questão 5 – Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte:
Questão 6 – Assinale a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:
a) “[...] queria
se casar com um jovem guerreiro.”
b) “Como não
teria a filha a seu lado nos anos [...]”
c) “[...] um
companheiro para as horas de solidão.”
d) “Caá-yari
pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho [...]”
Questão 7 – Na passagem “Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam [...]”, o termo “Como” introduz:
a) uma exemplificação.
b) uma comparação.
c) uma causa.
d) uma conclusão.
Questão 8 – O texto lido é do gênero “lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.
DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO MEU PRIVADO.
BONS ESTUDOS!
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