Bom dia pessoal,
Leiam o conto e respondam às questões no caderno (Copiem somente às questões e respondem-as).
Leia o conto O bilhete
do amor, de Elias José.
O BILHETE DO AMOR
Logo que colocou os
objetos embaixo da carteira, Pitu encontrou o bilhete. Leu, ficou vermelho,
colocou no bolso, não mostrou pra ninguém. De vez em quando, mordia-lhe uma curiosidade grande, uma vontade de
reler pra ter certeza. Era uma revelação que ele não estava esperando. Não podia dizer que estivesse achando ruim, pelo contrário... Ele estava com vontade de olhar para trás, para as últimas carteiras e
procurar por uma resposta com o olhar. Era um tímido e não se encorajava. A
professora explicava num mapa as regiões do Brasil e ele viajava num rumo diferente. Ainda bem que ela não estava olhando pra ele, nem fazendo perguntas, só estava expondo a matéria. Na hora da verificação, acabaria saindo-se mal. Não gostava de ignorar as coisas perguntadas. Só não se saía muito bem quando se tratava de fazer contas de números fracionários.
A professora mesma
dizia-lhe que em Português e matéria de leitura e entendimento ele se saía bem; mas nos cálculos tinha
dificuldades. Agora estava distante, pensava em poesias românticas, em música sentimental. Estava
meio perdido nos pensamentos confusos. O bilhete queimando no bolso. Uma
vontade de rele-lo, palavra por palavra. Interessante, não era um bilhete bem escrito, tinha até erro de Português - por que a
curiosidade? Só ele sabia dele, não foi como no dia do correio elegante, pai, mãe e seu Francisco do armazém querendo saber, dando
palpites. Agora, tinha um bilhete e era diferente. Tinha um bilhete que trazia
uma declaração de amor e uma
assinatura. Trazia mais: trazia um convite para um bate-papo na praça, às duas horas, se ele
quisesse namorar de verdade. Marina era bonitinha, ele queria. Falta-lhe jeito
de dizer, tinha que escrever um bilhete respondendo, era mais fácil. No intervalo, escreveu o bilhete, fechado no banheiro. Quando ela
chegou, a resposta a esperava na carteira. Quase no fim da aula, ele criou força e olhou para trás. Marina sorria,
confirmando. Ele sorria também. Diversas vezes, ele
olhou pra trás e a encontrou olhando.
Trocaram sorrisos e olhares. Os dois estavam vivendo uma ternura primeira e não sabiam escondê-la mais. Tanto assim
que a professora pediu que ele virasse pra frente, observasse o que ela estava
pedindo pra pesquisa do fim de semana. Naquele fim de semana, ele iria
pesquisar alguma coisa nova que não tinha experimentado,
como alguns outros de sua idade e turma.
Elias José. O bilhete do amor. In: Histórias de amor. Coord. José Paulo Paes.
São Paulo: Ática, 1997. p. 109-111.
v. 22. (Para Gostar de Ler).
1. Como faz a fotografia, é próprio do gênero conto flagrar
um momento especial na vida de um personagem.
a) Quem é o personagem em foco?
b) Que momento especial é esse?
2. Em uma narrativa, quem narra a história
se chama narrador, que pode ser o próprio personagem ou
não.
TIPOS DE NARRADOR
As
histórias
podem ser narradas pelo próprio personagem ou por alguém de
fora, que não
participa dos acontecimentos.
No
caso de um narrador personagem, temos uma narrativa em 1ª pessoa.
Verbos e pronomes estão na primeira pessoa do singular. Neste caso, a
história
é
narrada do ponto de vista do narrador, que interpreta, à sua
maneira, os acontecimentos de que participa.
Exemplo:
"Nasci na
taba duma tribo tupinambá. Sei que foi numa meia-noite clara, de lua
cheia. Minha mãe viu que eu era magro e feio."
(Erico Verissimo. As aventuras de Tibicuera)
Quando o narrador é alguém de fora da história, temos uma narrativa
em 3ª
pessoa. Verbos e pronomes estão na terceira pessoa.
Exemplo:
"Agora (Pitu) estava distante, pensava em
poesias românticas,
em música
sentimental. Estava meio perdido nos pensamentos confusos."
Releia este trecho do conto:
Logo que colocou os objetos embaixo da carteira, Pitu encontrou o bilhete.
Leu, ficou vermelho, colocou no bolso, não mostrou pra ninguém.
a) Identifique os verbos no trecho e grife-os.
b) Quem narra esse
momento especial de Pitu é o próprio personagem? Justifique-se.
c) Se o narrador fosse
o próprio
personagem, como ficariam esses verbos?
d) Quais são as ações
descritas no trecho?
e) Em que lugar se
passam essas ações? Retire do trecho a justificativa de sua
resposta.
f) Os colegas de Pitu e
a professora poderiam ver essas ações de Pitu? Por quê?
3. Observe outro trecho do mesmo conto.
De
vez em quando, mordia-lhe uma curiosidade grande, uma vontade de reler pra ter
certeza. Era uma revelação que ele não estava esperando. Não podia
dizer que estivesse achando ruim, pelo contrário... Ele estava com
vontade de olhar para trás, para as últimas carteiras, e
procurar por uma resposta com o olhar.
a) Nesse trecho, as ações também podem
ser vistas? Por quê?
b) O que elas revelam?
4. O conto termina com esta frase:
Naquele
fim de semana, ele iria pesquisar alguma coisa nova que não tinha
experimentado, como alguns outros de sua idade e turma.
O que seria a coisa nova que Pitu iria pesquisar naquele fim de semana?
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