segunda-feira, 17 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 17/08

 BOM DIA! BOA SEMANA! BONS ESTUDOS!

A AULA DE HOJE VAMOS ENTENDER O TEMA LEITURA.

POR QUE LEITURA?

NA SEMANA PASSADA A AULA FOI SOBRE PEÇA DE TEATRO E PARA ENTENDÊ-LA PRECISAMOS SABER LER O TEXTO, A IMAGEM, O GÊNERO PARA INTERPRETÁ-LO.




VAMOS LER E ENTENDER O CONCEITO:

O que é Leitura?

Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.

A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.

O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

Para quem deseja ler com maior rapidez e absorver o máximo de conteúdo, a leitura dinâmica é um método recomendado. As diferentes técnicas de leitura incluem a leitura em blocos, ampliando o ângulo de visão, e não palavra por palavra.

No meio tecnológico, a leitura é o processo de descodificação de dados armazenados em um suporte, por exemplo, a leitura dos dados de um CD através do computador.

O registro das informações feitas por um instrumento de medida são também designadas por leitura, por exemplo, a leitura da água ou da luz.

ESTA É A SEMANA DO FOLCLORE BRASILEIRO, E NAS AULAS PASSADAS AS HABILIDADES JÁ FORAM PAUTADAS COM O TEMA DO FOLCLORE.

VAMOS A LEITURA?

O misterioso Boitatá



YOUTUBE: Lenda do Boitatá: Turma do Folclore

LEIA:


 Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova. Para que conseguisse ver alguma coisa, precisava abrir muito os olhos. Dessa forma, suas pupilas ficaram dilatadas, enormes.

Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio. E todos os lugares começaram a alagar, pois a água chegou violentamente e foi engolindo tudo por onde passava. Os animais, desesperados, correram todos para o alto da montanha, onde se reuniram.

A cobra grande, também chamada de boiguaçu, que dormia tranquila em sua cova, foi obrigada a deixar sua moradia e também subiu a montanha. Quando chegou lá em cima e encontrou os outros animais, foi devorando-os um a um, porém só comia os olhos dos bichos.

Começou a acontecer uma coisa fantástica: o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso, pois os olhos dos animais comidos continuaram brilhando. Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos, parecia que soltava fogo pelos olhos, eram como duas grandes fornalhas. Foi quando o boiguaçu se transformou em boitatá!

Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza; foi obrigado a vigiar eternamente os campos, assustando os viajantes descuidados. Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios.

 “Aprendendo a ler e escrever textos, Língua Portuguesa” - Editora Ediouro. (Fragmento).

 INTERPRETAÇÃO:


Questão 1 – O texto acima é:

a) uma crônica

b) uma lenda

c) uma fábula

d) um conto

 Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história:

a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”

b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”

c) “E todos os lugares começaram a alagar [...]”

d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.

Questão 3 – Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam. Aponte-o:

Questão 4 – A história termina quando:

a) “[...] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso [...]”

b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos [...]”

c) “[...] o boiguaçu se transformou em boitatá!”

d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza [...]”

 Questão 5 – “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios”. De quem é essa missão?

a) dos bichos

b) do boiguaçu

c) do Boitatá

d) dos viajantes

 Questão 6 – Na frase “[...] pois a água chegou violentamente [...]”, o termo destacado indica:

a) o meio com que a água chegou.

b) o tempo com que a água chegou.

c) a intensidade com que a água chegou.

d) o modo com que a água chegou.

 Questão 7 – No trecho “[...] eram como duas grandes fornalhas.”, a palavra “como” introduz:

a) uma comparação

b) uma causa

c) uma conclusão

d) um exemplo

 Questão 8 – Pode-se concluir que o texto acima explica o surgimento:

a) de uma cobra imensa.

b) do boiguaçu.

c) dos olhos da cobra.

d) do Boitatá.


BONS ESTUDOS!

DÚVIDAS: ESTOU NO WHATS

TERMINOU: ENVIE NO PRIVADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...