segunda-feira, 31 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 6° ANO C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 31/08

 BOM DIA! BOA SEMANA!

ESPERO QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA ESTEJAM BEM.

DESCANSOU? AGORA VAMOS RETOMAR ALGUNS CONTEÚDOS.

AS PROFESSORAS DO CMSP NOS DIAS 11 E 13 DE AGOSTO LERAM, EXPLICARAM E FIZERAM O CADERNO DO ALUNO - VOLUME 3 - PÁGINAS 21 A 33.

TERMINOU O CADERNO DO ALUNO - MANDE AS FOTOS COM DATAS.

COMPARANDO TEXTOS I E II

- A  ESFINGE E O ORÁCULO 

NAS AULAS DOS DIAS 14, 18 E 20 DE AGOSTO AS EXPLICAÇÕES FORAM SOBRE ANIMAIS SILVESTRES E CENÁRIOS TEATRAIS, INCLUSIVE APROFUNDAMOS COM ATIVIDADES DO LIVRO.

E O TEATRO DE SOMBRAS? TERMINOU? 

VAMOS LER E INTERPRETAR?

Leia o texto abaixo e responda às questões:


Busca Ao Tesouro

MONTEIRO LOBATO



1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado prá que?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

 

2ª CENA

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

Pedrinho: Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)


3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.

 

1.O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:


a. (   ) de um texto teatral

b. (   ) de uma notícia

c .(   ) de uma narrativa ficcional

d. (   ) de uma carta


2.Que personagens atuam nessas cenas


3. As frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem?


4. Você identifica o espaço?


5. Faça um desenho representando uma cena do texto.



DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS.

TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO


BONS ESTUDOS!


FONTE: PLANOS DE AULA -PCG

 

 


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