BOM DIA! BOA SEMANA!
ESPERO QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA ESTEJAM BEM.
DESCANSOU? AGORA VAMOS RETOMAR ALGUNS CONTEÚDOS.
AS PROFESSORAS DO CMSP NOS DIAS 11 E 13 DE AGOSTO LERAM, EXPLICARAM E FIZERAM O CADERNO DO ALUNO - VOLUME 3 - PÁGINAS 21 A 33.
TERMINOU O CADERNO DO ALUNO - MANDE AS FOTOS COM DATAS.
COMPARANDO TEXTOS I E II
- A ESFINGE E O ORÁCULO
NAS AULAS DOS DIAS 14, 18 E 20 DE AGOSTO AS EXPLICAÇÕES FORAM SOBRE ANIMAIS SILVESTRES E CENÁRIOS TEATRAIS, INCLUSIVE APROFUNDAMOS COM ATIVIDADES DO LIVRO.
E O TEATRO DE SOMBRAS? TERMINOU?
VAMOS LER E INTERPRETAR?
Leia o texto abaixo e
responda às questões:
Busca Ao Tesouro
MONTEIRO LOBATO
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para
as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a
vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos
que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas
desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de
luar.
Pedrinho: (Deitado em
sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma
grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me
conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas
não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar
o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter
certeza que não é um sonho.
Emília: (Se
aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília:
Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava
exagerar. Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um
grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá
mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de
todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as
suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca
daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que
não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu
vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está
indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi.
Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho:
Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que
sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o
caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada
uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha
muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois
estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou
procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer
algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do
Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado.
(aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo
por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um
super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você,
está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro
eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
1.O texto acima
apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens.
Essas características são:
a. ( ) de um texto teatral
b. ( ) de uma notícia
c .( ) de uma narrativa ficcional
d. ( ) de uma carta
2.Que personagens atuam nessas cenas
3. As frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas
servem?
4. Você identifica o espaço?
5. Faça um desenho representando uma cena do texto.
DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS.
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO
BONS ESTUDOS!
FONTE: PLANOS DE AULA -PCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário