quinta-feira, 6 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 06/08

Bom dia! Boa semana! Bons estudos!



                                  
No 2º bimestre muitas habilidades foram ensinadas e revisadas.

- Leitura e interpretação de diversos gêneros jornalísticos, fábula, contos e mais, verbos, tipos de linguagens, pronomes, etc

Se a AVALIAÇÃO fosse hoje, Como você se sairia?

Vamos testar agora! No dia 11 de agosto será AAP (avaliação de aprendizagem e processo) do 2° bimestre.

Leia os textos abaixo como se fosse uma AAP  e responda no caderno.

Pare! Pense! Analise!

Leia e responda as questões 1 e 2

Robô se equilibra em uma ou duas pernas graças à tecnologia usada em drones

Por Natalie Rosa /07 de Outubro às 20h40

Depois dos robôs que correm, pulam obstáculos e abrem portas, muitos deles desenvolvidos pela Boston Dynamics, chegou a hora de novas máquinas fazerem diferentes atividades.
A Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, está criando um robô que, graças à uma tecnologia usada em drones, consegue se equilibrar perfeitamente, até mesmo com um pé só.
Batizado de Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone com pernas a bordo, na tradução literal), a máquina conta com duas pernas, além de propulsores de drone no lugar dos braços, permitindo então o seu equilíbrio pleno.
De acordo com os desenvolvedores do autômato, o robô pode ser usado desde projetos para ambulâncias voadoras até missões em Marte, ambos com a necessidade de outro tipo de máquina de apoio.
Os pesquisadores destacam também que o robô pode não só caminhar ou correr em terra plana, como também em solo com obstáculos pequenos, que podem ser evitados com pequenos pulos.
Disponível em: <https://canaltech.com.br/robotica/robo-leonardo-consegue-se-equilibrar-em-duas-pernas-gracas-a-tecnologia-de-drone-151771/>. Acesso em: 8 out. 2019. (adaptado)

Questão 01  - Localizar Informação explícita em um texto.

De acordo com o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é

A) o auxílio na abertura de portas.
B) a criação de obstáculos em solos planos.
C) a aplicação em missões espaciais em Marte.
D) a modernização de indústrias de automóveis.

Questão 02 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

No trecho “[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência à Palavra:

A) “máquina”.
B) “drone”.
C) “pernas”.
D) “solo”.

Leia a notícia e responda a questão 3 e 4

A mãe que perdeu 2 filhos para o sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas

21 junho 2019
As Filipinas vivem um surto de sarampo. Mais de 35 mil pessoas foram infectadas e quase 500 morreram desde o começo do ano.
Arlyn B. Calos perdeu dois filhos por causa da doença, no intervalo de uma semana, no ano passado.
Ela conta que não vacinou as crianças porque havia lido notícias falsas dizendo que a vacina fazia muito mal.
“Sinto raiva, porque eu não deveria ter dado ouvidos à TV e ao Facebook. Deveria ter protegido meus filhos, assim eles não teriam pegado sarampo”, desabafa.
Há uma vacina segura e efetiva disponível, mas controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia, espalharam informações incorretas e sensacionalistas.
“Nas notícias e até no Facebook diziam que muitas crianças morreram. Por isso, eu tinha medo de vaciná-los. Hoje, eu sei que nenhuma vacina causa a morte de crianças, nem a do sarampo, nem a da dengue”.
Embora haja investigações em curso sobre a Dengxavia, não foi comprovada a relação entre a vacina e as mortes de crianças.
Apesar disso, alguns pais ainda ignoram as campanhas de vacinação.
“Foi muito difícil perder dois filhos, mas estou me recuperando. Quando tiver filhos novamente, não vou hesitar em vaciná-los para que fiquem seguros”, diz Arlyn.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48726373>. Acesso em: 26 jun. 2019. (adaptado)
 Controvérsias: discussão, disputa de opiniões diferentes sobre um assunto.

Questão 03 – Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)

Substantivo – nome
Adjetivo - qualidade
Artigo - o, a, os, as, um, uma

Em “Mas controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia, espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina” ganha uma característica que é do

(A) substantivo “Dengvaxia”.
(B) adjetivo “nova”.
(C) artigo indefinido “uma”.
(D) substantivo “dengue”.

Questão 04 – Inferir informação implícita em textos

O texto mostra que


(A) as fake news sobre perigo das vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.
(B) o surto de sarampo, que matou pessoas nas Filipinas, aconteceu devido às fake news.
(C) as discussões a respeito da vacina Dengvaxia revelam os responsáveis pelo surto de sarampo.
(D) a nova vacina Dengvaxia produzida contra a dengue foi a responsável pela morte das crianças.

Leia o texto e responda as questões 5 

A formiga e a pomba

Esopo
Uma formiga, sedenta, desceu a uma fonte e, arrastada pela correnteza, estava para afogar-se. Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou na fonte. Subindo nele, a formiga salvou-se. Um caçador de pássaros, depois disso, avançou com uma armadilha de galhinhos para prender a pomba. A formiga, vendo isso, mordeu o pé do caçador, que, com a dor, atirou fora os galhinhos, e imediatamente a pomba fugiu.
ESOPO. Fábulas completas. São Paulo: Moderna, 2004. p. 136. (Coleção travessias)

Questão 05 – Identificar relações entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)

No texto, a palavra “nele”, está se referindo a:
(A) pé.
(B) galho.
(C) pássaro.
(D) caçador.

Leia o texto e responda a questão 6

Questão 06 – Inferir informação explícita em um texto

O Caracol e a Pitanga - Millôr Fernandes

Há dois dias o caracol galgava2 lentamente o tronco da pitangueira3 , subindo e parando, parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado4 e ágil, uma formiga maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho animado.
Parou um instantinho, olhou zombeteira5 o caracol e disse:
- Volta, volta, volta! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.
- Vou indo, vou indo - respondeu calmamente o caracol.
- Quando eu chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.

FERNANDES. Millôr. Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1967. p. 67. (adaptado)

O caracol subia o tronco da pitangueira

(A) apressadamente.
(B) lentamente.
(C) zombeteiro.
(D) fustigado.

VERBETES
2 - Galgava: subia, escalava.
3 - Pitangueira: árvore que dá pitangas (pequenas frutas vermelhas).
4 - Fustigado: castigado, cansado.
5 - Zombeteira: aquela que zomba, tira sarro.

Leia a tirinha e responda a questão 7

Níquel Náusea - Travesseiro de Penas

Questão 07 - Inferir informação implícita em um texto

A pergunta formulada por Níquel Náusea

(A) fica sem resposta nenhuma.
(B) fica flutuando no pensamento.
(C) é respondida pelo travesseiro.
(D) é respondida pelo resmungo da galinha.

Leia o trecho do texto

Os cisnes selvagens e responda às questões 08,09 e 10.

[...] De manhã bem cedo, a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármores, com as almofadas mais macias e os tapetes mais belos. Levava consigo três rãs. Ela as beijou e disse para a primeira rã: “Sente na cabeça de Elisa quando ela vier tomar banho, para ela se tornar preguiçosa como você!”
Para a segunda, pediu: “Sente na testa dela, para que se torne nojenta como você” e, assim, o pai não a reconheça! ”. Para a terceira, sussurrou: “Pouse no coração da menina, para que ela vire uma pessoa má e sofra por isso! ”
[...] Ela então chamou Elisa e tirou sua roupa. Tão logo a jovem entrou na água, a primeira rã sentou em seu cabelo, a segunda em sua testa e a terceira em seu peito, mas Elisa nem percebeu. Quando saiu da banheira, boiavam na água três papoulas vermelhas.
Se os bichos não fossem tão venenosos e não tivessem sido beijados pela feiticeira, teriam se transformado em rosas vermelhas, mas ainda assim viraram flores, só por terem encostado na cabeça e no coração de Elisa. Ela era pura e inocente para que o feitiço exercesse todo o seu poder.
ANDERSEN, Hans Christian. Os cisnes selvagens. adaptação Rodrigo Lacerda; tradução Per Johns; il. Joanna Concejo. Rio de Janeiro: Zahar. 2012. p. 11-14.

Questão 08 - Identificar o uso adequado dos modos verbais

Os verbos assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de
(A) pedido.
(B) possibilidade.
(C) ordem.
(D) certeza.

Questão 09 - Localizar informação explícita em um texto

As rãs, ao se encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:
(A) veneno.
(B) feiticeira.
(C) papoula.
(D) rosa.

Questão 10 - Reconhecer os elementos da narrativa em um texto

No trecho do texto, as ações da personagem acontecem:
(A) no palácio.
(B) no banheiro.
(C) na floresta.
(D) na lagoa.

AMANHÃ EU COLOCAREI MAIS QUESTÕES, E SEGUNDA A CORREÇÃO DAS QUESTÕES E DÚVIDAS ANTES DA AVALIAÇÃO DE TERÇA-FEIRAS.

DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...