sexta-feira, 7 de agosto de 2020

3° bimestre - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 07/08

BOM DIA! BOM FINAL DE SEMANA!

A AULA DE HOJE NÓS VAMOS CONTINUAR COM O TREINO DAS HABILIDADES E LEITURA PARA VOCÊ FAZER UMA EXCELENTE AVALIAÇÃO NO DIA 11 DE AGOSTO.

SEGUNDA-FEIRA EU COLOCAREI AS RESPOSTAS E VOCÊ PODERÁ SANAR AS DÚVIDAS PELO MEU WHATS.

LEIA COM CALMA! ESCREVA NO SEU CADERNO AS PALAVRAS-CHAVE DOS TEXTOS.

OBSERVE AS HABILIDADES DE CADA QUESTÃO.

Leia o texto e responda às questões 01 e 02.

Ciranda da Bailarina - Edu Lobo – Chico Buarque

Procurando bem

Todo mundo tem pereba

Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri1, tem lombriga, tem ameba

Só a bailarina que não tem

E não tem coceira

Berruga nem frieira

Nem falta de maneira

Ela não tem

 

Futucando bem

Todo mundo tem piolho

Ou tem cheiro de creolina

Todo mundo tem um irmão meio zarolho

Só a bailarina que não tem

Nem unha encardida

Nem dente com comida

Nem casca de ferida

Ela não tem

 

Não livra ninguém

Todo mundo tem remela

Quando acorda às seis da matina

Teve escarlatina

ou tem febre amarela

Só a bailarina que não tem

Medo de subir, gente

Medo de cair, gente

Medo de vertigem

Quem não tem

 

[..]

Sala sem mobília

Goteira na vasilha

Problema na família

Quem não tem?

Procurando bem...

Todo mundo tem...

Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=cirandad_82.htm/>. Acesso em: 14 maio 2019.

1 - Piriri. Diarreia, ou seja, fezes líquidas ou quase líquidas.

Questão 01 - Reconhecer traços característicos de um texto

O verso “Procurando bem” rima com outros três versos presentes no texto. São eles:

(A) “E não tem coceira” / “Berruga nem frieira” / “Ela não tem”.

(B) “Marca de bexiga ou vacina” / “Ou tem cheiro de creolina” / “Nem dente com comida”.

(C) “tem ameba” / “Todo mundo tem remela” / “Medo de vertigem”.

(D) “Futucando bem” / “Todo mundo tem”. / “Não livra ninguém”.

Questão 02 - Localizar informação explícita em textos

A bailarina é uma menina educada. Isso se comprova em:

(A) “E tem piriri”, “tem lombriga,”

(B) “Nem falta de maneira ela não tem”

(C) “Nem unha encardida“ /”Nem dente com comida”

(D) “Medo de cair, gente” / “Medo de vertigem”    

 

Leia o texto e responda às questões 03, 04 e 05.

Por que os morcegos voam à noite - Júlio Emílio Braz

Um Rato do Campo, chamado Oyot, era grande amigo de Emiong, o Morcego, e estavam sempre fazendo refeições juntos. O que Oyot não sabia era que Emiong, por razões que desconhecia, sentia muita inveja dele.

Quando era a vez de o Morcego cozinhar, a comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia perguntava:

- Como você consegue fazer uma sopa tão saborosa? Qual é o segredo?

O Morcego sempre desconversava, e, por mais que insistisse, Oyot nunca conseguia descobrir o que tanto queria saber.

No início, Emiong desconversava simplesmente porque não havia segredo algum a ser escondido. Na verdade, sua sopa era gostosa simplesmente porque Oyot não sabia cozinhar, e, consequentemente, tudo o que fazia não era lá muito gostoso.

Com o tempo, no entanto, Emiong viu crescer o interesse do Rato e, [...] numa certa noite, enquanto comiam, respondeu:

- O que costumo fazer é mergulhar na água de cozimento de minha sopa.

Meu corpo é tão doce, que faz a minha sopa ficar gostosa desse jeito.

Indo ainda mais além, ofereceu-se para mostrar ao Rato do Campo como preparava a sopa. Rapidamente apanhou uma panela com água morna, mas disse ao Rato que ela estava fervendo, e mergulhou dentro dela, saindo um pouco depois. Quando trouxe a sopa, ela estava quente e saborosa, pois ele a preparara antes de o Rato chegar.

O Rato do Campo voltou para a casa convencido de que finalmente tinha o segredo do Morcego e apressou-se em chamar a mulher. Embora ela protestasse

(“Onde já se viu uma coisa dessas, ter que entrar na panela para tornar qualquer comida gostosa?”), ordenou que ela colocasse água para ferver e, em seguida, aproveitando-se de um momento de distração da mulher, pulou para dentro do caldeirão e em muito pouco tempo, é claro, estava morto.

Ao encontrá-lo cozido dentro da panela, a esposa do Rato do Campo ficou tão zangada, que foi contar ao Rei, que mandou prender o Morcego. No entanto, já temendo pelas consequências de sua maldade, ele voou para bem longe e escondeu-se na mata. Como quase sempre estavam tentando prendê-lo durante o dia, passou a se alimentar somente à noite. Por isso não é possível se verem Morcegos voando à luz do dia.

BRAZ, Júlio Emílio. Por que os morcegos voam à noite. In: Lendas da África (Adaptação de Júlio Emílio Braz). Il. Maurício Veneza. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005. p. 19-22. (adaptado)

Questão 03 - Reconhecer os elementos da narrativa

A personagem que apenas fingiu ser amiga foi

(A) Emiong.

(B) Oyot.

(C) o Rato do Campo.

(D) a mulher do Rato.

Questão 04 - Inferir informação implícita em textos

Após a morte do Rato, o Morcego

(A) confessou o segredo do preparo da sopa.

(B) brigou com o Rei que mandou prendê-lo.

(C) precisou ficar escondido para não ser preso.

(D) fingiu que a água da sopa estava fervendo.

Questão 05 - Identificar o uso adequado dos modos verbais

Em “[...] a comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia

perguntava”, os verbos em destaque indicam ações que

(A) acontecem a todo o momento.

(B) acontecerão num futuro próximo.

(C) aconteceram uma única vez no passado.

(D) aconteceram mais de uma vez no passado.

Leia o texto e responda à questão 06.

Pescaria - José Paulo Paes

Um homem

que se preocupava demais

com coisas sem importância

acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.

Um amigo lhe deu então a ideia

de usar as minhocas

numa pescaria

para se distrair das preocupações.

O homem se distraiu tanto

pescando

que sua cabeça ficou leve

como um balão

e foi subindo pelo ar

até sumir nas nuvens.

Onde será que foi parar?

Não sei

nem quero me preocupar com isso.

Vou mais é pescar.

Disponível em: <https://www.tudoepoema.com.br/jose-paulo-paes-pescaria/>. Acesso em: 03 maio 2019.

Questão 06 - Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto

Em “Um amigo lhe deu então a ideia/de usar as minhocas/numa pescaria/para se distrair das preocupações”, notamos que a palavra “minhocas” passa a ter o sentido de

(A) pensamento viajando nas nuvens.

(B) cabeça cheia de ar como um balão.

(C) nervosismo do homem aumentando.

(D) isca para ser usada em uma pescaria.


Leia o trecho retirado do romance O caneco de prata e responda à questão 07.

O Caneco de Prata

João Carlos Marinho

O professor Giovanni desceu do poste e encomendou um cientista famoso que tinha fugido da prisão de Nuremberg.

[...]

Giovanni pediu que ele fizesse uma bomba bacteriológica a fim de não deixar o Três Bandeiras jogar domingo.

[...]

A bomba tinha bactéria de sarampo, catapora, mononucleose, tosse comprida, giárdia 2 , caxumba, bicho geográfico e gripe asiática.

SILVA, João Carlos Marinho. O caneco de prata. 6. ed. São Paulo: Obelisco. s/d. p. 76 e 77. (adaptado)

2 Giárdia: S. f. parasita do aparelho digestivo do homem. (Cf. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.

Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4 ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 981.

Questão 07 - Localizar informação explícita em textos

A construção da bomba bacteriológica era para

(A) impedir o Três Bandeiras de jogar.

(B) eliminar doenças como o sarampo.

(C) atingir o cientista fugitivo.

(D) dedetizar o campo de futebol.


Leia o texto e responda à questão 08.

A CACHORRINHA - Vinicius de Moraes

Mas que amor de cachorrinha!

Mas que amor de cachorrinha!

Pode haver coisa no mundo

Mais branca, mais bonitinha

Do que a tua barriguinha

Crivada de mamiquinha5

?

Pode haver coisa no mundo

Mais travessa, mais tontinha

Que esse amor de cachorrinha

Quando vem fazer festinha

Remexendo a traseirinha?

Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/cachorrinha>. Acesso em: 30 abr. 2019.

Questão 08 - Reconhecer traços característicos de um texto

As palavras destacadas no texto são exemplos de rimas, elas

(A) mostram grupos de versos.

(B) apresentam sons diferentes.

(C) ajudam na sonoridade do poema.

(D) marcam a formação das estrofes.

 

Leia o texto e responda à questão 09.


 Questão 09 - Inferir informação implícita em textos

Em “Viu Mike, finalmente você terá um cérebro”, a gatinha insinua que o gato

(A) ignora o que ela fala.

(B) está mais interessado na Internet.

(C) vai receber um cérebro eletrônico.

(D) não tem inteligência.

Leia o texto e responda a questão10

Cão! Cão! Cão! - Millôr Fernandes

 Abriu a porta e viu o amigo que há tanto não via. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado de um cão. O cão não muito grande, mas bastante forte, de raça indefinida, saltitante e com um ar alegremente agressivo. Abriu a porta e cumprimentou o amigo, com toda efusão3 . "Quanto tempo!". O cão aproveitou as saudações, se embarafustou4 casa adentro e logo o barulho na cozinha demonstrava que ele tinha quebrado alguma coisa.

O dono da casa encompridou um pouco as orelhas, o amigo visitante fez um ar de que a coisa não era com ele. "Ora, veja você, a última vez que nos vimos foi..." "Não, foi depois, na..." "E você, casou também?" O cão passou pela sala, o tempo passou pela conversa, o cão entrou pelo quarto e novo barulho de coisa quebrada. Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante. "Quem morreu definitivamente foi o tio... você se lembra dele?" "Lembro, ora, era o que mais... não?" O cão saltou sobre um móvel, derrubou o abajur, logo trepou com as patas sujas no sofá (o tempo passando) e deixou lá as marcas digitais de sua 3 Efusão: manifestação de amizade, entusiasmo. 4 Embarafustou: entrou de forma atrapalhada. animalidade. Os dois amigos, tensos, agora preferiam não tomar conhecimento do dogue. E, por fim, o visitante se foi. Se despediu, efusivo como chegara, e se foi. Se foi. Mas ainda ia indo, quando o dono da casa perguntou: "Não vai levar o seu cão?" "Cão? Cão? Cão? Ah, não! Não é meu, não. Quando eu entrei, ele entrou naturalmente comigo e eu pensei que fosse seu. Não é seu, não?"

Moral: Quando notamos certos defeitos nos amigos, devemos sempre ter uma conversa esclarecedora.

Disponível em: <https://www2.uol.com.br/millor/fabulas/073.htm>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Questão 10 - Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto

Na frase “Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante”, a expressão em destaque significa que

(A) o sorriso dado foi fingido, forçado.

(B) o dono da casa sorriu de felicidade.

(C) a visita do amigo e do cachorro era esperada.

(D) o dono da casa não tinha escovado os dentes.


BONS ESTUDOS!


HOMENAGEM A UMA PESSOA MUITO ESPECIAL TODOS OS DIAS!

AGRADEÇA POR TUDO QUE SEUS PAIS FAZEM POR VOCÊS!








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