quinta-feira, 6 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 06/08

BOM DIA!

NA AULA DE HOJE VAMOS TREINAR MAIS ALGUMAS QUESTÕES DE AVALIAÇÕES, POIS, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, VOCÊS FARÃO A AVALIAÇÃO DO 2° BIMESTRE.

SEGUNDA-FEIRA EU COLOCAREI A CORREÇÃO DE TODAS AS QUESTÕES.

FAÇA AS QUESTÕES COM ATENÇÃO!

 PARE! PENSE! RESPONDA!

OBS.

COLOQUE A DATA, O TEMA DA AULA , O NÚMERO DA QUESTÃO E RESPONDA.


Leia o texto e responda à questão 01.

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

Segundo estudo, produto usado para aumentar tempo de conservação da fruta acaba,

ao longo dos dias, invadindo sua polpa. Tese foi concebida em parceria com universidade

dos EUA.

Por Sílvio Túlio e Thaís Luquesi, G1 GO e TV Anhanguera 16/06/2019 17h12

 

Pesquisa da UFG comprova que agrotóxico penetra em frutas

 Um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que

um tipo de agrotóxico usado para aumentar o tempo de conservação da maçã,

acaba, com o decorrer do tempo, penetrando no fruto, não ficando restrito à

casca. O trabalho foi realizado em parceria com uma universidade da Louisiana,

nos EUA.

A pesquisa foi realizada como tese de doutorado de Igor Pereira. Ele explica

que o produto é usado nas maçãs para evitar seu apodrecimento durante o

transporte entre as cidades.

“O objetivo da pesquisa foi aplicar um fungicida na pós-colheita, chamado

Imazalil [...] e verificar se esse composto penetra a casca da maçã”, explica.

Para fazer o experimento, foi retirada uma fatia fina da fruta. A análise foi

realizada em um aparelho normalmente usado para rastrear células cancerígenas.

 

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã.

 

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 Disponível em: <https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/06/16/pesquisa-da-ufg-concluiu-que-agrotoxico-penetra-alem-da-casca-da-maca.ghtml>. Acesso em: 01 jul. 2019. (adaptado)

 

Questão 01

O texto tem como assunto principal

(A) o tipo de agrotóxico capaz de atingir o interior da maçã, ultrapassando, com

o tempo, a casca do fruto.

(B) a eficácia de se estabelecer parcerias de pesquisa entre universidades

brasileiras e estadunidenses.

(C) o produto usado nas maçãs evita apodrecimento durante o transporte entre

as cidades.

(D) a aplicação de fungicida na pós-colheita, chamado Imazalil, para conservação

das maçãs.

 Leia o texto e responda às questões 02, 03 e 04.

O mistério da maçã

Katia Regina Pessoa

Vermelhas, cascas vivas, brilhantes. Isso mesmo! Estou falando de maçãs.

Segundo minha avó, elas limpam os dentes e têm gosto de tomate. Nunca senti

semelhante gosto, mas uma coisa é certa: tomate e maçã são frutas.

Voltando à fruta que encantou Branca de Neve, peguei uma do cesto

que fica bem no meio da mesa da cozinha. Linda. Mordi! Decepção. Estava

estranhamente podre. Por quê? Fui em busca de respostas.

Recorri a meu pai, químico de formação. Ele me explicou que perto das

sementinhas tem espaços vazios, localização propícia para instalação de fungos.

Disse-me que em época de chuva, por exemplo, a água penetra pela superfície

da fruta, vai até o bulbo e essa umidade é um prato cheio para a formação de

microrganismos, fazendo com que a suculenta maçã apodreça de dentro para

fora. Isso justifica sua falsa aparência saudável: “por fora, bela viola; por dentro,

pão bolorento”.

Questão 02

De acordo com o relato, para desvendar o motivo do apodrecimento da maçã,

o narrador

(A) achou que os fungos causaram a intoxicação de Branca de Neve.

(B) confiou na avó: maçã tem mesmo gosto de tomate vermelho.

(C) pesquisou os tipos de fungos que atingem o bulbo da fruta.

(D) procurou explicações com o pai, que era químico de formação.

Questão 03

O texto O mistério da maçã traz como assunto principal o

(A) aparecimento de microrganismos na maçã em épocas chuvosas.

(B) apodrecimento de dentro para fora de maçãs atingidas por fungos.

(C) fungo da maçã responsável pela intoxicação de Branca de Neve.

(D) vermelho vivo da maçã e seus benefícios à saúde dos humanos.

Questão 04

No trecho “Vermelhas, cascas vivas, brilhantes. Isso mesmo! Estou falando de

maçãs. Segundo minha avó, elas limpam os dentes e têm gosto de tomate”,

verbo “têm” é acentuado porque se liga ao plural de

(A) “maçãs”.

(B) “dentes”.

(C) “cascas”.

(D) “vivas”.

 Leia o texto e responda às questões 05, 06 e 07.

Voluntários do Poupa tempo tricotam para Campanha do Agasalho

Funcionários de três unidades do programa no interior de São Paulo iniciaram a produção

artesanal

03/07/2019 - 13h21 | Do Portal do Governo

Ampliar a rede de solidariedade. Essa foi a proposta que motivou um grupo de

funcionários do Poupatempo a criar uma oficina de tricô para a Campanha do Agasalho.

Até agora, as unidades de Penápolis, Sertãozinho e São José dos Campos aderiram à

ação. Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores estão

dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal.

“É um hobby que tem muito a ver com o trabalho no Poupatempo, pois exige muita

concentração, paciência e dedicação”, comenta Marilza de Figueiredo Trevizoli, que

aprendeu a fazer crochê com 6 anos de idade e desde 2005 organiza oficinas com os

colegas do Poupatempo São José dos Campos, onde trabalha há 18 anos. “É mais que

uma doação, pois são peças produzidas com muito carinho e amor”, explica Marilza.

A ação deste ano na unidade de São José dos Campos começou nesta segunda-feira

(1o). Em Penápolis, os voluntários já estão tricotando há uma semana. Já começaram a

sair da produção cachecóis e sapatinhos de bebê com 30 quilos de lã comprados com

dinheiro doado para a campanha. Quem está repassando a arte de tricotar para os

colegas é o funcionário Everton Caetano, de 28 anos, que aprendeu o ofício com a mãe,

Severina, de 53 anos.

“Minha mãe sempre tricotou para a família, e de tanto ver eu aprendi com ela”, conta

Everton. “Fazia tempo que não tricotava, mas quando a campanha do agasalho começou

eu resolvi me oferecer para ensinar aos colegas”. Além dele, outros 8 funcionários

participam da boa ação.

Em Sertãozinho, a oficina tem 37 voluntários de um total de 43 funcionários. A maioria

nunca tinha tricotado na vida, mas todos decidiram aprender para ajudar na Campanha

do Agasalho. Eles pediram aulas de tricô para a funcionária Marília Alves Rezende e

pesquisaram dezenas de vídeos tutoriais na internet. Quem se destacou foi o funcionário

Bruno Otávio Picaço, de 23 anos, que já está até dando aulas para os colegas. “Resolvi

aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para desenvolver a concentração

e o foco no trabalho e, também, como atividade”, conta ele.

A Campanha do Agasalho 2019 é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo e vai

receber roupas e cobertores até 22 de setembro.

 Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/voluntarios-do-poupatempo-tricotam-para-campanha-do-agasalho/>. Acesso em: 03 jul. 2019. (adaptado)

 Questão 05

A notícia apresenta vários exemplos de discurso direto. Um deles é

(A) [...] comenta Marilza de Figueiredo Trevizoli, que aprendeu a fazer crochê

com 6 anos de idade [...].

(B) [...] Quem se destacou foi o funcionário Bruno Otávio Picaço, de 23 anos,

que já está até dando aulas para os colegas.

(C) Ampliar a rede de solidariedade. Essa foi a proposta que motivou um grupo

de funcionários do Poupatempo [...].

(D) Resolvi aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para

desenvolver a concentração [...].

Questão 06

O trecho “Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os

colaboradores estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal’,

mostra que os funcionários

(A) trabalham oito horas e utilizam outros horários para produzir os agasalhos

de tricô.

(B) produzem os agasalhos no próprio Poupatempo e durante o horário normal

de trabalho.

(C) tricotam em seus horários livres para garantir a entrega dos agasalhos até

22 de setembro.

(D) aprendem a fazer agasalhos de tricô para desenvolver a concentração e o

foco no trabalho.

Questão 07

No trecho “Eles pediram aulas de tricô para a funcionária Marília Alves Rezende

e também pesquisaram dezenas de vídeos tutoriais na internet”, os verbos

destacados estão no plural e se referem a

(A) “vídeos”.

(B) “Eles”.

(C) “dezenas”.

(D) “tutoriais”.

Leia o texto e responda à questão 08

 

 

Disponível em: <http://www2.itanhaem.sp.gov.br/2019/05/30/nosso-superpoder-contra-o-frio-e-um-agasalho-novo-colabore-com-a-campanha-doando/>. Acesso em: 03 jul. 2019.

 Questão 08

O cartaz tem como função social

 (A) estimular o acesso ao site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br.

(B) incentivar a participação na brincadeira de amigo secreto.

(C) divulgar a campanha de 2019 para doação de agasalhos.

(D) promover o filme “Ben 10 e as Meninas Superpoderosas


TERMINOU DE RESPONDER? ENVIE NO WHATS NO PRIVADO

DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...