A.1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo atribuído mais 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos mas inferior a 60 minutos para cada jogador.
A.2 Os jogadores não precisam anotar os lances, mas não perdem seus direitos relativos a reclamações com base em planilhas. O jogador pode, a qualquer momento, pedir ao árbitro que lhe forneça uma planilha com a finalidade de anotar os lances.
A.3.1 As Regras de Competição devem ser aplicáveis se:
A.3.2 O jogador pode a qualquer momento, na sua vez de jogar, pedir ao árbitro ou seu assistente para mostrar para ele a planilha. Isto pode ser solicitado no máximo por cinco vezes durante uma partida. Se solicitado mais vezes, deve ser considerado como tentativa de distrair o oponente.
A.4 Caso contrário, devem ser aplicáveis as seguintes regras:
A.4.1 Da posição inicial, uma vez completados os dez primeiros lances por ambos os jogadores:
A.4.1.1 nenhuma mudança pode ser feita na configuração dos relógios, a menos que a programação do evento seja desfavoravelmente afetada.
A.4.1.2 nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei. No caso de incorreta colocação de torre, não é permitido rocar com esta torre.
A.4.2 Se o árbitro observa um lance ilegal completado, ele deve declarar a partida perdida para o jogador, desde que o oponente não tenha feito seu próximo lance. Se o árbitro não intervier, o oponente desde que não tenha feito o próximo lance tem o direito de reclamar a vitória. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais. Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier, o lance ilegal permanece e a partida deve continuar. Uma vez que o oponente efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não pode ser corrigido a menos que haja acordo entre os dois jogadores sem intervenção de um árbitro.
A.4.3 Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente pode parar o relógio de xadrez e avisar ao árbitro. Para a reclamação ser bem sucedida, o reclamante deve ter tempo restante em seu relógio após os relógios terem sido parados. Entretanto, a partida está empatada se o oponente não pode dar xequemate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
A.4.4 Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque, ou um peão permanece na casa de promoção, deve aguardar até que o próximo lance seja completado. Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deve declarar a partida empatada.
A.4.5 O árbitro pode também acusar queda de seta, se ele observá-la.
A.5 O Regulamento técnico de um evento deve especificar se o artigo A.3 ou A.4 aplicar-se-á para todo o evento.
A.2 Os jogadores não precisam anotar os lances, mas não perdem seus direitos relativos a reclamações com base em planilhas. O jogador pode, a qualquer momento, pedir ao árbitro que lhe forneça uma planilha com a finalidade de anotar os lances.
A.3.1 As Regras de Competição devem ser aplicáveis se:
- A.3.1.1 um árbitro supervisiona no máximo três partidas.
- A.3.1.2 cada partida é gravada pelo árbitro ou seu assistente, e se possível, por meios eletrônicos.
A.3.2 O jogador pode a qualquer momento, na sua vez de jogar, pedir ao árbitro ou seu assistente para mostrar para ele a planilha. Isto pode ser solicitado no máximo por cinco vezes durante uma partida. Se solicitado mais vezes, deve ser considerado como tentativa de distrair o oponente.
A.4 Caso contrário, devem ser aplicáveis as seguintes regras:
A.4.1 Da posição inicial, uma vez completados os dez primeiros lances por ambos os jogadores:
A.4.1.1 nenhuma mudança pode ser feita na configuração dos relógios, a menos que a programação do evento seja desfavoravelmente afetada.
A.4.1.2 nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei. No caso de incorreta colocação de torre, não é permitido rocar com esta torre.
A.4.2 Se o árbitro observa um lance ilegal completado, ele deve declarar a partida perdida para o jogador, desde que o oponente não tenha feito seu próximo lance. Se o árbitro não intervier, o oponente desde que não tenha feito o próximo lance tem o direito de reclamar a vitória. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais. Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier, o lance ilegal permanece e a partida deve continuar. Uma vez que o oponente efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não pode ser corrigido a menos que haja acordo entre os dois jogadores sem intervenção de um árbitro.
A.4.3 Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente pode parar o relógio de xadrez e avisar ao árbitro. Para a reclamação ser bem sucedida, o reclamante deve ter tempo restante em seu relógio após os relógios terem sido parados. Entretanto, a partida está empatada se o oponente não pode dar xequemate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
A.4.4 Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque, ou um peão permanece na casa de promoção, deve aguardar até que o próximo lance seja completado. Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deve declarar a partida empatada.
A.4.5 O árbitro pode também acusar queda de seta, se ele observá-la.
A.5 O Regulamento técnico de um evento deve especificar se o artigo A.3 ou A.4 aplicar-se-á para todo o evento.
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