BOA TARDE! BOA
SEMANA!
CORREÇÃO DE
ATIVIDADES DE JUNHO
A AULA DE HOJE SERÁ
DE CORREÇÃO DE ALGUNS DIAS DE JUNHO.
15 A 22 DE JUNHO
ATENÇÃO!
OBSERVE NA CORREÇÃO
AS DUAS DÚVIDAS E ESTOU NO WHATS PARA SANÁ-LAS.
15 de junho
Variedades linguísticas
1. VOCÊ CONSEGUIU ENTENDER O DIÁLOGO?
pessoal
2. É UM DIÁLOGO FORMAL OU INFORMAL? informal
3. IDENTIFIQUE QUAL A REGIÃO DESTES PERSONAGENS?
2. É UM DIÁLOGO FORMAL OU INFORMAL? informal
3. IDENTIFIQUE QUAL A REGIÃO DESTES PERSONAGENS?
Não
tem uma região específica, aparentemente de São Paulo e o jovem usa a linguagem
da internet.
POEMA MULHER
NORDESTINA
QUAL A REGIÃO DO BRASIL
ELE NASCEU? NORDESTE
2. QUAL É A REGIÃO DESTA MULHER NO POEMA? NORDESTE
3. POR QUE ESTE POEMA TEM REPETIÇÃO DAS LETRA "D" e "S"?. EXPLIQUE.
2. QUAL É A REGIÃO DESTA MULHER NO POEMA? NORDESTE
3. POR QUE ESTE POEMA TEM REPETIÇÃO DAS LETRA "D" e "S"?. EXPLIQUE.
A FIGURA DE
LINGUAGEM - A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva no poema
4. QUAIS AS PALAVRAS DESTE POEMA SE IDENTIFICAM COM A REGIÃO NORDESTINA?
MEL DE RAPADURA, ASA
BRNACA CANTADEIRA, CUSCUZ NA CUSCUZEIRA,
ARRETADA.
1. Identifique as
gírias na letra da música e seus significados.
Exemplo: pisou na bola (deu mancada), Mala
sem alça (pessoa chata)
2. Pesquise gírias
faladas na região sul e norte do Brasil.
Pessoal
Exemplo:
Norte - 'moleque doido' - pessoa maluca
Sul - Tri = bastante
REESCRITA
Pois é. O português é muito fácil de
aprender, porque é uma língua que a gente escreve exatamente como se
fala. Não é como inglês que dá até vontade de rir quando a gente descobre como
é que se escrevem algumas palavras. Em português não. É só prestar atenção. O
alemão por exemplo. Que coisa mais doida? Não bate nada com nada. Até no
espanhol que é parecido, se escreve muito diferente. Que bom que a minha língua
é o português. Quem sabe falar sabe escrever.
16 de junho –
Entrevista
1. QUAL É ASSUNTO
ABORDADO EM CADA ENTREVISTA?
COMO ALGUMAS RESPOSTAS SÃO PESSOIS, EU COLOQUEI EXEMPLOS.
Texto
1 – Banda Teen Top – meninos voltaram
Texto
2 – pesquisa do Covid – Aprovação da lei
Texto
3 – Vida da cantora
2. OS TEXTOS SÃO
ASSINADOS POR UM JORNALISTA OU UMA INSTITUIÇÃO JORNALÍSTICA?
Texto
1 - REVISTA JAPONESA HARU HANA
Texto 2 –
Jornal Nexo
Texto 3 –
Youtube –SBT – MARÍLIA GABRIELA
3. FOI ESCRITO /
GRAVADO PARA QUE PùBLICO?
Texto
1 – Jovens que gostam de K-pop
Texto
2 – Interessados em pesquisa Covid-19
Texto
3 – São fãs da cantora.
4.
QUAL A FINALIDADE DE CADA ENTREVISTA?
Texto
1 e 3 – entretenimento
Texto
2 – informativo
5.
AS INFORMAÇÕES PARECEM CONFIÁVEIS? POR QUE?
pessoal
6. A LINGUAGEM É
FORMAL OU INFORMAL? EXPLIQUE.
Formal,
a escrita é norma culta.
7.
QUEM SÃO OS ENTREVISTADOS?
TEXTO
1 – Banda Teen Pop
TEXTO
2 - Jorge Bermudez, que é chefe do Departamento de
Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Fiocruz
TEXTO 3 – MANU
GAVASSI
8. FAÇA UMA ENTREVISTA
COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE O COVID-19.
PESSOAL
22 DE JUNHO
CONTO
1. VOCÊ LEMBRA O QUE É UM CONTO?
PESSOAL
2. CITE TRÊS ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA NECESSÁRIOS EM UM CONTO? PESSOAL
Exemplos:
A INVENÇÃO DE
HUGO CABRET
SERÁ QUE JÁ
EXISTIU VIDA EM MARTE?
DIREITA OU
ESQUERDA
3. QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DE UM CONTO?
O conto é uma obra de
ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de
ficção, de fantasia ou imaginação.
Narrativa de terror
Drácula
O diário de
Jonathan Harker
1. O tom de voz do Conde é ameaçador e
aparentemente ele está preocupado apenas com o bom sono do hóspede, que poderia
ser prejudicado por pesadelos causados pela antiguidade do ambiente, porém sua
fala insinua que os riscos são maiores. A última frase do Conde também tem tom
de ameaça e o mesmo ao realizar os gestos com as mãos insinua que não se
consideraria responsável pelas terríveis consequências, caso Harker não
seguisse suas recomendações. Ele compreendeu as recomendações.
2. A saída do Conde pela janela, agarrado
à muralha do castelo como um sáurio (lagartixa) e, movendo-se com velocidade
sobre o abismo, fato ocorrido a partir do parágrafo 6.
3. O autor utilizou a estratégia do retardamento.
Ele provoca a curiosidade do leitor (nos parágrafos 1 e 2), em seguida,
descreve os sentimentos e as sensações do personagem relatando a paisagem vista
do alto de uma escada. Somente no parágrafo 5 os acontecimentos estranhos
começam a acontecer, porém de maneira lenta.
4. Os comentários feitos sobre o estado de
espírito: a influência negativa da noite, os nervos cansados, a propensão a
imaginar coisas terríveis, e o medo de que tivesse possuído a personagem.
5. O narrador faz comentários que levam a narrativa para o campo do fantástico, pois introduz uma ambiguidade, ou seja, a possibilidade dos acontecimentos serem extraordinários, inexplicáveis, ou de terem uma explicação racional: elas seriam criações do narrador devido ao seu estado de sensibilidade naquele momento.
5. O narrador faz comentários que levam a narrativa para o campo do fantástico, pois introduz uma ambiguidade, ou seja, a possibilidade dos acontecimentos serem extraordinários, inexplicáveis, ou de terem uma explicação racional: elas seriam criações do narrador devido ao seu estado de sensibilidade naquele momento.
6. Por que Harker testemunha um fato que não
se explica nas leis naturais. A capacidade do Conde se locomover pelas paredes
do castelo, desafiando a gravidade. Sobre a realidade desses fatos, a narrativa
não deixa dúvidas.
OBS: NA PRÓXIMA AULA EU VOU CORRIGIR O RESTANTE DE JUNHO.
Atividade:
RELATE NO SEU CADERNO AS SUAS DÚVIDAS E
QUAIS HABILIDADES VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.
EXEMPLOS:
GRAMÁTICA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO.
BONS
ESTUDOS!!!
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