segunda-feira, 20 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA DEBORA - 20/07



BOA TARDE! BOA SEMANA!

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DE JUNHO

A AULA DE HOJE SERÁ DE CORREÇÃO DE ALGUNS DIAS DE JUNHO.
15 A 22 DE JUNHO

ATENÇÃO!

OBSERVE NA CORREÇÃO AS DUAS DÚVIDAS E ESTOU NO WHATS PARA SANÁ-LAS.

15 de junho

Variedades linguísticas
1.    VOCÊ CONSEGUIU ENTENDER O DIÁLOGO? pessoal
2. É UM DIÁLOGO FORMAL OU INFORMAL? informal
3. IDENTIFIQUE QUAL A REGIÃO DESTES PERSONAGENS?
Não tem uma região específica, aparentemente de São Paulo e o jovem usa a linguagem da internet.

POEMA MULHER NORDESTINA
QUAL A REGIÃO DO BRASIL ELE NASCEU? NORDESTE
2. QUAL É A REGIÃO DESTA MULHER NO POEMA? NORDESTE
3. POR QUE ESTE POEMA TEM REPETIÇÃO DAS LETRA "D" e "S"?. EXPLIQUE.
A FIGURA DE LINGUAGEM  - A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva no poema

4. QUAIS AS PALAVRAS DESTE POEMA SE IDENTIFICAM COM A REGIÃO NORDESTINA?
MEL DE RAPADURA, ASA BRNACA CANTADEIRA, CUSCUZ  NA CUSCUZEIRA, ARRETADA.

1.    Identifique as gírias na letra da música e seus significados. 
Exemplo: pisou na bola (deu mancada), Mala sem alça (pessoa chata)

2.    Pesquise gírias faladas na região sul e norte do Brasil.

Pessoal

Exemplo:
Norte - 'moleque doido' - pessoa maluca
Sul - Tri = bastante

REESCRITA

Pois é. O português é muito fácil de aprender, porque é uma língua que a gente escreve  exatamente como se fala. Não é como inglês que dá até vontade de rir quando a gente descobre como é que se escrevem algumas palavras. Em português não. É só prestar atenção. O alemão por exemplo. Que coisa mais doida? Não bate nada com nada. Até no espanhol que é parecido, se escreve muito diferente. Que bom que a minha língua é o português. Quem sabe falar sabe escrever.
                        

16 de junho – Entrevista


1.    QUAL É ASSUNTO ABORDADO EM CADA ENTREVISTA?

COMO ALGUMAS RESPOSTAS SÃO PESSOIS, EU COLOQUEI EXEMPLOS.

Texto 1 – Banda Teen Top – meninos voltaram
Texto 2 – pesquisa do Covid – Aprovação da lei
Texto 3 – Vida da cantora

2.    OS TEXTOS SÃO ASSINADOS POR UM JORNALISTA OU UMA INSTITUIÇÃO JORNALÍSTICA?
Texto 1 - REVISTA JAPONESA  HARU HANA 
Texto 2 – Jornal Nexo
Texto 3 – Youtube –SBT – MARÍLIA GABRIELA

3.    FOI ESCRITO / GRAVADO PARA QUE PùBLICO?

Texto 1 – Jovens que gostam de K-pop
Texto 2 – Interessados em pesquisa Covid-19
Texto 3 – São fãs da cantora.

4.      QUAL A FINALIDADE DE CADA ENTREVISTA?

Texto 1 e 3 – entretenimento

Texto 2 – informativo

5.      AS INFORMAÇÕES PARECEM CONFIÁVEIS? POR QUE?

pessoal

6.    A LINGUAGEM É FORMAL OU INFORMAL? EXPLIQUE.

Formal, a escrita é norma culta.

7.      QUEM SÃO OS ENTREVISTADOS?

TEXTO 1 – Banda Teen Pop
TEXTO 2 - Jorge Bermudez, que é chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Fiocruz
TEXTO 3 – MANU GAVASSI

8.    FAÇA UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE O COVID-19.

PESSOAL


22 DE JUNHO

CONTO


1. VOCÊ LEMBRA O QUE É UM CONTO? 
PESSOAL

2. CITE TRÊS ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA NECESSÁRIOS EM UM CONTO? PESSOAL

Exemplos:

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
SERÁ QUE JÁ EXISTIU VIDA EM MARTE?
DIREITA OU ESQUERDA

3. QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DE UM CONTO?

conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação.



Narrativa de terror
Drácula
O diário de Jonathan Harker
1. O tom de voz do Conde é ameaçador e aparentemente ele está preocupado apenas com o bom sono do hóspede, que poderia ser prejudicado por pesadelos causados pela antiguidade do ambiente, porém sua fala insinua que os riscos são maiores. A última frase do Conde também tem tom de ameaça e o mesmo ao realizar os gestos com as mãos insinua que não se consideraria responsável pelas terríveis consequências, caso Harker não seguisse suas recomendações. Ele compreendeu as recomendações.
2. A saída do Conde pela janela, agarrado à muralha do castelo como um sáurio (lagartixa) e, movendo-se com velocidade sobre o abismo, fato ocorrido a partir do parágrafo 6.
3. O autor utilizou a estratégia do retardamento. Ele provoca a curiosidade do leitor (nos parágrafos 1 e 2), em seguida, descreve os sentimentos e as sensações do personagem relatando a paisagem vista do alto de uma escada. Somente no parágrafo 5 os acontecimentos estranhos começam a acontecer, porém de maneira lenta.
4. Os comentários feitos sobre o estado de espírito: a influência negativa da noite, os nervos cansados, a propensão a imaginar coisas terríveis, e o medo de que tivesse possuído a personagem.
5. O narrador faz comentários que levam a narrativa para o campo do fantástico, pois introduz uma ambiguidade, ou seja, a possibilidade dos acontecimentos serem extraordinários, inexplicáveis, ou de terem uma explicação racional: elas seriam criações do narrador devido ao seu estado de sensibilidade naquele momento.
6. Por que Harker testemunha um fato que não se explica nas leis naturais. A capacidade do Conde se locomover pelas paredes do castelo, desafiando a gravidade. Sobre a realidade desses fatos, a narrativa não deixa dúvidas.

OBS: NA PRÓXIMA AULA EU VOU CORRIGIR O RESTANTE DE JUNHO. 


Atividade:

RELATE NO SEU CADERNO AS SUAS DÚVIDAS E QUAIS HABILIDADES VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.
            
EXEMPLOS: GRAMÁTICA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO.

BONS ESTUDOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...