9º ano
– Ciências
Hereditariedade
(2)
Para falarmos sobre hereditariedade, precisamos nos
apropriar de termos importantes:
Genética - parte da biologia que estuda, como ocorre a
transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Estuda
da hereditariedade, e a análise dos genes
Genitores - pais
Descendentes - indivíduos que resultam do processo de
reprodução
Mutação - ato ou efeito de mudar, desenvolver
característica diferente da original
Gene - sequência de DNA que codifica e determina as
características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade, contém um
código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função ou
expressa uma característica específica no corpo.
Cromossomo
– longa sequência de DNA que contém vários genes (material genético)
Onde fica o material genético? - No centro de todas as
células eucariontes (células com núcleo), dentro do núcleo está o cromossomo.
Genótipo - composição genética do indivíduo
Fenótipo - manifestação visível do genótipo, característica
que vemos no indivíduo
Variabilidade genética - A variabilidade genética refere-se
às variações dos genes entre indivíduos de uma população, ela determina o seu
conjunto de características morfológicas e fisiológicas, o que a torna capaz de
responder às mudanças
ambientais. Surge através de mutações e recombinações
gênicas que pode favorecer ou prejudicar a adaptação de uma espécie
Gameta - célula reprodutiva que pode ser feminina ou
masculina
Zigoto – quando ocorre a fecundação, gameta masculino e
feminino se encontram, o resultado é a primeira célula de um ser vivo, o zigoto
Fecundação – união de gametas formando um zigoto
Conceituando células haplóides(n) e diplóides(2n)
No processo de reprodução, temos a fase n e 2n, que indica
a quantidade de cromossomos. Cada ser vivo apresenta o número de cromossomos
determinado no núcleo de suas células. O ser humano possui 46 cromossomos ou 23
pares de cromossomos em todas as células menos nas células gametas.
Isso ocorre, pois a célula 2n, com o número total de
cromossomos está presente em todas as células do corpo que serão substituídas
ao longo da vida, pele, músculos, unhas cabelos, passam por processo de mitose
onde a divisão celular gera outra célula igual.
E a célula N? Para entender: quando somos gerados,
recebemos metade do material genético do nosso pai e a outra metade da nossa
mãe, então é matemática:
Pai(46 cromossomos -2n) forma gametas, o espermatozóide (23
cromossomos -n)
Mãe(46 cromossomos -2n) forma gametas, o óvulo (23
cromossomos -n)
Ocorrendo a fecundação, encontro do óvulo com o
espermatozoide e formando o zigoto, a conta tem que fechar no número
cromossômico correto:
Pai doa espermatozóide (23 cromossomos -n) +Mãe doa óvulo
(23 cromossomos -n) =
23(n)+23(n) = 46(2n) nº de cromossomos do bebê
O número de cromossomos de cada ser vivo é fixo, se houver
mudança teremos uma modificação genética que gera uma síndrome, como a Síndrome
de Down, ou uma doença genética.
Nós substituímos células mortas o tempo todo, da pele, do
sangue, ossos, entre outras, essas células, de todas as partes do corpo são diploides,
ou seja, possuem 46 cromossomos, entretanto, os ovários e os testículos responsáveis
por nossas células gametas, liberam células háplóides, óvulo e espermatozoide possuem
23 cromossomos cada.
As espécies apresentam números cromossômicos diferentes,
exemplos:
Porco – 40
Gato – 38
Carpa – 104
Borboleta – 380
Feijão – 22
Sua
atividade de hoje!!!!
Esta é nossa segunda aula sobre hereditariedade...já vimos
o vídeo do CMSP, da aula maravilhosa da Prof. Rafaela Lima, aprendemos termos importantes
que utilizaremos.
Nós sabemos que as descobertas científicas são construídas e
modificadas ao longo do tempo, possuem grandes cientistas e estudiosos ao longo
da história, não foi diferente na construção da genética e hereditariedade, o
nome em destaque aqui é Gregor Johann Mendel.
Realize uma pesquisa sobre Gregor Johann Mendel,
destacando pontos importantes de sua vida e de suas descobertas.
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