segunda-feira, 10 de agosto de 2020

3° bimestre - 6° B - Orientação de Estudos - Professora Debora - 10/08


No horário da aula de orientação de estudos estávamos em reunião.

Bom dia! Boa semana! Bons estudos!

Conforme orientação na aula da semana passada, hoje nós faremos as correções das atividades.

Observe a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades.         

Amanhã faremos a AAP do 2° bimestre. Faças com atenção!

Aula do dia 05/08

Robô se equilibra em uma ou duas pernas graças à tecnologia usada em drones

Questão 01  - Localizar Informação explícita em um texto.

De acordo com o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é

C) a aplicação em missões espaciais em Marte.

Conforme o quarto parágrafo, “De acordo com os desenvolvedores do

autômato, o robô pode ser usado desde projetos para ambulâncias

voadoras até missões em Marte”, o único que menciona os potenciais de

aplicação do robô, delimitam-se duas possíveis utilizações da invenção.

Uma delas é “a aplicação em missões espaciais em Marte”

 

Questão 02 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

No trecho “[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência à Palavra:

A) “máquina”.

O trecho base da questão encontra-se no terceiro parágrafo, no qual se lê

“Batizado de Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone

com pernas a bordo, na tradução literal), a máquina conta com duas

pernas, além de propulsores de drone no lugar dos braços, permitindo

então o seu equilíbrio pleno.” Pode-se observar aqui a função anafórica do

pronome destacado, ou seja, retoma um termo anterior do texto. Nesse

caso, é o equilíbrio da máquina que é garantido (tanto pelas duas pernas

quanto pelos propulsores de drone).

 

Leia a notícia e responda.

A mãe que perdeu 2 filhos para o sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas

Questão 03 – Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)

Em “Mas controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia, espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina” ganha uma característica que é do

 (B) adjetivo “nova”.       

Resposta correta. A palavra “nova”, nesse contexto, é um adjetivo e está caracterizando o substantivo vacina.

Questão 04 – Inferir informação implícita em textos

O texto mostra que

(A) as fake news sobre perigo das vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.

Conforme o texto, apesar de haver uma vacina segura e efetível contra o sarampo, as fake News, ao relatarem o mal que a vacina causava, levaram uma mãe a não vacinar seus filhos, causando a morte deles.

A formiga e a pomba Esopo

Questão 05 – Identificar relações entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)

No texto, a palavra “nele”, está se referindo a:

 (B) galho.

A palavra masculina “galho”é retomada pelo pronome “nele”, conforme explicitado no trecho: “[...] Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou na fonte. Subindo nele [no galho], a formiga salvou-se.

Questão 06 – Inferir informação explícita em um texto

O Caracol e a Pitanga - Millôr Fernandes

O caracol subia o tronco da pitangueira

(B) lentamente.

O trecho “Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando, parando e subindo” [...] comprova a vagarosidade com que ele percorre seu trajeto.

 

Níquel Náusea - Travesseiro de Penas

Questão 07 - Inferir informação implícita em um texto

A pergunta formulada por Níquel Náusea

(D) é respondida pelo resmungo da galinha.

No último quadrinho, aparece, do lado de fora da casa, a galinha sem penas, com a boca aberta e, junto dela, um balão que representa, nos quadrinhos, a fala da personagem. No caso da última cena, a onomatopeia “BAH!” é a resposta da galinha ao camundongo (segundo quadrinho).

Leia o trecho do texto

Os cisnes selvagens e responda às questões 08,09 e 10.

Questão 08 - Identificar o uso adequado dos modos verbais

Os verbos assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de

(B) possibilidade.

A ideia contida no trecho do texto é dada pelos verbos que estão no subjuntivo, o qual é empregado para indicar a incerteza, a eventualidade, a dúvida e, neste caso, um fato irreal: “Se os bichos não fossem tão venenosos...” (eles são) “...e não tivessem sido beijados pela feiticeira...” (eles foram), ‘...para que o feitiço exercesse todo o seu poder”, porque as rãs não se transformaram em rosas, mas em papoulas vermelhas.

Questão 09 - Localizar informação explícita em um texto

As rãs, ao se encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:

(C) papoula.

A informação está presente no trecho: “Quando [Elisa] saiu da banheira, boiavam na água três papoulas vermelhas”. Foram nessas flores que as rãs se transformaram ao tocar em Elisa.

Questão 10 - Reconhecer os elementos da narrativa em um texto

No trecho do texto, as ações da personagem acontecem:

 (B) no banheiro.

Logo no início do texto, o local onde as personagens vivem as ações está mencionado: “[...] a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármore [...]”. No segundo parágrafo, há mais especificações, a personagem Elisa e as rãs estão na banheira.

Boa Avaliação!

 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...