No horário da aula de orientação de estudos estávamos em reunião.
Bom dia! Boa
semana! Bons estudos!
Conforme orientação
na aula da semana passada, hoje nós faremos as correções das atividades.
Observe
a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades.
Amanhã
faremos a AAP do 2° bimestre. Faças com atenção!
Aula do dia 05/08
Robô se equilibra em uma ou duas
pernas graças à tecnologia usada em drones
Questão 01 - Localizar Informação explícita em um texto.
De acordo com
o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é
C) a
aplicação em missões espaciais em Marte.
Conforme o
quarto parágrafo, “De acordo com os desenvolvedores do
autômato, o
robô pode ser usado desde projetos para ambulâncias
voadoras até
missões em Marte”, o único que menciona os potenciais de
aplicação do
robô, delimitam-se duas possíveis utilizações da invenção.
Uma delas é
“a aplicação em missões espaciais em Marte”
Questão 02 - Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.
No trecho
“[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência
à Palavra:
A) “máquina”.
O trecho base
da questão encontra-se no terceiro parágrafo, no qual se lê
“Batizado de
Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone
com pernas a
bordo, na tradução literal), a máquina conta com duas
pernas, além
de propulsores de drone no lugar dos braços, permitindo
então o seu
equilíbrio pleno.” Pode-se observar aqui a função anafórica do
pronome
destacado, ou seja, retoma um termo anterior do texto. Nesse
caso, é o
equilíbrio da máquina que é garantido (tanto pelas duas pernas
quanto pelos
propulsores de drone).
Leia a
notícia e responda.
A mãe que perdeu 2 filhos para o
sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas
Questão 03 – Identificar aspectos
linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)
Em “Mas
controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia,
espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina”
ganha uma característica que é do
(B) adjetivo “nova”.
Resposta
correta. A palavra “nova”, nesse contexto, é um adjetivo e está caracterizando
o substantivo vacina.
Questão 04 – Inferir informação
implícita em textos
O texto
mostra que
(A) as fake news sobre perigo das
vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.
Conforme o
texto, apesar de haver uma vacina segura e efetível contra o sarampo, as fake
News, ao relatarem o mal que a vacina causava, levaram uma mãe a não vacinar
seus filhos, causando a morte deles.
A formiga e a
pomba Esopo
Questão 05 – Identificar relações
entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal
(pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)
No texto, a
palavra “nele”, está se referindo a:
(B) galho.
A
palavra masculina “galho”é retomada pelo pronome “nele”, conforme explicitado
no trecho: “[...] Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou
na fonte. Subindo nele [no galho], a formiga salvou-se.
Questão 06 – Inferir informação
explícita em um texto
O Caracol e a
Pitanga - Millôr Fernandes
O caracol
subia o tronco da pitangueira
(B) lentamente.
O trecho “Há
dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e
parando, parando e subindo” [...] comprova a vagarosidade com que ele percorre
seu trajeto.
Níquel Náusea
- Travesseiro de Penas
Questão 07 - Inferir informação
implícita em um texto
A pergunta
formulada por Níquel Náusea
(D) é respondida pelo resmungo da
galinha.
No último
quadrinho, aparece, do lado de fora da casa, a galinha sem penas, com a boca
aberta e, junto dela, um balão que representa, nos quadrinhos, a fala da personagem.
No caso da última cena, a onomatopeia “BAH!” é a resposta da galinha ao
camundongo (segundo quadrinho).
Leia o trecho
do texto
Os cisnes selvagens e responda às
questões 08,09 e 10.
Questão 08 - Identificar o uso
adequado dos modos verbais
Os verbos
assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de
(B) possibilidade.
A ideia
contida no trecho do texto é dada pelos verbos que estão no subjuntivo, o qual
é empregado para indicar a incerteza, a eventualidade, a dúvida e, neste caso,
um fato irreal: “Se os bichos não fossem tão venenosos...” (eles são) “...e não
tivessem sido beijados pela feiticeira...” (eles foram), ‘...para que o feitiço
exercesse todo o seu poder”, porque as rãs não se transformaram em rosas, mas
em papoulas vermelhas.
Questão 09 - Localizar informação
explícita em um texto
As rãs, ao se
encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:
(C) papoula.
A informação
está presente no trecho: “Quando [Elisa] saiu da banheira, boiavam na água três
papoulas vermelhas”. Foram nessas flores que as rãs se transformaram ao tocar
em Elisa.
Questão 10 - Reconhecer os elementos
da narrativa em um texto
No trecho do
texto, as ações da personagem acontecem:
(B) no banheiro.
Logo no
início do texto, o local onde as personagens vivem as ações está mencionado:
“[...] a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármore [...]”. No
segundo parágrafo, há mais especificações, a personagem Elisa e as rãs estão na
banheira.
Boa Avaliação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário