Bom dia! Boa semana! Bons estudos!
Conforme orientação
nas aulas da semana passada, hoje nós faremos as correções das atividades.
Observe a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades e fale comigo no privado, se necessário.
Amanhã
faremos a AAP do 2° bimestre. Faça com atenção!
Leia, responda, preencha o gabarito e envie no meu whats para digitação.
boa sorte!
Aula do dia 06/08 - correção
Robô se equilibra em uma ou duas
pernas graças à tecnologia usada em drones
Questão 01 - Localizar Informação explícita em um texto.
De acordo com
o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é
C) a
aplicação em missões espaciais em Marte.
Conforme o
quarto parágrafo, “De acordo com os desenvolvedores do
autômato, o
robô pode ser usado desde projetos para ambulâncias
voadoras até
missões em Marte”, o único que menciona os potenciais de
aplicação do
robô, delimitam-se duas possíveis utilizações da invenção.
Uma delas é
“a aplicação em missões espaciais em Marte”
Questão 02 - Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.
No trecho
“[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência
à Palavra:
A) “máquina”.
O trecho base
da questão encontra-se no terceiro parágrafo, no qual se lê
“Batizado de
Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone
com pernas a
bordo, na tradução literal), a máquina conta com duas
pernas, além
de propulsores de drone no lugar dos braços, permitindo
então o seu
equilíbrio pleno.” Pode-se observar aqui a função anafórica do
pronome
destacado, ou seja, retoma um termo anterior do texto. Nesse
caso, é o
equilíbrio da máquina que é garantido (tanto pelas duas pernas
quanto pelos
propulsores de drone).
Leia a
notícia e responda.
A mãe que perdeu 2 filhos para o
sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas
Questão 03 – Identificar aspectos
linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)
Em “Mas
controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia,
espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina”
ganha uma característica que é do
(B) adjetivo “nova”.
A palavra “nova”, nesse contexto, é um adjetivo e está caracterizando o substantivo vacina.
Questão 04 – Inferir informação
implícita em textos
O texto
mostra que
(A) as fake news sobre perigo das
vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.
Conforme o
texto, apesar de haver uma vacina segura e efetível contra o sarampo, as fake
News, ao relatarem o mal que a vacina causava, levaram uma mãe a não vacinar
seus filhos, causando a morte deles.
A formiga e a
pomba Esopo
Questão 05 – Identificar relações
entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal
(pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)
No texto, a
palavra “nele”, está se referindo a:
(B) galho.
A
palavra masculina “galho”é retomada pelo pronome “nele”, conforme explicitado
no trecho: “[...] Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou
na fonte. Subindo nele [no galho], a formiga salvou-se.
Questão 06 – Inferir informação
explícita em um texto
O Caracol e a
Pitanga - Millôr Fernandes
O caracol
subia o tronco da pitangueira
(B) lentamente.
O trecho “Há
dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e
parando, parando e subindo” [...] comprova a vagarosidade com que ele percorre
seu trajeto.
Níquel Náusea
- Travesseiro de Penas
Questão 07 - Inferir informação
implícita em um texto
A pergunta
formulada por Níquel Náusea
(D) é respondida pelo resmungo da
galinha.
No último
quadrinho, aparece, do lado de fora da casa, a galinha sem penas, com a boca
aberta e, junto dela, um balão que representa, nos quadrinhos, a fala da personagem.
No caso da última cena, a onomatopeia “BAH!” é a resposta da galinha ao
camundongo (segundo quadrinho).
Leia o trecho
do texto
Os cisnes selvagens e responda às
questões 08,09 e 10.
Questão 08 - Identificar o uso
adequado dos modos verbais
Os verbos
assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de
(B) possibilidade.
A ideia
contida no trecho do texto é dada pelos verbos que estão no subjuntivo, o qual
é empregado para indicar a incerteza, a eventualidade, a dúvida e, neste caso,
um fato irreal: “Se os bichos não fossem tão venenosos...” (eles são) “...e não
tivessem sido beijados pela feiticeira...” (eles foram), ‘...para que o feitiço
exercesse todo o seu poder”, porque as rãs não se transformaram em rosas, mas
em papoulas vermelhas.
Questão 09 - Localizar informação
explícita em um texto
As rãs, ao se
encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:
(C) papoula.
A informação
está presente no trecho: “Quando [Elisa] saiu da banheira, boiavam na água três
papoulas vermelhas”. Foram nessas flores que as rãs se transformaram ao tocar
em Elisa.
Questão 10 - Reconhecer os elementos
da narrativa em um texto
No trecho do
texto, as ações da personagem acontecem:
(B) no banheiro.
Logo no
início do texto, o local onde as personagens vivem as ações está mencionado:
“[...] a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármore [...]”. No
segundo parágrafo, há mais especificações, a personagem Elisa e as rãs estão na
banheira.
Aula do dia 07/08
Leia o texto
e responda às questões 01 e 02.
Ciranda da Bailarina - Edu Lobo – Chico Buarque
Questão 01 - Reconhecer traços
característicos de um texto
O verso “Procurando bem” rima com outros
três versos presentes no texto. São eles:
(D)
“Futucando bem” / “Todo mundo tem”. / “Não livra ninguém”.
Os três
versos apresentam os vocábulos “bem”, “tem” e “ninguém”, que
rimam com a
palavra “bem” do verso “Procurando bem”.
Questão 02 - Localizar informação
explícita em textos
A bailarina é
uma menina educada. Isso se comprova em:
(B)
“Nem falta de maneira ela não tem”
Boas maneiras
são atributos de uma pessoa educada.
Leia o texto
e responda às questões 03, 04 e 05.
Por que os morcegos voam à noite - Júlio Emílio Braz
Questão 03 - Reconhecer os elementos
da narrativa
A personagem
que apenas fingiu ser amiga foi
(A) Emiong.
Emiong é nome
do Morcego e apenas fingiu ser amiga de Oyot, o Rato do Campo. “O que Oyot não
sabia era que Emiong, por razões que desconhecia, sentia muita inveja dele”.
Assim mentiu para o Rato sobre como preparava a sopa.
Questão 04 - Inferir informação
implícita em textos
Após a morte
do Rato, o Morcego
(C) precisou ficar escondido para não ser
preso.
Pela maldade
que fez, o Morcego foi perseguido e ficou escondido na mata para não ser preso.
Questão 05 - Identificar o uso
adequado dos modos verbais
Em “[...] a
comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia
perguntava”,
os verbos em destaque indicam ações que
(D) aconteceram mais de uma vez no
passado.
Os verbos
destacados estão no Pretérito Imperfeito do Indicativo e indicam que essas
ações aconteciam com frequência no passado.
Leia o texto
e responda à questão 06.
Pescaria - José Paulo Paes
Questão 06 - Reconhecer os efeitos de
sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto
Em “Um amigo
lhe deu então a ideia/de usar as minhocas/numa pescaria/para se distrair das
preocupações”, notamos que a palavra “minhocas” passa a ter o sentido de
(D) isca para ser usada em uma pescaria.
No início do poema, o autor usa a expressão
“cabeça cheia de minhocas” com o
sentido que de “preocupações”, ou
seja, “minhoca” no sentido conotativo; entretanto, no decorrer do poema, a
palavra “minhoca” volta ao sentido denotativo, ou seja, de animais anelídeos da
classe Oligoqueta, terrestres, utilizados como iscas nas atividades de pesca.
Leia o trecho retirado do romance O
caneco de prata e responda à questão 07.
O Caneco de
Prata
Questão 07 - Localizar informação
explícita em textos
A construção
da bomba bacteriológica era para
(A) impedir
o Três Bandeiras de jogar.
O
texto informa que o professor Giovanni solicitou ao cientista famoso, que havia
fugido da prisão, construir uma bomba “[...] uma bomba bacteriológica a fim de
não deixar o Três Bandeiras jogar domingo”.
Leia o texto e responda à questão 08.
A CACHORRINHA - Vinicius de Moraes
Questão 08 - Reconhecer
traços característicos de um texto
As palavras
destacadas no texto são exemplos de rimas, elas
(C) ajudam na sonoridade do poema.
As palavras grifadas são exemplos de rimas e auxiliam na
marcação dos sons.
Leia o texto e responda
à questão 09.
Questão 09 - Inferir
informação implícita em textos
Em “Viu Mike,
finalmente você terá um cérebro”, a gatinha insinua que o gato
(D) não tem inteligência.
A gatinha afirma que o gato
Mike
“finalmente” terá um cérebro, referindo-se a notícia publicada na revista
Galileu, insinuando que ele não tem cérebro, ou seja, não é provido de inteligência.
Mike diz ignorá-la para não responder a provocação feita.
Leia o texto e responda a questão10
Cão! Cão! Cão! - Millôr Fernandes
Questão 10 - Reconhecer os efeitos de
sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto
Na frase
“Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença
por parte do visitante”, a expressão em destaque significa que
(A) o sorriso dado foi fingido,
forçado.
A expressão
“sorriso amarelo” significa sorriso fingido, forçado, sem naturalidade. A
leitura do texto, considerando as situações apresentadas, permite ao aluno
realizar essa inferência, mesmo que ele desconheça a expressão.
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