segunda-feira, 10 de agosto de 2020

3° bimestre - 6° c - Língua Portuguesa - Professora Debora - 10/08

 Bom dia! Boa semana! Bons estudos!

Conforme orientação nas aulas da semana passada, hoje nós faremos as correções das atividades.

Observe a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades e fale comigo no privado, se necessário.  

Amanhã faremos a AAP do 2° bimestre. Faça com atenção! 

Leia, responda, preencha o gabarito e envie no meu whats para digitação.

boa sorte!

Aula do dia 06/08 - correção

Robô se equilibra em uma ou duas pernas graças à tecnologia usada em drones

Questão 01  - Localizar Informação explícita em um texto.

De acordo com o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é

C) a aplicação em missões espaciais em Marte.

Conforme o quarto parágrafo, “De acordo com os desenvolvedores do

autômato, o robô pode ser usado desde projetos para ambulâncias

voadoras até missões em Marte”, o único que menciona os potenciais de

aplicação do robô, delimitam-se duas possíveis utilizações da invenção.

Uma delas é “a aplicação em missões espaciais em Marte”

 

Questão 02 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

No trecho “[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência à Palavra:

A) “máquina”.

O trecho base da questão encontra-se no terceiro parágrafo, no qual se lê

“Batizado de Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone

com pernas a bordo, na tradução literal), a máquina conta com duas

pernas, além de propulsores de drone no lugar dos braços, permitindo

então o seu equilíbrio pleno.” Pode-se observar aqui a função anafórica do

pronome destacado, ou seja, retoma um termo anterior do texto. Nesse

caso, é o equilíbrio da máquina que é garantido (tanto pelas duas pernas

quanto pelos propulsores de drone).

 

Leia a notícia e responda.

A mãe que perdeu 2 filhos para o sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas

Questão 03 – Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)

Em “Mas controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia, espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina” ganha uma característica que é do

 (B) adjetivo “nova”.       

 A palavra “nova”, nesse contexto, é um adjetivo e está caracterizando o substantivo vacina.

Questão 04 – Inferir informação implícita em textos

O texto mostra que

(A) as fake news sobre perigo das vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.

Conforme o texto, apesar de haver uma vacina segura e efetível contra o sarampo, as fake News, ao relatarem o mal que a vacina causava, levaram uma mãe a não vacinar seus filhos, causando a morte deles.

A formiga e a pomba Esopo

Questão 05 – Identificar relações entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)

No texto, a palavra “nele”, está se referindo a:

 (B) galho.

A palavra masculina “galho”é retomada pelo pronome “nele”, conforme explicitado no trecho: “[...] Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou na fonte. Subindo nele [no galho], a formiga salvou-se.

Questão 06 – Inferir informação explícita em um texto

O Caracol e a Pitanga - Millôr Fernandes

O caracol subia o tronco da pitangueira

(B) lentamente.

O trecho “Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando, parando e subindo” [...] comprova a vagarosidade com que ele percorre seu trajeto.

 

Níquel Náusea - Travesseiro de Penas

Questão 07 - Inferir informação implícita em um texto

A pergunta formulada por Níquel Náusea

(D) é respondida pelo resmungo da galinha.

No último quadrinho, aparece, do lado de fora da casa, a galinha sem penas, com a boca aberta e, junto dela, um balão que representa, nos quadrinhos, a fala da personagem. No caso da última cena, a onomatopeia “BAH!” é a resposta da galinha ao camundongo (segundo quadrinho).

Leia o trecho do texto

Os cisnes selvagens e responda às questões 08,09 e 10.

Questão 08 - Identificar o uso adequado dos modos verbais

Os verbos assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de

(B) possibilidade.

A ideia contida no trecho do texto é dada pelos verbos que estão no subjuntivo, o qual é empregado para indicar a incerteza, a eventualidade, a dúvida e, neste caso, um fato irreal: “Se os bichos não fossem tão venenosos...” (eles são) “...e não tivessem sido beijados pela feiticeira...” (eles foram), ‘...para que o feitiço exercesse todo o seu poder”, porque as rãs não se transformaram em rosas, mas em papoulas vermelhas.

Questão 09 - Localizar informação explícita em um texto

As rãs, ao se encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:

(C) papoula.

A informação está presente no trecho: “Quando [Elisa] saiu da banheira, boiavam na água três papoulas vermelhas”. Foram nessas flores que as rãs se transformaram ao tocar em Elisa.

Questão 10 - Reconhecer os elementos da narrativa em um texto

No trecho do texto, as ações da personagem acontecem:

 (B) no banheiro.

Logo no início do texto, o local onde as personagens vivem as ações está mencionado: “[...] a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármore [...]”. No segundo parágrafo, há mais especificações, a personagem Elisa e as rãs estão na banheira.

 

Aula do dia 07/08

Leia o texto e responda às questões 01 e 02.

Ciranda da Bailarina - Edu Lobo – Chico Buarque

Questão 01 - Reconhecer traços característicos de um texto

O verso “Procurando bem” rima com outros três versos presentes no texto. São eles:

 (D) “Futucando bem” / “Todo mundo tem”. / “Não livra ninguém”.

Os três versos apresentam os vocábulos “bem”, “tem” e “ninguém”, que

rimam com a palavra “bem” do verso “Procurando bem”.

Questão 02 - Localizar informação explícita em textos

A bailarina é uma menina educada. Isso se comprova em:

 (B) “Nem falta de maneira ela não tem”

Boas maneiras são atributos de uma pessoa educada.

                                        

Leia o texto e responda às questões 03, 04 e 05.

Por que os morcegos voam à noite - Júlio Emílio Braz

Questão 03 - Reconhecer os elementos da narrativa

A personagem que apenas fingiu ser amiga foi

(A) Emiong.

Emiong é nome do Morcego e apenas fingiu ser amiga de Oyot, o Rato do Campo. “O que Oyot não sabia era que Emiong, por razões que desconhecia, sentia muita inveja dele”. Assim mentiu para o Rato sobre como preparava a sopa.

Questão 04 - Inferir informação implícita em textos

Após a morte do Rato, o Morcego

 (C) precisou ficar escondido para não ser preso.

Pela maldade que fez, o Morcego foi perseguido e ficou escondido na mata para não ser preso.

Questão 05 - Identificar o uso adequado dos modos verbais

Em “[...] a comida sempre saía muito boa, e o Rato do Campo volta e meia

perguntava”, os verbos em destaque indicam ações que

(D) aconteceram mais de uma vez no passado.

Os verbos destacados estão no Pretérito Imperfeito do Indicativo e indicam que essas ações aconteciam com frequência no passado.

Leia o texto e responda à questão 06.

Pescaria - José Paulo Paes

Questão 06 - Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto

Em “Um amigo lhe deu então a ideia/de usar as minhocas/numa pescaria/para se distrair das preocupações”, notamos que a palavra “minhocas” passa a ter o sentido de

 (D) isca para ser usada em uma pescaria.

No início do poema, o autor usa a expressão “cabeça cheia de minhocas” com o

sentido que de “preocupações”, ou seja, “minhoca” no sentido conotativo; entretanto, no decorrer do poema, a palavra “minhoca” volta ao sentido denotativo, ou seja, de animais anelídeos da classe Oligoqueta, terrestres, utilizados como iscas nas atividades de pesca.

Leia o trecho retirado do romance O caneco de prata e responda à questão 07.

O Caneco de Prata

Questão 07 - Localizar informação explícita em textos

A construção da bomba bacteriológica era para

(A) impedir o Três Bandeiras de jogar.

O texto informa que o professor Giovanni solicitou ao cientista famoso, que havia fugido da prisão, construir uma bomba “[...] uma bomba bacteriológica a fim de não deixar o Três Bandeiras jogar domingo”.

Leia o texto e responda à questão 08.

A CACHORRINHA - Vinicius de Moraes

Questão 08 - Reconhecer traços característicos de um texto

As palavras destacadas no texto são exemplos de rimas, elas

 (C) ajudam na sonoridade do poema.

As palavras grifadas são exemplos de rimas e auxiliam na marcação dos sons. 

Leia o texto e responda à questão 09.

Questão 09 - Inferir informação implícita em textos

Em “Viu Mike, finalmente você terá um cérebro”, a gatinha insinua que o gato

 (D) não tem inteligência.

A gatinha afirma que o gato

Mike “finalmente” terá um cérebro, referindo-se a notícia publicada na revista Galileu, insinuando que ele não tem cérebro, ou seja, não é provido de inteligência. Mike diz ignorá-la para não responder a provocação feita.

Leia o texto e responda a questão10           

Cão! Cão! Cão! - Millôr Fernandes

Questão 10 - Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de conotação ou denotação em um texto

Na frase “Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante”, a expressão em destaque significa que

(A) o sorriso dado foi fingido, forçado.

A expressão “sorriso amarelo” significa sorriso fingido, forçado, sem naturalidade. A leitura do texto, considerando as situações apresentadas, permite ao aluno realizar essa inferência, mesmo que ele desconheça a expressão.


BOA AVALIAÇÃO! VOCÊ É CAPAZ!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...