Bom dia! Boa semana! Bons estudos!
Conforme orientação nas aulas da semana passada, hoje nós faremos as
correções das atividades.
Observe a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades e fale
comigo no privado, se necessário.
Amanhã faremos a AAP do 2° bimestre. Faça com atenção!
Leia, responda, preencha o gabarito e envie no meu whats para digitação.
Boa sorte!
Aula do dia 04/08
DIÁRIO DE UMA TRABALHADORA INFANTIL
O diário é um gênero textual que tem como características: o uso da
linguagem informal, o registro da data, ter como destinatário o próprio autor
(geralmente). É utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia,
com o objetivo de guardar lembranças e registrar desabafos pessoais.
Questão 02 - Localizar informação explícita em
textos
(D) precisar fazer todas as tarefas da casa.
A autora salienta que não tem tempo para estudar ou brincar porque
precisa executar as tarefas da casa, sob as ordens de sua madrinha, “bruxa má”,
com quem mora.
Leia o texto a seguir e responda às questões 03 e 04.
Essa alternativa recebe respaldo do texto no trecho “[...] mas chama a
atenção: é preciso pensar direito no preparo [...]”.
C)
Deve existir concordância entre o termo antecedente e o pronome utilizado;
assim, “ela” remete a um termo ou uma expressão no feminino e no singular,
excluindo-se “às flores favoritas”
O termo imediatamente anterior ao pronome "ela" vem a ser
"crisântemo",
Leia a tirinha para responder à questão 05.
Vale ressaltar como as imagens evoluem para a expressão de indignação da
menina, bem como o formato das letras que se apresentam em negrito e maiores
que as letras dos quadrinhos anteriores. Para trabalhar os conteúdos
relacionados à habilidade em questão, sugere-se disponibilizar aos estudantes
diversas histórias em quadrinhos, solicitando que façam a análise das
pontuações presentes em conjunto com as imagens.
C) problema.
Calvin entra chorando em casa porque um cachorro levou Haroldo, seu tigre
de pelúcia. A mãe diz ao garoto que isso não aconteceria se ele não andasse
sempre com o brinquedo. No último quadrinho, Calvin comenta aquela observação
da mãe. De sua fala se extrai o trecho “... que você não possa acrescentar um
pouco de culpa nele pra piorar.”, e pergunta-se a que termo é retomado pela
palavra em negrito.
O pronome “isso” se reporta à expressão “escrever um diário”
Leia o texto e responda a questão 08
(D) bebida alcoólica e direção
não combinam.
Leia o texto e responda a questão 09
(C)
constatou que o rapaz não sabe fazer faxina.
Infere-se que Garfield, ao consultar a lista telefônica, pretendeu encontrar um profissional que entendesse da tarefa de faxinar.
Leia o texto para responder à questão 10.
O texto
é constituído a
partir do elemento
“chuva” e trabalhado
por meio
do recurso
da aliteração, ou
seja, o som
promovido por /ch/ e
/x/
sugere o
barulho provocado
pela chuva que
causa a “enchente”,
palavra que intitula
o texto e
enfatizada como consequência proveniente de quedas de água em
abundância.
Aula do
dia 06/08
Leia o
texto e responda à questão 01.
Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã
Questão 01
O texto
tem como assunto principal
(A) o tipo de agrotóxico capaz de atingir o interior da maçã, ultrapassando,
com o tempo, a casca do fruto.
A
pesquisa da UFG confirmou que agrotóxico penetra além da casca da maçã. “Segundo
estudo, produto usado para aumentar tempo de conservação da fruta acaba, ao
longo dos dias, invadindo sua polpa. Tese foi concebida em parceria com
universidade dos EUA”.
Leia
o texto e responda às questões 02, 03 e 04.
O
mistério da maçã
Questão
02
De acordo
com o relato, para desvendar o motivo do apodrecimento da maçã,
o
narrador
(D) procurou explicações com o pai, que era
químico de formação.
O menino
recorreu ao pai, químico de formação, com a finalidade de pedir informações a respeito
do apodrecimento da maçã.
Questão
03
O texto O
mistério da maçã traz como assunto principal o
(B) apodrecimento de dentro para
fora de maçãs atingidas por fungos.
O
apodrecimento de dentro para fora de maçãs atingidas por fungos é o assunto que
chamou a atenção do narrador.
Questão
04
No trecho
“Vermelhas, cascas vivas, brilhantes. Isso mesmo! Estou falando de
maçãs.
Segundo minha avó, elas limpam os dentes e têm gosto de tomate”,
verbo
“têm” é acentuado porque se liga ao plural de
(A) “maçãs”.
O trecho
exemplifica o plural do verbo “ter” conjugado no presente do Indicativo, tendo
como base a terceira pessoa: “elas [as maçãs] limpam os dentes e têm gosto de
tomate”.
Leia o
texto e responda às questões 05, 06 e 07.
Voluntários
do Poupa tempo tricotam para Campanha do Agasalho
Questão
05
A notícia
apresenta vários exemplos de discurso direto. Um deles é
(D)
Resolvi aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para
desenvolver a concentração [...].
“Resolvi aprender, pensando no
valor do tricô como ferramenta para desenvolver a concentração e o foco no
trabalho e, também, como atividade” corresponde à fala do funcionário Bruno
Otávio Picaço, de 23 anos.
Questão
06
O trecho
“Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores
estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal’, mostra que os
funcionários
(A) trabalham oito horas e
utilizam outros horários para produzir os agasalhos de tricô.
No trecho
“Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores
estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal”, podemos
inferir que os funcionários trabalham oito horas e se voluntariam em outros
horários para a produção dos agasalhos de tricô.
Questão
07
No trecho “Eles pediram aulas de tricô para a funcionária Marília Alves Rezende e também pesquisaram dezenas de vídeos tutoriais na internet”, os verbos destacados estão no plural e se referem a
(B) “Eles”.
O trecho explicita que “pediram” e “pesquisaram’
estão em concordância com “eles”, justificando o uso do plural.
Leia o texto e responda à questão
08
Questão
08
O cartaz
tem como função social
(C)
divulgar a campanha de 2019 para doação de agasalhos.
O jogo de cores, a escolha das palavras/expressões,
das personagens são escolhas que visam a motivar alguém a exercer a boa ação de
doar agasalhos. A função social é, portanto, divulgar a campanha de doação de agasalhos.
Boa avaliação!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário