segunda-feira, 10 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 10/08

 Bom dia! Boa semana! Bons estudos!

Conforme orientação nas aulas da semana passada, hoje nós faremos as correções das atividades.

Observe a sua resposta, suas dúvidas conforme as habilidades e fale comigo no privado, se necessário.  

Amanhã faremos a AAP do 2° bimestre. Faça com atenção! 

Leia, responda, preencha o gabarito e envie no meu whats para digitação.

Boa sorte!

  Aula do dia 04/08

 Leia o texto e responda às questões 01 e 02.

DIÁRIO DE UMA TRABALHADORA INFANTIL

 Questão 01 - Identificar a finalidade de um texto

  (C) registrar fatos e situações ocorridos em seu dia a dia.

 

O diário é um gênero textual que tem como características: o uso da linguagem informal, o registro da data, ter como destinatário o próprio autor (geralmente). É utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar lembranças e registrar desabafos pessoais.

 

Questão 02 - Localizar informação explícita em textos

 A autora do Diário registra que foi mal na prova por 

 (D) precisar fazer todas as tarefas da casa.

 

A autora salienta que não tem tempo para estudar ou brincar porque precisa executar as tarefas da casa, sob as ordens de sua madrinha, “bruxa má”, com quem mora.

 

Leia o texto a seguir e responda às questões 03 e 04.

 Flores comestíveis viram ingredientes da alta gastronomia

 Questão 03 - Localizar informação explícita em um texto.

 O chef do restaurante deixa claro que

 A)  é preciso pensar bem no preparo das flores comestíveis.

 

Essa alternativa recebe respaldo do texto no trecho “[...] mas chama a atenção: é preciso pensar direito no preparo [...]”.

 Questão 04 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

 Na passagem “[...] no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó”, pode-se dizer que o termo destacado faz referência

 B)  à erva-mate.

C)    No terceiro parágrafo, destaca-se o uso do pronome “ela”, sobre o qual se pergunta a que outro termo faz referência. O trecho que envolve todas as opções dadas é: “As possibilidades são infinitas. Uma das flores favoritas do cozinheiro é o crisântemo: no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó. ‘Lembra muito o sabor de erva-mate, dá um gosto de comida defumada [...]’, diz o goiano”.

Deve existir concordância entre o termo antecedente e o pronome utilizado; assim, “ela” remete a um termo ou uma expressão no feminino e no singular, excluindo-se “às flores favoritas”

O termo imediatamente anterior ao pronome "ela" vem a ser "crisântemo",

 

Leia a tirinha para responder à questão 05.

 Questão 05 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.

 A pontuação presente na fala do 4o quadrinho tem por objetivo produzir efeito de

 D)indignação.

Vale ressaltar como as imagens evoluem para a expressão de indignação da menina, bem como o formato das letras que se apresentam em negrito e maiores que as letras dos quadrinhos anteriores. Para trabalhar os conteúdos relacionados à habilidade em questão, sugere-se disponibilizar aos estudantes diversas histórias em quadrinhos, solicitando que façam a análise das pontuações presentes em conjunto com as imagens.

 

 Leia a tirinha para responder à questão 06.

 Questão 06 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referência.

 Em “... que você não possa acrescentar um pouco de culpa nele pra piorar.”, a palavra em destaque retoma o termo

 

C) problema.

Calvin entra chorando em casa porque um cachorro levou Haroldo, seu tigre de pelúcia. A mãe diz ao garoto que isso não aconteceria se ele não andasse sempre com o brinquedo. No último quadrinho, Calvin comenta aquela observação da mãe. De sua fala se extrai o trecho “... que você não possa acrescentar um pouco de culpa nele pra piorar.”, e pergunta-se a que termo é retomado pela palavra em negrito.

 Leia o texto e responda a questão 07

 Questão 07 - Identificar relações lógico-discursivas decorrentes do uso de elementos de referencia. (pronome pessoal, possessivo, demonstrativo) em um texto.

 Observe a frase “nunca fiz isso antes”. A palavra “isso”, de acordo com o texto, se refere a

 (A) “Escrever um diário”.

O pronome “isso” se reporta à expressão “escrever um  diário”

 

Leia o texto e responda a questão 08

 Questão 08 – Identificar a finalidade de um texto

 A finalidade do texto é conscientizar as pessoas de que

 

 (D) bebida alcoólica e direção não combinam.

 É possível inferir que as combinações “álcool” e “direção” não são desejáveis, pois as consequências poderão ser desastrosas.

 

Leia o texto e responda a questão 09

 Questão 09 –  Inferir informação implícita em um texto

 Garfield procura o número de uma faxineira na lista telefônica, pois

 

 (C) constatou que o rapaz não sabe fazer faxina.  

Infere-se que Garfield, ao consultar a lista telefônica, pretendeu encontrar um profissional que entendesse da tarefa de faxinar.

 

Leia o texto para responder à questão 10.

 Enchente - Cecília Meireles

 Questão 10 – Estabelecer   relações  de  causa  e  consequência,  entre  parte  e/ou  elementos  de  um  texto.

 O verso do texto que indica a causa da enchente é

  (D) “Olha a chuva que chega!”

 

O  texto  é  constituído  a  partir  do  elemento  “chuva”  e  trabalhado  por  meio 

do  recurso  da  aliteração,  ou  seja,  o  som  promovido  por  /ch/  e  /x/  sugere  o 

barulho  provocado  pela  chuva  que  causa  a  “enchente”,  palavra  que  intitula 

o texto e enfatizada como consequência proveniente de quedas de água em

abundância.

 

Aula do dia  06/08

Leia o texto e responda à questão 01.

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

 Questão 01

O texto tem como assunto principal

(A) o tipo de agrotóxico capaz de atingir o interior da maçã, ultrapassando, com o tempo, a casca do fruto.

A pesquisa da UFG confirmou que agrotóxico penetra além da casca da maçã. “Segundo estudo, produto usado para aumentar tempo de conservação da fruta acaba, ao longo dos dias, invadindo sua polpa. Tese foi concebida em parceria com universidade  dos EUA”.

 Leia o texto e responda às questões 02, 03 e 04.

O mistério da maçã

Questão 02

De acordo com o relato, para desvendar o motivo do apodrecimento da maçã,

o narrador

 (D) procurou explicações com o pai, que era químico de formação.

O menino recorreu ao pai, químico de formação, com a finalidade de pedir informações a respeito do apodrecimento da maçã.

Questão 03

O texto O mistério da maçã traz como assunto principal o

(B) apodrecimento de dentro para fora de maçãs atingidas por fungos.

O apodrecimento de dentro para fora de maçãs atingidas por fungos é o assunto que chamou a atenção do narrador.

Questão 04

No trecho “Vermelhas, cascas vivas, brilhantes. Isso mesmo! Estou falando de

maçãs. Segundo minha avó, elas limpam os dentes e têm gosto de tomate”,

verbo “têm” é acentuado porque se liga ao plural de

(A) “maçãs”.

O trecho exemplifica o plural do verbo “ter” conjugado no presente do Indicativo, tendo como base a terceira pessoa: “elas [as maçãs] limpam os dentes e têm gosto de tomate”. 

Leia o texto e responda às questões 05, 06 e 07.

Voluntários do Poupa tempo tricotam para Campanha do Agasalho

 Questão 05

A notícia apresenta vários exemplos de discurso direto. Um deles é

 (D) Resolvi aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para

desenvolver a concentração [...].

“Resolvi aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para desenvolver a concentração e o foco no trabalho e, também, como atividade” corresponde à fala do funcionário Bruno Otávio Picaço, de 23 anos.

Questão 06

O trecho “Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal’, mostra que os funcionários

(A) trabalham oito horas e utilizam outros horários para produzir os agasalhos de tricô.

No trecho “Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal”, podemos inferir que os funcionários trabalham oito horas e se voluntariam em outros horários para a produção dos agasalhos de tricô.

Questão 07

No trecho “Eles pediram aulas de tricô para a funcionária Marília Alves Rezende e também pesquisaram dezenas de vídeos tutoriais na internet”, os verbos destacados estão no plural e se referem a

(B) “Eles”.

O trecho explicita que “pediram” e “pesquisaram’ estão em concordância com “eles”, justificando o uso do plural.

                    Leia o texto e responda à questão 08

  Questão 08

O cartaz tem como função social

 (C) divulgar a campanha de 2019 para doação de agasalhos.

O jogo de cores, a escolha das palavras/expressões, das personagens são escolhas que visam a motivar alguém a exercer a boa ação de doar agasalhos. A função social é, portanto, divulgar a campanha de doação de agasalhos.

 

Boa avaliação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...