6º ANO A e B
TECNOLOGIA - FLIP BOOK
PROFª. SILVANIA
Na aula anterior do Centro de mídias sobre o STORYBOARD, também foi falado sobre o Flip book, até o câmera fez um, lembra? Assista o vídeo novamente se não se recorda:
Mas, o que é flip book?
Criado ainda no século XIX, por John Barns Linnet, é quase como um rudimento do que viria a ser os filmes e outros conteúdos feitos a partir de desenhos em movimento, como as famosas animações do estúdio Disney e similares.
O conceito aqui é o da combinação de imagens e desenhos que, quando colocadas uma após a outra, dão a ideia de movimento. Também chamado de folioscópio, é um princípio aplicado até hoje em outras formas de animação profissionais.
Na prática, significa fazer uma série grande de desenhos no canto ou mesmo ocupando uma página, fazendo um desenho similar na próxima página, mas com pequenas diferenças. Depois de criar toda essa ordenação, se a técnica der certo, você conseguirá com a mão passar as folhas rapidamente e gerar um efeito “ilusório” de movimento.
Logo, o truque está em reproduzir os desenhos de forma parecida e diferente o suficiente para dar o efeito desejado de continuidade. Portanto, quanto mais complexo for o desenho original, mais difícil será criar esse efeito. Por isso, recomenda-se o uso de imagens bem simples para quem está começando.
Quais são os materiais necessários?
Fazer um flip book requer dois materiais básicos e universais:
• um caderno (post-it, bloco de notas, livro usado etc.);
• um lápis ou caneta.
É claro que, a depender de sua imaginação, outros recursos podem ser acionados, como tinturas e carimbos especiais. Mas queremos nos deter aqui sobre o essencial para que você consiga fazer o seu.
Qualquer pessoa tem em casa um bloco de notas e um lápis, itens necessários para dar início ao trabalho. Ou seja, na verdade você nem precisa sair de casa para começar o seu. Talvez, a graça do flip book é justamente a simplicidade do processo para obter resultados impressionantes.
Quais são as vantagens de fazer um flip book?
Essa é uma técnica bastante atrativa, tanto para crianças quanto para adultos, fazendo uma atividade muito recomendada para ser feita entre amigos, pais e filhos, professores e alunos etc.
Uma primeira vantagem a ser destacada é a sua simplicidade. Tendo em mãos os materiais, muito fáceis de serem encontradas, o que contará, então, é o empenho para produzir o efeito desejado.
Esse é um aspecto muito interessante da técnica. Ela permite que, mesmo em um contexto sem recursos, os envolvidos consigam fazer uma produção única, criativa e divertida.
Nesse sentido, nem mesmo saber desenhar bem é necessário. Por exemplo, mesmo com bonecos de palitinho, o desenho mais simples do mundo, é possível fazer uma cena inusitada e divertida. Muitos dos flip books famosos, inclusive, são feitos com bonecos de palito.
Parece algo muito simples, mas através desse recurso, você pode ensinar às crianças o valor do empenho sobre a necessidade de materiais caros ou talentos grandiosos. O que realmente conta aqui é a paciência que cada pessoa deve ter para fazer cada desenho com calma, até formar a cena desejada.
Agora que você sabe bem o que é flip book, está na hora de começar os seus! Aposto que, lendo este texto, você ficou com vontade de começar um! Então mãos a obra!
DESAFIO INDIVIDUAL OU EM FAMÍLIA:
FAÇA O SEU FLIP BOOK, TEMA LIVRE E REUNA SUA FAMÍLIA PARA FAZER TAMBÉM, É DIVERTIDO, GRAVE O VÍDEO E MANDE NO WHATSAPP!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário