1)
Assinale nas orações abaixo, o núcleo do
sujeito.
a)
Uma senhora piedosa chamou a atenção dos
fiéis.
Resposta: senhora
b)
O velho dono do bar resolveu tomar uma
atitude.
Resposta: velho
c)
Os anúncios de algumas casas comerciais
contêm erros de ortografia.
Resposta: anúncios
2) Assinale o sujeito das orações e perceba, neste
exercício, que o sujeito é o ser que pratica alguma ação.
a)
O noivo entrou na igreja. (ação de entrar
na igreja) Resposta: noivo
b)
Os rios correm para o mar. (ação de
correr para o mar) Resposta: rios
c)
As vacas pastam no campo. (ação de pastar
no campo) Resposta: vacas
3) Transforme as orações com
sujeito agente em orações com sujeito paciente.
a) As ondas destruíram o navio.
Resposta: O navio foi destruído
pelas ondas.
b) O mecânico consertou o carro.
Resposta: O carro foi consertado
pelo mecânico.
c)O vento carregava as folhas.
Resposta: As folhas eram carregadas pelo vento.
4) Assinale o sujeito e observe
que ele não pratica a ação. Aqui o sujeito é apenas o ser de quem declaramos
algo
a) O lugar era calmo.
Resposta: lugar
b)A igreja ficava numa
colina. Resposta: igreja
c) Ela é bonita. Resposta:
Ela
1)
Assinale o sujeito e observe que ele não pratica
a ação. Aqui o sujeito é apenas o ser de quem declaramos algo.
a)
O lugar era calmo. Resposta:
b)
A igreja ficava numa colina. Resposta:
c)
Ela é bonita. Resposta:
2)
Identifique o sujeito das orações.
a)
Nascemos para amar os outros.
Resposta: nós (sujeito oculto)
b)
Tenho que me apressar: o tempo urge.
Resposta: eu (sujeito oculto)
c)
É uma estreia penosa e feliz cada livro meu.
Resposta: livro
d)
Comigo vieram as crianças.
Resposta: crianças
3)
Acrescente mais um núcleo à oração e torne o sujeito composto.
a)
A rosa perfuma o ar (jasmim)
Resposta: A rosa e o jasmim perfumam o ar.
b)
Os jogadores comemoravam a vitória. (torcedores)
Resposta: Os jogadores e torcedores comemoravam a vitória.
c)
O café é uma riqueza nacional. (cana)
Resposta: O café e a cana são riquezas nacionais.
d)
Os livros transmitem cultura. (revistas)
Resposta: Os livros e revistas transmitem cultura.
4)
Neste exercício, torne o sujeito indeterminado.
Para tanto, use o verbo na 3ª pessoa do singular (usando a partícula se) ou na
3ª pessoa do plural.
a)
Ele bateu na porta. (plural)
Resposta: Bateram na porta.
b)
Ele fala muito de política. (se)
Resposta: Fala-se muito de polícia.
c)
Ele roubou minha carteira. (plural)
Resposta: Roubaram minha carteira.
5)
Coloque as frases no plural, observando que o
verbo haver, no sentido de existir, fica na forma singular, por se
tratar de oração sem sujeito.
a)
Havia um jardim florido.
Resposta: Havia jardins floridos.
b)
Havia uma criança no terreiro.
Resposta: Havia crianças no terreiro.
6)
Copie, substituindo o verbo haver pelo verbo
existir.
a)
Há professores no colégio. (objeto direto)
Resposta: Existem professores no colégio. (sujeito)
b)
Há flores no jardim.
Resposta:
Existem flores no jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário